Audi prepara utilitário Q8, seu concorrente ao BMW X6

 

O número oito parece estar em alta entre as marcas alemãs de prestígio. Enquanto a BMW prepara o retorno do Série 8 como cupê de luxo, a revista inglesa Autocar divulga que a Audi escolheu Q8 como designação para seu novo utilitário esporte, previsto para a linha 2018 como concorrente de BMW X6, Mercedes-Benz GLE Coupe e Range Rover Sport. Como ocorre com esses modelos em relação ao X5, o GLE comum e o Range Rover tradicional, o Q8 será uma alternativa mais esportiva ao Q7 com teto mais baixo, traseira inclinada e linhas menos sisudas. O comprimento ficará ao redor de cinco metros. Na foto, o conceito E-Tron Quattro, que pode inspirar em parte seu estilo.

A estratégia da BMW e da Mercedes será seguida também quanto à arquitetura, que no Q8 será a mesma MLB do Q7, com motores a gasolina, a diesel e em sistema híbrido e tração integral permanente. Contudo, até lá a Audi terá em uso a nova linha de unidades V6 e V8 a gasolina com construção modular, 500 cm³ por cilindro e 90° entre as bancadas, designada como KoVoMo ou Konzern Vee Otto Motoren (motores Otto em V modulares, em tradução livre do alemão). Uma versão gasolina/elétrica está em desenvolvimento paralelo à Porsche, ambas do grupo Volkswagen, e não está descartado um SQ8 com o V8 a diesel com compressor elétrico do SQ7.

O Q8 terá amplo emprego de alumínio no monobloco para manter o peso abaixo de 2.000 kg nas versões de topo. Tecnologias como sistema elétrico de 48 volts, condução cada vez mais automatizada e painel com mostradores de leds orgânicos devem ser aplicadas. O Q8 é um de sete SUVs que a Audi lança até o fim da década: os outros são os sucessores de Q3 e Q5 e os inéditos Q1 (plataforma do A3), Q4 (variação mais esportiva do Q5) e Q6 (elétrico e similar ao E-Tron Quattro). Os atuais modelos da linha Q (Q2, Q3, Q5 e Q7) já respondem por um terço das vendas mundiais da marca.

 

 

Texto da equipe – Foto: divulgação (E-Tron Quattro)