Quem podia imaginar que até o Caterham Seven, um dos carros esporte mais antigos em produção (deu continuidade ao Lotus Seven lançado em 1957), entraria na onda da redução de cilindrada? Mas a marca inglesa fez isso sem abrir mão do desempenho, ao escolher um motor Suzuki de três cilindros e 660 cm³ (usado em “carros K”, ou kei jidosha, no Japão) com turbo que produz potência de 80 cv. Como o Seven é muito leve, pode acelerar de 0 a 96 km/h em 6,5 segundos, mais rápido que muitos sedãs com pelo menos o dobro da cilindrada e da potência.
Essa versão, chamada de Seven 160 no Reino Unido e Seven 165 na Europa continental (em referência às emissões que atendem aos limites Euro5), tem mecânica simples com eixo traseiro rígido, para uma “experiência intuitiva” em comportamento dinâmico, segundo o fabricante. Dotado de rodas de aço, ele é espartano também por dentro, mas muito divertido de dirigir, como todo Caterham.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação