Cadillac Escalade: novo SUV de luxo esbanja tecnologia

 

Depois do Chevrolet Tahoe e do GMC Yukon, a General Motors completa a reformulação de seus grandes utilitários esporte com o mais luxuoso deles, o Cadillac Escalade. O modelo 2021 segue o desenho básico dos colegas das demais marcas do grupo, mas com elementos próprios o bastante para se destacar no trânsito, o que inclui rodas imensas de 22 pol.

 

 

No interior há uma tela curva de nada menos de 38 pol, com o dobro da densidade de pixels de um televisor 4K. Na verdade ela é composta pelo quadro de instrumentos digitais de 14,2 pol, a tela da central de áudio de 16,9 pol e outra para informações do motorista de 7,2 pol à esquerda do volante. O sistema de condução semiautônoma Super Cruise permite dirigir com as mãos livres em mais de 320 mil km de rodovias no Canadá e nos Estados Unidos, por meio de dados do mapa Lidar, GPS de alta precisão, câmeras e sensores de radar. O sistema agora opera mudanças automatizadas de faixa, bastando ao motorista comandar a luz de direção para o lado desejado.

 

 

 

Outras novidades são a navegação em realidade aumentada, com vídeo e informações direcionais, e o pacote de integração a reboque com controlador de seu freio, alerta de pontos cegos e até nove vistas da câmera. Há ainda um sistema de visão noturna por infravermelho que detecta pedestres e animais de grande porte, duas telas sensíveis ao toque de 12,6 pol para os passageiros da segunda fila com integração a Android Auto, oito opções de cores e acabamentos e sistemas de áudio da AKG, sendo que o superior oferecido tem 36 alto-falantes e três amplificadores.

O Escalade ganhou nova plataforma com suspensão traseira independente, que trouxe ganho de espaço, como 40% a mais para as pernas da terceira fila e 68% a mais para bagagem atrás desse banco. Se todos os lugares de passageiros forem rebatidos, o SUV leva 3.089 litros. Tudo isso na versão normal, pois a alongada ESV acrescenta 40 cm ao comprimento e eleva tal capacidade de bagagem a 3.585 litros.

 

 

O motor V8 a gasolina de 6,2 litros, 426 cv e torque de 63,5 m.kgf permanece, mas o Escalade 2021 oferece também um turbodiesel de 3,0 litros e seis cilindros com 281 cv e o mesmo torque, dotado de transmissão automática de 10 marchas. O SUV traz controle magneto-reológico dos amortecedores e suspensão a ar com ajuste automático de altura de acordo com a velocidade.

Texto da equipe – Fotos: divulgação