Audi A8L Security: blindado da mais alta resistência

Audi A8 L Security 01

 

O mais próximo de um blindado de guerra que você poderia ter sem abrir mão do conforto de um Audi: assim é o A8L Security, a versão blindada de alta segurança do topo de linha da marca dos anéis. Seu nível de proteção atende aos padrões VR-7 para resistência balística, o mais alto permitido para uso civil, obtido com o uso de materiais como aço blindado, fibra de aramida, cerâmica, liga especial de alumínio e vidros multilâmina.

 

 

Os recursos disponíveis compreendem sistema de comunicação entre os passageiros e o exterior; sistema de saída emergencial, que faz as portas se destacarem da carroceria, pela fratura pirotécnica das dobradiças, caso as maçanetas sejam usadas após apertar um interruptor; extintores de incêndio acionados por sensor de temperatura e direcionados às caixas de roda, à parte inferior e ao compartimento do motor; emissão de ar fresco para o interior; sistema de remoção de fumaça da cabine; partida remota do motor; além de sirene e luzes de emergência. As rodas de 19 pol usam pneus de perfil mais alto, 255/70, que podem rodar mesmo furados.

O interior, que não foi revelado nesta versão (as fotos internas são do A8 L convencional), tem quatro lugares com ajuste elétrico também para os bancos traseiros, monitores de vídeo de 10,2 pol para esses passageiros e console central multifunção. O A8 blindado pode vir com motor V8 biturbo de 4,0 litros, com 435 cv, ou o W12 de 6,3 litros e 500 cv. Claro que todo seu peso (não divulgado) prejudica em muito a aceleração: faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos com o V8 e 7,1 s com o W12.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação