BMW X5 M e X6 M, com motor V8 biturbo, vão a 575 cv

BMW X5 M e X6 M 03

 

A BMW apresenta as versões esportivas de seus utilitários esporte X5 e X6 dentro da nova geração, a terceira para o X5 (que acaba de completar 15 anos) e a segunda para o X6. Os novos X5 M e X6 M mantêm o motor V8 de 4,4 litros com dois turbos de duplo fluxo e injeção direta, que passa a desenvolver potência de 575 cv (mais 4% que no anterior) e torque de 76,5 m.kgf entre 2.200 e 5.000 rpm (aumento de 10%). Com tração integral e câmbio automático de oito marchas, ambos os modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e alcançam a máxima limitada de 250 km/h.

 

 

A tração pode enviar até 100% do torque às rodas dianteiras ou às traseiras, conforme a aderência disponível. O consumo e a emissão de CO2 caíram 20% em relação às antigas gerações, sendo parte do ganho atribuído às duas marchas adicionais. O controle de estabilidade dispõe de modo esportivo (mais permissivo) e pode ser desativado; a suspensão tem ajuste eletrônico de amortecimento com os modos Comfort, Sport e Sport+; os freios usam discos de compósito. Como de hábito, os SUVs vêm modificados para uma aparência esportiva, com rodas de 20 pol (pneus dianteiros 285/40 e traseiros 325/35) e opção por forjadas de 21 pol (com pneus 285/35 e 325/30, na ordem), grandes tomadas de ar dianteiras, saídas de ar nos para-lamas, quatro saídas de escapamento e, no caso do X6 M, defletor traseiro.

 

 

X5 M

 

X6 M

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação