
A Audi apresenta o grã-turismo elétrico E-Tron GT, que chega ao mercado já com a versão de alto desempenho RS e virá ao Brasil ainda este ano. Trata-se de um amplo quatro-portas (não é um hatchback) com o ótimo Cx 0,24, perfil baixo, linhas esportivas e para-lamas “musculosos”. O aerofólio traseiro se estende eletricamente em duas posições, dependendo da situação.

O E-Tron GT mede 4,99 metros de comprimento, 1,96 m de largura, apenas 1,41 m de altura e 2,90 m entre eixos. O interior segue o padrão da marca no painel e oferece cinco lugares. Os bancos são revestidos com couro artificial e material Kaskade (criado a partir de fibras naturais como lã) ou couro artificial e material de microfibra, similar a camurça. Materiais reciclados são usados nos dois casos. O compartimento de bagagem acomoda 405 litros no GT e 366 litros no RS GT. Um segundo espaço abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros.


O motor elétrico dianteiro no E-Tron GT tem potência de 175 kW e o motor traseiro tem 320 kW. A potência combinada é de 350 kW (476 cv), mas até 390 kW (530 cv) estão disponíveis por 2,5 segundos. O torque total é de 64,4 m.kgf. No RS E-Tron GT o motor elétrico dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW (598 cv), com torque de 84,6 m.kgf, e aumenta brevemente para 475 kW (646 cv).

Com essas credenciais, a versão GT acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a RS precisa de 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h e 250 km/h, na ordem. Os dois usam tração elétrica nas quatro rodas; somente o modo de condução Efficiency prioriza tração dianteira. No caso de uma superfície escorregadia ou exigência de alta potência, o motor elétrico traseiro é ativado cinco vezes mais rápido que na tração mecânica Quattro.

A bateria de íons de lítio fica entre os eixos, o que ajuda na distribuição de peso entre dianteira e traseira próxima a 50:50. A bateria armazena 85 kWh de energia e opera com tensão de 800 volts. A capacidade de carga de até 270 kW permite obter autonomia de 100 km em pouco mais de cinco minutos. Para os ocupantes e pessoas ao redor ouvirem um som esportivo, há amplificadores no compartimento de bagagem e alto-falantes fora e dentro do veículo. No modo Efficiency, somente o sistema acústico de alerta externo fica ativo.

O E-Tron GT é o primeiro veículo elétrico da Audi construído na Alemanha, em Neckarsulm (E-Tron e E-Tron Sportback são fabricados em Bruxelas, na Bélgica).
Texto da equipe – Fotos: divulgação