Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Supercarros BMW

BMW Série 2: em detalhes, o cupê derivado do Série 1

25/10/2013
in BMW, Notícias

BMW M235i 01

 

A BMW revela o cupê Série 2, que segue o novo padrão de denominação da marca, com números pares em cupês e conversíveis e ímpares em sedãs e peruas (o Série 6 Gran Coupe é considerado cupê por ela, embora tenha quatro portas e, para o Best Cars, só possa ser um sedã). Não é coincidência que o número 2 seja associado ao 2002, o antecessor do primeiro Série 3 que colocou a BMW como referência em sedãs e cupês esportivos nas décadas de 1960 e 1970.

O sucessor do cupê Série 1 baseia-se na plataforma do atual Série 1 hatch, mas recebeu formas próprias em praticamente toda a carroceria. Embora capô e para-lamas dianteiros nos pareçam os mesmos em ambos, a frente foi redesenhada com linhas mais atraentes e o teto cai de modo suave até o porta-malas de belas linhas. As portas não têm molduras nas janelas, como em um típico cupê, e o capô dispõe de mecanismo que eleva sua parte traseira em caso de atropelamento, para aumentar o vão livre sobre órgãos mecânicos.

 


Auto Livraria

 

Com 4,43 metros de comprimento, o novo Série 1 mede 11 cm a mais que o hatch atual e 7 cm a mais que o cupê anterior. Comparado a este último, cresceu 3 cm em largura (para 1,77 m) e em entre-eixos (para 2,69 m) e 4 cm nas bitolas; já a altura até diminuiu em 5 mm para 1,42 m. Tanto o Cx de 0,29 quanto o espaço interno e o porta-malas de 390 litros representam ganhos sobre o modelo antigo.

No interior foram aproveitados muitos componentes do hatch, caso do painel, e há recursos como assistente para estacionar, controlador da distância à frente com frenagem automática, alerta para risco de colisão e faróis com facho que se adapta à presença de veículo no sentido oposto. São oferecidos os acabamentos Sport Line e Modern Line, ao lado do pacote M Sport (em azul nas fotos), dotado de rodas próprias de 17 pol, suspensão 1 cm mais baixa, anexos aerodinâmicos e bancos mais envolventes. A estrela é o esportivo M 235i (em vermelho nas fotos), com para-choques específicos, rodas de 18 pol e opção pelas de 19 em alumínio forjado.

 

BMW Serie 2 09

 

O Série 2 estreia com cinco opções de motores. O 220i vem com o quatro-cilindros de 2,0 litros com turbo de duplo fluxo, sistema Valvetronic e injeção direta para obter potência de 184 cv e torque de 27,5 m.kgf, suficientes para máxima de 235 km/h e 0-100 em 7 segundos. A versão mais “quente” M 235i traz o conhecido seis-cilindros em linha de 3,0 litros com turbo (só um), Valvetronic, 326 cv e 45,9 m.kgf, capaz de 0-100 em 5 s com caixa manual de seis marchas (4,8 s com a automática de oito marchas e assistente de arrancada rápida) e máxima de 250 km/h. As opções turbodiesel são três: 218d, de 2,0 litros, 143 cv e 32,6 m.kgf; 220d, com 184 cv e 38,7 m.kgf; e 225d, com dois turbos em funcionamento sequencial, 218 cv e 45,9 m.kgf.

Todas as versões oferecem a caixa automática de oito marchas e a opção Sport, que faz mudanças mais rápidas e usa assistente para arrancadas rápidas. O carro pode ter diversos parâmetros configurados entre os modos Eco-Pro (mais eficiente), Comfort e Sport. Há ainda o modo Sport Plus, apenas para cupês dotados de alguma opção entre o pacote Sport Line e o M Sport, a caixa Sport, a direção variável e a suspensão adaptativa M. O câmbio tem a função de roda-livre, que atua como em ponto-morto ao desacelerar entre 50 e 160 km/h.

Como se espera de um BMW, o Série 2 vem com tração traseira e suspensões sofisticadas, multibraço na traseira e com amplo uso de alumínio. A opção M Sport inclui molas e amortecedores mais firmes, enquanto a Adaptive M adota controle eletrônico de amortecimento. Auxílios eletrônicos incluem controle de estabilidade com um modo de uso mais permissivo e frenagem na traseira para fazer a função de diferencial autobloqueante. Já o M 235i usa bloqueio mecânico do diferencial.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: 220iBMWdieselesportivoM 235inotíciasSérie 2Supercarrosturbo

Related Posts

Porsche Taycan Cross Turismo, perua elétrica com até 761 cv
Destaques

Porsche Taycan Cross Turismo, perua elétrica com até 761 cv

04/03/2021
Honda Legend dirige sozinho em certas condições no Japão
Notícias

Honda Legend dirige sozinho em certas condições no Japão

04/03/2021
Mini Cooper SE: elétrico para 0-100 em 7,3 s vem ao Brasil
Destaques

Mini Cooper SE: hatch elétrico no Brasil a partir de R$ 240 mil

03/03/2021
Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv
Mercedes-Benz

Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

03/03/2021
Dacia lança Spring, seu Kwid com motor elétrico de 44 cv
Destaques

Renault terá cinco novidades no Brasil: saiba as mais cotadas

02/03/2021
Volvo C40 Recharge, o XC40 só elétrico e com perfil de cupê
Notícias

Volvo C40 Recharge, o XC40 só elétrico e com perfil de cupê

04/03/2021

Pesquise no site

Notícias

Porsche Taycan Cross Turismo, perua elétrica com até 761 cv

Porsche Taycan Cross Turismo, perua elétrica com até 761 cv

04/03/2021
Honda Legend dirige sozinho em certas condições no Japão

Honda Legend dirige sozinho em certas condições no Japão

04/03/2021
Mini Cooper SE: elétrico para 0-100 em 7,3 s vem ao Brasil

Mini Cooper SE: hatch elétrico no Brasil a partir de R$ 240 mil

03/03/2021
Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

03/03/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Kadett GS e GSi Conversível: revistas com o esportivo da GM

Kadett GS e GSi Conversível: revistas com o esportivo da GM

04/03/2021
Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

04/03/2021
Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

04/03/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

02/03/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade