C5 Aircross, primeiro Citroën híbrido de recarga externa

 

O Citroën C5 Aircross é mais um modelo do grupo PSA a oferecer mecânica híbrida com recarga externa (plug-in), seguindo uma forte tendência na Europa. Trata-se do primeiro Citroën com esse recurso, até agora disponível em modelos da Peugeot como 508 e 3008. O SUV de porte médio (faixa do Jeep Compass e do Honda CR-V) recebe um motor elétrico de 80 kW (108 cv) em combinação ao 1,6-litro turbo de 180 cv, para potência combinada de 225 cv e torque de 32,6 m.kgf.

 

 

 

Com transmissão automática de oito marchas e bateria de 13,2 kWh, o C5 Aircross roda 50 km em modo elétrico, no qual pode atingir 135 km/h, e faz 58,8 km/l de gasolina pelo método WLTP. Como ambos os motores estão na frente, o carro não dispõe da tração integral oferecida pelo 3008 híbrido. A recarga completa leva menos de 2 horas em carregador de 32 A e 7,4 kW, 4 horas com o de 14 A e 7 horas na rede doméstica padrão de 8 A. O quadro de instrumentos digital de 12,3 pol e a tela central de 8 pol trazem informações do sistema e da recarga. O preço inicial na França é de € 39.950 (R$ 179,4 mil).

 

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação