Bosch: controle ESP salvou 15 mil vidas em 25 anos

 

A Bosch comemora 25 anos do lançamento do programa eletrônico de estabilidade (ESP na sigla em inglês), lançado no Mercedes-Benz Classe S (acima) em 1995. Segundo a empresa alemã, o controle eletrônico de estabilidade (ESC), como é usual chamá-lo hoje, salvou mais de 15.000 vidas na União Europeia nesse período e evitou cerca de meio milhão de acidentes envolvendo ferimentos pessoais. A Bosch produziu mais de 250 milhões desses sistemas até hoje.

 

 

Como se sabe, o objetivo do controle de estabilidade é fazer com que o carro siga na direção apontada  pela direção, mesmo em condições críticas de aderência, como pisos escorregadios e manobras de emergência. O sistema usa sensores para comparar o ângulo da direção e a trajetória do veículo, 25 vezes por segundo. Quando houver divergência entre esses fatores, o que indica subesterço ou sobresterço, o ESC reduz o torque do motor e aplica força de frenagem a cada roda. Hoje a Bosch oferece o sistema até para motocicletas.

 

 

No Brasil, o controle de estabilidade é obrigatório em todos os “lançamentos totalmente novos” colocados no mercado desde janeiro, ou seja, não estão incluídos modelos reestilizados e novas versões de produtos existentes. Em janeiro de 2022, todo carro vendido no País deverá ter o sistema instalado.

Texto da equipe – Fotos: divulgação