Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Apesar do motor, Jeep Renegade vai bem entre donos

04/07/2017
in Guia de Compra, Notícias, Vídeos
Jeep Renegade está mais ágil e ganha versão Limited

Acabamento e conforto são elogiados e nove entre 10 estão muito satisfeitos; consumo e porta-lamas levam críticas

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Um utilitário esporte compacto de linhas simpáticas, que lembram as do Jeep original, foi o modelo escolhido pela FCA para iniciar a nova fase da marca no Brasil, há dois anos. O Renegade logo se tornou um dos mais vendidos da categoria e um sonho de consumo para muita gente. Mas ele é realmente uma boa compra? Neste guia veremos como está a satisfação dos proprietários e o que poderia ser melhor.

O Renegade inaugurou em 2015 a fábrica da FCA em Goiana, Pernambuco. Esse projeto global da Jeep chegava ao Brasil em três versões: Sport, Longitude e Trailhawk. As duas primeiras podiam ter motor E-Torq flexível de 1,75 litro, com potência de 130/132 cv e torque de 18,6/19,1 m.kgf (gasolina/álcool), ou Multijet turbodiesel de 2,0 litros, 170 cv e 35,7 m.kgf. Este último era obrigatório no Trailhawk. Pouco depois vinha a versão básica com o flexível. Para o E-Torq, havia escolha entre transmissão manual de cinco marchas e automática de seis. Para o turbodiesel, a automática de nove marchas com tração integral era padrão. Não havia reduzida, mas a função Low cumpria sua finalidade ao manter marchas mais baixas.

 

 

Os equipamentos de série do básico incluíam controle eletrônico de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes e fixação Isofix para cadeira infantil. O Sport adicionava controlador e limitador de velocidade, faróis de neblina, rodas de alumínio de 16 polegadas e sensores de estacionamento traseiros. Entre as opções estavam bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos e câmera traseira para manobras.

 

A incidência de defeitos no Renegade foi das mais baixas já vistas na pesquisa: a maioria dos donos não teve qualquer problema e 90% estão muito satisfeitos com o carro

 

O Longitude vinha com ar-condicionado automático de duas zonas, rodas 17 e tela tátil de 5 pol para áudio, câmera e navegador. Os opcionais passavam por bancos de couro, chave presencial, rodas 18, sistema de áudio Beats e teto solar. No Trailhawk havia suspensão elevada em 2 cm, placas inferiores de proteção e pneus de uso misto em rodas 17, com opções semelhantes às do Longitude.

Ainda em 2015 a Jeep lançava o pacote Limited Edition para a versão Longitude flexível, com teto preto, rodas 18, bancos de couro e o conjunto de bolsas infláveis. No ano seguinte aparecia a edição limitada 75 Anos, baseada no Sport flexível ou turbodiesel, com detalhes em tom bronze, rodas 17, teto preto e costura dos bancos em branco e laranja.

 

Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Jeep Renegade: opcionais e interiores de cada versão
Jeep Renegade: versão básica parte de R$ 68.900

Versão Sport podia ter motores flexível e turbodiesel e três opções de transmissão, com tração 4×4 no caso do diesel; a básica (em verde) vinha depois

 

Alterações técnicas vinham no Renegade 2017. O motor flexível ganhava coletor variável, passava a 135/139 cv e 18,7/19,3 m.kgf e aumentava o torque em baixa rotação. Recebia também preaquecimento de álcool para partida a frio, monitor de pressão dos pneus e o modo Sport para deixar o acelerador e a transmissão mais ágeis. Outra novidade era a versão Limited flexível: era um Longitude com todos os opcionais antes disponíveis, grade dianteira, retrovisores e barras de teto na cor prata e teto em preto.

 

Auto Livraria

 

As demais versões ganhavam conteúdos de série. A Sport recebia barras de teto e, com motor diesel, navegador e câmera traseira. A Longitude a diesel ganhava bancos de couro, e a Trailhawk, couro, chave presencial, faróis bixenônio e mais bolsas infláveis.

 

“Grande custo-benefício”

Na opinião de 30 proprietários que participaram do Teste do Leitor do Best Cars, o Renegade tem muitos pontos positivos. Acabamento foi o item citado em primeiro lugar (43%), seguido pelo conforto interno e o da suspensão, empatados (40%). Na sequência estão três itens em equilíbrio (33%): consumo de combustível (com ambos os motores), equipamentos e estabilidade. Estilo (30%) e posição de dirigir (27%) também foram bastante elogiados.

 

Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Pacote Limited acrescenta conteúdos a Jeep Renegade

Com mais equipamentos, Longitude podia ter bancos de couro e teto solar; depois da série Limited Edition (em prata) veio a versão de topo Limited (no alto)

 

“Estilo e personalidade próprios, diferente de tudo. Grande custo-benefício pela tecnologia embarcada, pacote de equipamentos, som espetacular, bancos grandes, rodar silencioso e seguro. O veículo é incrivelmente estável e absorve muito bem as irregularidades do piso. O desempenho também é bom agora com os ajustes feitos no motor; não decepciona no conjunto e na faixa de preço”, opinou Ruymar de Lima Nucci, de São Paulo, SP, dono de um Longitude flexível 2017.

Frank Willy Vieira, de Criciúma, SC, que tem um Longitude turbodiesel 4×4 2017, acrescenta: “O carro possui belas e clássicas linhas, é potente (porém não pense que é um esportivo) e muito econômico. A suspensão suaviza as imperfeições das vias. É um ótimo carro para um casal com no máximo um filho, já que o bagageiro é meio pequeno. Recomendo o veículo para quem passa a maior parte do tempo na cidade, mas nos finais de semana utiliza estradas sem pavimentação ou com lodo e lama (o carro é muito bom nisso)”.

Quais os pontos mais criticados do pequeno Jeep? A pesquisa deixou claros três itens, na ordem: espaço do compartimento de bagagem (37%), consumo (33%) e desempenho (30%), estes apenas com motor flexível. Se é curioso que alguns elogiem e outros critiquem o consumo, vale observar que foram 10 menções negativas ao item, contra seis positivas, entre donos de versões flexíveis. Outros itens aparecem com menos frequência: o simples sistema de áudio do Sport (13%), a calibração pouco eficaz da caixa automática e o alto som de ativação do alarme (10% cada).

 

Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade
Diesel, 4x4 e conteúdo destacam-se no Jeep Renegade

Trailhawk era voltado ao fora de estrada, com suspensão mais alta, motor turbodiesel e tração 4×4 de série; unidade de 2,0 litros tinha 170 cv e alto torque

 

Carlos Silva, de Vinhedo, SP, dono de um Sport flexível automático 2016, explica as críticas: “Consumo (com gasolina, 10,5 km/l na estrada), retomada do motor lenta em subidas ou ultrapassagens. Ou seja, pise fundo no acelerador, suba o giro, senão ele não vai”. José Francisco Pádua Barbosa, de Franca, SP, tem um Trailhawk turbodiesel 2016 e acrescenta: “Apenas o porta-malas destoa do conjunto magnífico”.

A incidência de defeitos no Renegade foi das mais baixas já vistas na pesquisa: a maioria dos donos não teve qualquer problema com ele. O único item citado mais de uma vez foram ruídos internos (7%). Alarme, motor de partida e sensor de estacionamento, entre outros, apareceram em casos isolados (3%). “Quantidade de barulhos internos (painel, rangido de portas e colunas, plásticos dos acabamentos). Devido à quantidade de barulhos já levei duas vezes na concessionária, e o problema persiste e cada vez piora mais. Fiquei muito insatisfeito com essa questão”, reclama Andrei, de Brejo Santo, CE, dono de um Sport flexível 2016.

Mais qualidades que pontos negativos e poucos defeitos só poderiam levar a um bom nível de satisfação. Não deu outra: com 90% de donos muito satisfeitos, o Renegade só ficou atrás de um modelo (o Volkswagen Up, com 94%) entre os nove guias de compra feitos até agora. Foi bem melhor que os concorrentes Ford Ecosport, com 58%, e Renault Duster, com 56%. Com a rede de concessionárias da Jeep o resultado não foi tão positivo: 63% apontaram muita satisfação com ela. Mesmo assim, foi melhor índice que os de Ecosport (58%) e Duster (30%).

Tudo sobre Renegade
Mais Guias de Compra

 

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos90%
Parcialmente satisfeitos7%
Insatisfeitos3%
Pesquisa com 30 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos63%
Parcialmente satisfeitos27%
Insatisfeitos10%
Não usam0
Pesquisa com 30 donos

 

Teste do Leitor

  • Leia as opiniões dos proprietários de Renegade
  • Envie opinião sobre seu carro

 

Ficha técnica

Longitude 1,75 flexívelTrailhawk 2,0 turbodiesel
Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Comando de válvulasno cabeçoteduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo4
Diâmetro e curso80,5 x 85,8 mm83 x 90,4 mm
Cilindrada1.747 cm³1.956 cm³
Taxa de compressão12,5:116,5:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencialinjeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima135/139 cv a 5.750 rpm*170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo18,7/19,3 m.kgf a 3.750 rpm*35,7 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomática / 6automático / 9
Traçãodianteiraintegral
Freios
Dianteirosa disco ventilado
Traseirosa disco
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Rodas
Dimensões7 x 17 pol ou 7 x 18 pol7 x 17 pol
Pneus215/60 R 17 ou 225/55 R 18215/60 R 17
Dimensões
Comprimento4,232 m
Largura1,798 m
Altura1,705 m1,725 m
Entre-eixos2,57 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível60 l
Compartimento de bagagem260 l
Peso em ordem de marcha1.440 kg1.674 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima180/182 km/h*190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h11,9/11,1 s*9,9 s
Consumo em cidade9,5/6,5 km/l*12,3 km/l
Consumo em rodovia10,9/7,6 km/l*15,9 km/l
Dados do fabricante para modelos 2017; *gasolina/álcool

 

Tags: 4x4avaliaçãodieselguia de compraJeepRenegadeRenegade LimitedRenegade LongitudeRenegade SportRenegade Trailhawkutilitário esporte

Related Posts

Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass
Destaques

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
Fiat Argo deixa tempos de coadjuvante para trás
Destaques

Guia: econômico e espaçoso, Fiat Argo raramente dá trabalho

26/01/2021
Jeep: de picape Renegade a Wrangler de 700 cv
Fora de estrada

Jeep planeja picape Renegade inspirada na Gladiator

26/01/2021
Vinfast: novos SUVs elétricos e semiautônomos do Vietnã
Fora de estrada

Vinfast: novos SUVs elétricos e semiautônomos do Vietnã

25/01/2021
Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque
Fora de estrada

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

28/01/2021
Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

27/01/2021
Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

27/01/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

27/01/2021
Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

26/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021

Avaliações

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020
Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020

Teste do Leitor

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

22/01/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Renault Fluence muda, mas é o mesmo de sempre
Renault

Renault Fluence

22/01/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade