BMW M4 da MotoGP inova com injeção de água

BMW M4 Safety Car

 

O BMW M4 que atua como carro de segurança oficial da categoria MotoGP na temporada 2015, que começou neste fim de semana no Qatar, traz uma inovação técnica: injeção de água. De acordo com a fábrica alemã, o recurso traz “aumento tangível de potência” para o motor turbo de 3,0 litros (que tem 431 cv na versão original; o novo valor não foi informado), que pode “ter elevados seus limites de desempenho, de outra forma termicamente restritos”.

O sistema injeta água como um fino borrifo dentro do coletor de admissão, o que reduz a temperatura nas câmaras de combustão e diminui a tendência a detonação. Com isso, o motor pode operar com mais avanço do ponto de ignição e/ou maior pressão de superalimentação, o que favorece a potência e o torque. A menor temperatura diminui também a emissão de poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx).

 

 

A BMW revela que, após testes na MotoGP, o sistema será adotado em um modelo de produção da divisão M em um futuro próximo. A MotoGP usa outros automóveis da linha esportiva da marca: M3, M6 Gran Coupe (como carros de segurança), M5 (carro para o oficial de segurança), X5 M e M 550d XDrive Touring (para o corpo médico). Há ainda duas motos S 1000 RR para segurança.

 

Texto da equipe – Foto: divulgação