BMW traz compacto elétrico i3 e supercarro híbrido i8

BMW I3 03

 

A BMW lança no Brasil os modelos i3, um compacto de propulsão elétrica, e i8, um cupê esportivo com propulsão híbrida. Os carros serão vendidos apenas em algumas concessionárias de grandes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville) aos preços de R$ 225.950 para o i3 básico, R$ 235.950 para a versão superior do mesmo carro e R$ 799.950 para o i8, este sob encomenda.

O i3 combina bateria de íons de lítio, motor a gasolina de dois cilindros e 650 cm³ (com potência de 34 cv) e motor elétrico de 170 cv com 25,5 m.kgf de torque imediato. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A autonomia em modo elétrico fica entre 130 e 160 km; o modo de condução Eco Pro acrescenta 20 km, e o Eco Pro+, outros 20 km. O motor a combustão estende essa autonomia a até 300 km, ao recarregar a bateria durante o uso do carro.

 

 

O modelo usa a estrutura Life Drive, com célula de passageiros de alta resistência de plástico reforçado com fibra de carbono e módulo inferior de alumínio, que abriga o trem de força e componentes estruturais. O carro tem tração traseira, com ambos os motores sobre esse eixo, e relação única de transmissão. A bateria vem abaixo do assoalho, entre os eixos. O i3 pesa 1.315 kg, tem baixo centro de gravidade e distribuição de peso 50:50.

A versão de entrada traz faróis de leds, navegador, teto solar, sistema de áudio Harman Kardon, rodas de 19 pol, controlador de velocidade e ar-condicionado automático. A completa acrescenta revestimentos em couro, rodas de 20 pol, sensores de estacionamento frontal e traseiro, assistente de estacionamento, câmera para manobras de ré e assistente de condução. Nas duas há portas laterais traseiras com abertura inversa à das dianteiras, sem coluna central.

 

BMW I8

 

O esportivo i8, por sua vez, combina um motor elétrico de 131 cv e 25,5 m.kgf, capaz de máxima de 120 km/h, a um motor a gasolina de três cilindros com turbo, 231 cv e 32,6 m.kgf. Os resultados são 362 cv com os motores associados, 0-100 em 4,4 segundos e autonomia de 35 km em modo elétrico ou 500 km com ambos os motores. A bateria de íons de lítio fica na parte central do carro, embaixo do assoalho, e há um câmbio automático de seis marchas. O conteúdo abrange faróis de leds com opcional de laser (disponível em 2015), projeção de informações no para-brisa e painel central em cerâmica. A estrutura da cabine também emprega fibra de carbono e o carro pesa 1.490 kg.

Os dois modelos admitem recarga da bateria pelo BMW i-Wallbox em cerca de três horas. A estação será vendida pelas concessionárias. Em tomadas convencionais, a recarga completa leva 8 horas em 220 volts e 16 horas em 110 volts. O sistema Connected Drive mantém os carros conectados à internet 100% do tempo, o que permite acessar funções do automóvel por um celular inteligente (ligar o ar-condicionado, enviar rotas para o navegador, ativar a buzina ou os faróis), fazer chamada de emergência e acionar serviços especializados de assistência.

 

BMW i3

 

BMW i8