Audi A8 híbrido: 449 cv combinados e menor consumo

 

O grande sedã A8 é mais um Audi a oferecer versão híbrida, de modo a oferecer menores consumo e emissões sem abrir mão de conforto e desempenho. O longo nome A8 L 60 TFSI E Quattro identifica o entre-eixos longo (L), a mecânica (a Audi tem usado os números como patamar de desempenho, sem relação com algum dado técnico), o auxílio elétrico (E) e a tração integral (Quattro).

 

 

 

Um V6 turbo de 3,0 litros com 340 cv e torque de 51 m.kgf (o mesmo do A8 55 não híbrido) é associado ao motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 35,7 m.kgf, para potência combinada de 449 cv e torque de 71,4 m.kgf. O carro usa transmissão automática de oito marchas e bateria de íons de lítio de 14,1 kWh de capacidade, que fica sob o piso do porta-malas. Em modo elétrico o A8 pode rodar 46 km pelo padrão WLTP e tem velocidade máxima de 135 km/h. Com os motores combinados, o carro alcança 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Seu consumo médio pelo mesmo padrão é de 40 km/l, com emissões de CO2 de 57 g/km, e o rendimento com energia elétrica é de 4,8 km/kWh. Na Alemanha a nova versão tem preço a partir de € 109.000 (R$ 501,5 mil).

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação