
A onda do “SUV cupê”, como a indústria costuma chamar os utilitários esporte com perfil fastback, ganha mais um adepto: o Audi Q5 Sportback, que repete o processo já feito pela marca de Ingolstadt no Q3 Sportback e no E-Tron Sportback. Com vidro traseiro mais à horizontal, o carro assume um aspecto mais esportivo e jovial.

Concorrente direto de BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupe, o Q5 Sportback mantém o desenho frontal do Q5 conhecido, mas com o para-choque S-Line. Há escolha entre faróis de leds e Matrix Led, este tipo com facho adaptável às condições e “máscaras” ativa que evitam o ofuscamento. O Sportback preserva as dimensões básicas do Q5, incluindo a altura, a fim de evitar grande perda de espaço interno. A capacidade de bagagem é que caiu de 550 para 510 litros (com banco traseiro rebatido, 1.480 litros).


Por dentro o Q5 Sportback segue o “irmão” que conhecemos nas formas e nos recursos disponíveis, como instrumentos digitais em tela de 12,3 polegadas, central de áudio com tela de 10,1 pol, sistema de áudio Bang & Olufsen com 19 alto-falantes e diversos sistemas de assistência.

Os motores disponíveis no Q5 Sportback são turbo de 2,0 litros a gasolina (204 ou 265 cv) e a diesel (204 cv), todos com auxílio elétrico. A versão de alto desempenho SQ5 vem com um V6 turbo a gasolina de 3,0 litros (355 cv), para mercados como os Estados Unidos, ou um similar a diesel de 347 cv na Europa. Versões híbridas com recarga externa (plug-in) virão depois. A transmissão é a S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, que no SQ5 a diesel dá lugar a uma automática de oito marchas. Tração integral é de série no modelo.

A Audi também mostrou o Q5L Sportback (acima) com entre-eixos 9 cm maior para o mercado chinês. Fabricado no país pela associação FAW-Volkswagen, ele deriva do Q5L conhecido e alcança 4,78 metros de comprimento. O aumento de entre-eixos permite portas traseiras maiores e ganho de espaço para pernas. Na China o Q5L oferece motores 2,0 turbo a gasolina de 187 e 220 cv.
Texto da equipe – Fotos: divulgação