A Audi apresenta o Q8, seu concorrente para o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupe. Como os rivais, ele propõe uma alternativa com estilo menos formal a um utilitário esporte conhecido da marca, no caso o Q7. As linhas são angulosas, com teto mais baixo, vidro traseiro mais inclinado e janelas sem moldura nas portas. Segundo a Audi, o desenho frontal revela o novo tema para a família Q de SUVs. O Q8 mede 4,99 metros de comprimento e 3 m entre eixos e usa rodas de até 22 pol.
O interior de cinco lugares usa uma tela como quadro de instrumentos configurável e outras duas na área central do painel. Como opção o banco traseiro pode ter ajuste longitudinal. Outros recursos são ventilação e massagem nos bancos dianteiros, sistema de áudio Bang & Olufsen, ar-condicionado de quatro zonas e um comando de voz fácil de usar, que responde (como exemplo) com restaurantes próximos ao se dizer “estou com fome”. A comunicação do carro a uma central pode compartilhar informações de trânsito e alertas com outros veículos Audi assim equipados. No próximo ano haverá um sistema autônomo para estacionar, incluindo a busca de vaga, e voltar ao motorista quando acionado.
Os motores do Q8 (ainda não divulgados) fazem parte de um sistema híbrido leve de 48 volts, o qual um alternador/motor de partida auxilia em acelerações e recupera energia ao desacelerar. O motor a combustão pode ser desligado abaixo de 22 km/h. A tração integral Quattro opera com 60% do torque enviado às rodas traseiras em condições normais. A suspensão oferece molas a ar e controle eletrônico de amortecimento (opcional), assim como ajuste de altura em até 90 mm, o que permite ampliar o vão livre a 254 mm. As rodas traseiras também esterçam em pequeno ângulo.
Texto da equipe – Fotos: divulgação