Audi SQ7: compressor elétrico e 428 cv no V8 a diesel

Audi Q7

 

A Audi prepara o lançamento do SQ7, versão de mais alto desempenho de seu utilitário esporte topo de linha, com o uso de compressores de acionamento elétrico, de acordo com fichas técnicas supostamente oficiais que teriam vazado na internet. Os relatos são de que o motor TDI V8 a diesel de 4,0 litros da nova versão desenvolve potência de 428 cv, sendo esperado torque superior ao de 86,5 m.kgf obtido pela versão V8 turbodiesel de 4,2 litros na geração anterior (a atual ainda não tem opção V8).

 

 

Ao adotar acionamento elétrico, já mostrado pela Audi no conceito RS5 TDI-E, os compressores do SQ7 dispensam a pressão dos gases de escapamento que os turbos usam para fazer girar a turbina e seu compressor, o que resulta em respostas mais rápidas ao acelerador, mesmo nas mais baixas rotações, sem impor o consumo de energia inerente ao compressor tradicional de acionamento mecânico. Ainda não se sabe se a Audi anunciará o dispositivo como turbo (o que não seria certo do ponto de vista técnico) ou compressor. Fotos do utilitário em testes pela imprensa europeia revelam um tratamento visual discreto, com rodas maiores, novos para-choques e quatro saídas de escapamento. A foto desta página é do atual Q7.

 

Texto da equipe – Foto: divulgação