Audi E-Tron, já no Brasil, ganha versão “cupê” Sportback

 

Já não basta oferecer utilitários esporte de diferentes tamanhos e preços: é preciso que cada um seja acompanhado por um “SUV cupê”, como os fabricantes chamam os modelos de perfil mais esportivo. Na linha Audi, o elétrico E-Tron (que acaba de entrar em pré-venda no Brasil) ganha sua versão “cupê” no Salão de Los Angeles: o E-Tron Sporback, inspirado no modelo de conceito homônimo de 2017.

 

 

 

Como no Q3 Sportback em relação ao Q3 básico, a maior diferença está na metade traseira, com queda mais rápida do teto e um formato que lembra os hatches Sportback da marca. O E-Tron Sportback tem Cx surpreendente para um SUV (0,25) e oferece recursos como faróis adaptativos LED Matrix, rodas de até 21 pol e retrovisores virtuais, que usam câmeras em vez de lentes e ajustam automaticamente a imagem a três situações de direção (auto-estrada, manobras de esquina e estacionamento). O SUV mede 4,90 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,62 m de altura e tem 615 litros de capacidade de bagagem. O banco traseiro mantém os três lugares com pequena perda em espaço vertical.

 

 

O E-Tron Sportback 55 Quattro vem com dois motores elétricos assíncronos, que combinados obtêm 265 kW (360 cv) e 57 m.kgf de torque, o bastante para 0-100 km/h em 6,6 segundos e velocidade máxima limitada de 200 km/h no programa normal de uso. No modo de aceleração passa-se a ter 300 kW (408 cv) e 67,6 m.kgf para 0-100 em 5,7 segundos. Apenas o motor traseiro atua na maioria das situações de condução. A suspensão pneumática com controle eletrônico de amortecedores é capaz de variar a altura de rodagem em até 76 milímetros.

 

 

A bateria do E-Tron armazena 95 kWh de energia bruta e, no uso geral, atinge até 30% de autonomia através da regeneração de energia. O sistema aceita corrente contínua de até 150 kW em estações de carregamento rápido, nas quais em pouco menos de meia hora a bateria atinge 80% de sua capacidade. A Audi oferecerá a Edition One na fase de lançamento com pacote S, acabamento em azul, revestimento interno em couro cinza, sistema de áudio 3D Bang & Olufsen e pacote de assistência Tour.

Mais novidades do Salão de Los Angeles 2019


Texto da equipe – Fotos: divulgação