BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos

BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos



Os novos M3 e M4 da BMW, que vazaram antes na internet, foram revelados com detalhes pela marca. Confirmou-se a oferta de duas versões de desempenho para cada um: básica, em que o motor biturbo de 3,0 litros e seis cilindros em linha desenvolve 480 cv e torque de 56,1 m.kgf, combinado à caixa manual, e Competition, com valores aumentados para 510 cv e 66,3 m.kgf, associada à caixa automática de oito marchas.

BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos



Com isso, a versão básica dos dois modelos acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e passa pelos 200 em 13,7 s. Os tempos caem para 3,9 s e 12,5 s na opção Competition. Em qualquer caso a velocidade máxima está limitada a 250 km/h, mas sobe para 290 com a escolha do pacote M Driver’s.

BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos



Inédita nesses modelos, a tração integral vem de série nas versões Competition e opera como tração traseira em condições normais, acionando as rodas dianteiras apenas quando mais aderência for necessária. O sistema oferece três modos de uso: padrão, Sport (que direciona mais torque para as rodas traseiras mesmo em uso esportivo) e 2WD, que atua apenas na traseira e desativa o controle de estabilidade.

BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos



Tanto no M3 quanto no M4, a suspensão vem de série com controle eletrônico e a bitola dianteira aumentou quase 4 cm em relação à dos carros de origem. O pacote M Drive Professional permite ao motorista definir quanto as rodas traseiras podem patinar antes da intervenção do controle de tração. Os freios podem ter discos de carbono-cerâmica. Rodas de 18 polegadas na frente e 19 atrás, em alumínio forjado, são de série nas versões básicas. A Competition aumenta cada aro em 1 pol. O escapamento tem válvula com controle elétrico para alterar o nível de ruído conforme o modo escolhido.

BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
BMW M3 e M4 em detalhes: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos



Na parte externa, como sabíamos, a enorme grade dianteira dupla aparece tanto no M4 quanto no M3, que assim se diferencia com clareza dos outros sedãs Série 3. O interior oferece bancos com ventilação, analisador de direção (que armazena informações como derrapagens e tempos de volta) e quadro de instrumentos digital de 12,3 pol. As opções incluem bancos dianteiros concha de fibra de carbono (9,5 kg mais leves que os normais) e apliques de carbono em vez de alumínio.



A BMW também apresentou a linha de acessórios M Performance (acima) para os novos M3 e M4. São mais de 30 itens como escapamento de titânio com saídas centrais em um arranjo curioso, suspensão mais esportiva com ajuste de altura, rodas forjadas de até 21 pol em diferentes modelos e acabamentos, aerofólio traseiro de fibra de carbono, saias laterais e adesivos nas tradicionais cores da divisão M. Para o interior estão disponíveis novo volante, apliques de carbono e tapetes.

Texto da equipe – Fotos: divulgação