Audi Q5 Security: SUV blindado chega por R$ 371 mil

 

A Audi começa a vender no Brasil o Q5 Security, primeiro utilitário esporte da marca a oferecer versão blindada de fábrica no mundo. Com preço sugerido de R$ 371 mil, ele custa R$ 73 mil a mais que o Q5 Ambition não blindado (R$ 298 mil). O conjunto de proteção está apto a resistir a disparos de armas de fogo de calibre até .44. A versão vem do México, assim como as demais do Q5.

 

 

A blindagem de fábrica diferencia-se desde o desenvolvimento, com novos conjuntos de freios e suspensão e até testes de colisão. As peças protetoras são certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15.000, o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil. Na prática, isso significa que o Q5 resiste a disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9 mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44.

 

 

Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede do compartimento do motor, são reforçadas com peças de aço de alta resistência. As janelas usam vidros à prova de balas com multicamadas. O Q5 Security recebe o conjunto de freios do SQ5, controle de estabilidade recalibrado e não tem teto solar. O motor turbo de 2,0 litros a gasolina, com 252 cv e torque de 37,7 m.kgf, lida com um peso aumentado em 500 kg (ele pesa 2.295 kg). A Audi anuncia 0-100 km/h em 7,9 segundos ante 6,3 s da versão original. A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores do carro foi reajustada e as rodas de 19 polegadas usam pneus que podem rodar vazios por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h.

Entre os equipamentos estão ar-condicionado automático de três zonas, sistema de áudio Bang & Olufsen, acionamento elétrico da tampa traseira, vidros escurecidos na traseira e instrumentos configuráveis. Como opcionais o Q5 Security oferece sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Side Assist, com assistente de tráfego reverso, alerta para risco de colisão ao abrir a porta, sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto traseiro e câmera de 360°.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação