Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Bentley encerra seu “seis e três quartos”, o mais longevo V8

05/06/2020
in Notícias

 

A Bentley encerrou na segunda (1/6) a produção de seu motor V8, o mais duradouro em produção desse tipo na história do automóvel: foi lançado há 61 anos e teve 36 mil unidades fabricadas. Na fase final a unidade de 6,75 litros (“seis e três quartos”) equipava apenas o modelo Mulsanne, mas em sua longa história ele motorizou vários outros carros da marca e de sua antiga associada, a Rolls-Royce.

 

Auto Livraria

 

Silver Shadow 1965

 

O motor V8 da Série L com bloco e cabeçotes de alumínio e comando de válvulas no bloco foi apresentado em 1959, com cilindrada de 6,25 litros, para uso pelos dois fabricantes. A potência era anunciada apenas como “suficiente”, dentro da estratégia comercial do grupo. Essa versão equipou na Rolls-Royce o Silver Cloud II e III, o Phantom V e o VI e o Silver Shadow, e na Bentley, o S2, o S3 e a série T.

 

 

O motor passava a 6,75 litros em 1968. Com o Bentley Mulsanne Turbo, em 1982, o V8 recebia turbocompressor. A nova potência? “Suficiente mais 50%”… mas na Alemanha chegou a ser divulgada como 298 cv. Mais tarde, testes da imprensa com os modelos Turbo R, Turbo RT, Continental R e T e Azure indicaram mais de 400 cv. Em suas várias versões, o “seis e três quartos” equipou na Rolls-Royce os modelos Phantom VI, Silver Shadow, Silver Spirit, Corniche e Camargue, enquanto a Bentley o empregou ainda nos modelos Eight e Brooklands.

 

Teste do Leitor

 

 

O fim de linha parecia próximo quando, já sob comando da BMW, a Rolls-Royce e a Bentley lançaram em 1998 os clones Silver Seraph e Arnage (nesta ordem) com motor V12 de 5,4 litros, no primeiro, e um V8 turbo de 4,4 litros no segundo, ambas as unidades produzidas pelo grupo alemão. Contudo, uma disputa corporativa levou as antigas sócias a se separarem: a Rolls-Royce ficou nas mãos da BMW e a Bentley passo ao comando do grupo Volkswagen. Para não depender da concorrente para fornecimento de motores, a marca do Fusca foi buscar na gaveta o Série L, relançado no Arnage Red Label — opção que teve quase 100% da preferência dos compradores do sedã.

 

Mulsanne Speed

 

A última evolução do clássico V8 vinha em 2010 no Mulsanne, com 512 cv, potência que subia para 537 cv na versão Speed. Contudo, com a opção de um V8 da VW e um W12 para outros modelos da Bentley — o Continental e o Flying Spur —, o Série L foi caminhando para a extinção, que veio em definitivo com os padrões Euro 7 de emissões poluentes, logo em vigor na Europa.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

 

Tags: BentleyCarros do PassadomotornotíciasV8

Related Posts

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque
Destaques

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

22/01/2021
Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60
Livros multimarca

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

22/01/2021
Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier
Notícias

Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier

21/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993
Livros e revistas Ford

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021
VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA
Notícias

VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA

21/01/2021
Renault Kwid Outsider busca um tempero de aventura
Notícias

Renault On Demand: assinatura de Kwid, Stepway e Duster

20/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890

Nivus, Equinox, A3, Onix, Golf: novas opiniões dos donos

22/01/2021
Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

22/01/2021
Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier

Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier

21/01/2021
VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA

VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA

21/01/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

22/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021
Emerson Fittipaldi: revistas e pôsteres do bicampeão

Emerson Fittipaldi: revistas e pôsteres do bicampeão

20/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

19/01/2021

Avaliações

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020
Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020

Teste do Leitor

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

22/01/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Ford Focus hatch e sedã (primeira geração)
Ford

Ford Focus hatch e sedã (primeira geração)

22/01/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade