Audi E-Tron S alcança 503 cv com três motores elétricos

 

O Audi E-Tron (em azul nas fotos) e sua variação Sportback (em cinza) ganham a versão esportiva S, com alterações para maior desempenho e comportamento dinâmico mais preciso. Os utilitários esporte elétricos usam três motores elétricos, dois dos quais no eixo traseiro, e vetorização de torque elétrica para distribuição de torque variável no eixo traseiro. Estão também mais potentes: 370 kW (503 cv) e 100 m.kgf de torque disponíveis por 8 segundos, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h.

 

 

 

De acordo com a Audi, os novos E-Trons são os primeiros carros elétricos produzidos em massa no mundo com três motores elétricos. O motor mais potente que aciona o eixo traseiro no E-Tron 55 está agora instalado no eixo dianteiro. A bateria com capacidade bruta de 95 kWh permite rodar 360 km entre recargas pelo padrão WLTP.

 

 

Apenas os motores elétricos traseiros atuam no modo de direção normal. O motor dianteiro entra em ação quando o motorista exige mais desempenho ou antes que a tração diminua. Cada motor traseiro envia torque para a respectiva roda, o que promove maior precisão em curvas. Além disso, os E-Trons S usam suspensão pneumática com calibração mais firme e ajuste da altura de rodagem em até 75 mm. As rodas podem ter 20 ou 21 polegadas (mais adiante haverá opção por 22 pol) e os freios especiais oferecem pinças em laranja como opção. O sistema decide se o carro desacelera com os motores elétricos, os freios das rodas ou uma combinação deles.

 

 

 

O E-Tron S Sportback tem ótimo coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,26, apesar dos arcos das rodas que aumentam a largura total em 5 cm; no E-Tron S de carroceria tradicional o Cx é de 0,28. As versões vêm ainda com novos para-choques, faróis LED Matrix (opcionais), bancos mais esportivos, nova central de áudio MIB 3 e navegador com planejador de rotas expandido, que calcula o trajeto incluindo paradas de carregamento, levando em conta o o perfil de condução do motorista e a duração da parada.

Os novos Audis começam a ser vendidos na Europa no último trimestre. Na Alemanha, o preço do E-Tron S começa em 93.800 euros e o do S Sportback em 96.050 euros.

Texto da equipe – Fotos: divulgação