Audi: A8 L blindado de alta segurança com motor do S8

 

A Audi lança na Rússia o A8 L Security, um sedã de entre-eixos longo com blindagem de alta segurança e o motor do esportivo S8. Por fora ele parece um A8 L comum, salvo por luzes de leds adicionais na grade, mas por dentro da carroceria está uma blindagem de classe VR9 com vidros que atendem aos requisitos da classe de resistência 10. Pelo nível VR9 o carro resiste a rajadas de tiros de rifles e suporta explosões equivalentes a 33 kg de dinamite a apenas dois metros de distância, sem que a cabine fique desprotegida.

 

 

O peso de quase quatro toneladas (exatos 3.875 kg) decorre da blindagem e de equipamentos de proteção, como extintores de incêndio com bicos na parte inferior, no tanque de combustível e embaixo do capô; caixa blindada no porta-malas com os componentes eletrônicos do interfone e uma bateria adicional; pneus que podem rodar vazios e até um sistema de pirotecnia, cuja explosão rompe as dobradiças entre a porta e a carroceria, para que o carro possa ser aberto mesmo sem espaço livre para abrir as portas. Em caso de alto nível de poluentes ou mesmo de uma explosão fora do carro, a admissão de ar é fechada e um sistema fornece ar limpo à cabine.

 

 

O motor do S8, um V8 biturbo de 4,0 litros, produz 563 cv e torque de 81,6 m.kgf para o A8 L blindado lidar com todo seu peso. A Audi anuncia 0-100 km/h em adequados 6,3 segundos, mais 2,5 s que no S8, e velocidade máxima reduzida de 250 para 210 km/h. A conversão do A8 L em um blindado Security leva 400 horas de trabalho e requer até seis meses para a entrega. Na Rússia, o preço equivale a US$ 750 mil ou R$ 4,47 milhões pela cotação atual.

Texto da equipe – Fotos: divulgação