Audi Q5 2021 tem visual renovado e sistema híbrido leve

 

O Audi Q5 passa por atualizações para 2021, quatro anos após o lançamento dessa segunda geração. O SUV médio agora oferece uma versão híbrida leve, com auxílio elétrico de baixa potência, além da conhecida híbrida de recarga externa. O visual do Q5 mudou pouco, mas o bastante para aumentar sua semelhança ao Q8, caso da grade dianteira mais larga e dos novos para-choques. Os leds dos faróis e das lanternas traseiras foram revistos e nessas últimas são empregados oleds (leds orgânicos) digitais, que permitem escolher o desenho da parte iluminada. O pacote esportivo S Line traz outros para-choques e saias laterais e rodas de até 20 pol. A edição de lançamento Edition One vem com pacote S Line, rodas de 19 pol e bancos esportivos.

 

 

 

No interior, o Q5 2021 traz tela maior (10,1 polegadas) e novas funções para a central de áudio, chamada de MIB 3. Ela é 10 vezes mais rápida que a antiga e oferece suporte à assistente Amazon Alexa e ao sistema Car 2 X, que permite comunicação entre o carro e os veículos ao redor e a infraestrutura do local, como para enviar e obter informações de acidentes na via.

 

 

 

Na parte mecânica, a Audi associou auxílio elétrico a um novo motor turbo de 2,0 litros para obter 265 cv (mais 13 cv que no anterior) e 40,8 m.kgf combinados, com menor peso e consumo reduzido (ilustração abaixo). Não foi empregado sistema elétrico de 48 volts, mantendo-se o de 12. Essa versão híbrida leve acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos com velocidade máxima de 222 km/h, usando a transmissão automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. A tração integral aciona as rodas traseiras apenas se necessário, outra medida de eficiência. Foram mantidas as versões híbrida de recarga externa com 362 cv, TFSI turbo de 2,0 litros a gasolina e turbodiesel de quatro e seis cilindros, além do esportivo SQ5.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação