BMW R 1200 GS, redesenhada, avança em eletrônica

 

A BMW apresenta no Salão de Colônia, na Alemanha, a nova geração da grande moto de uso misto R 1200 GS, uma das mais tradicionais de sua linha, herdeira de mais de 30 anos de evoluções. Se mantém a clássica configuração boxer, o motor (com potência de 125 cv e torque de 12,8 m.kgf) foi redesenhado, ganhou novo sistema de refrigeração misto ar/líquido e a transmissão passa a contar com o cardã no lado esquerdo.

A eletrônica passa a controlar o acelerador e a manter a velocidade (opcional). Cinco programas de pilotagem (Rain ou chuva, Road ou estrada, Dynamic, Enduro e Enduro Pro, estes dois voltados ao uso fora do asfalto) estão disponíveis para ajustar as respostas do motor e do acelerador, o controle de tração, o sistema antitravamento (ABS) dos freios e, se aplicada, a suspensão com controle eletrônico ESA, que ajusta o amortecimento em ambas as rodas conforme as condições de rodagem.

 

 

Inovação é o farol principal que usa leds (em vez de lâmpadas) tanto para iluminação quanto para luz diurna, sendo a primeira função um item opcional. Com quadro reprojetado, a GS passa a usar pneus mais largos (mantendo os aros de 19 pol na frente e 17 pol atrás); os freios têm pinças Brembo e ABS integral parcial de série. Outras novidades são o banco ajustável em dois sentidos e a regulagem mais fácil do para-brisa.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação