Audi A3 Sportback, maior e com novas tecnologias

Audi A3 Sportback, maior e com novas tecnologias

 

Audi A3 Sportback, maior e com novas tecnologiasA versão de cinco portas do Audi A3 de terceira geração (chamada de Sportback, assim como na segunda) faz sua estreia no Salão de Paris, seis meses depois que a de três portas inaugurou o novo modelo em Genebra. Dessa vez a marca de Ingolstadt definiu diferentes entre-eixos para cada versão, o que deixou o Sportback com 2,636 m na medida (mais 35 mm que no três-portas) e 4,31 m de comprimento.

Mais leve em 90 kg que a geração anterior, o A3 Sportback ganhou espaço interno e oferece um porta-malas de 380 litros. Entre os itens do interior estão acionamento elétrico do freio de estacionamento, acesso à internet e uma nova tela de até 7 pol para áudio, navegador e telefonia, sistema que inclui toca-DVDs e disco rígido de 60 Gb. Um áudio Bang & Olufsen com 705 watts e 14 alto-falantes também é oferecido.

 

Audi A3 Sportback, maior e com novas tecnologias

 

Os auxílios ao motorista abrangem controle de velocidade e da distância à frente, monitor de veículos em pontos sem visibilidade nas faixas ao lado, reconhecimento de placas de sinalização, assistente de estacionamento, câmeras que mostram 360° ao redor e acionamento automático dos freios que chega a parar o carro, a até 30 km/h, para evitar colisões urbanas. O câmbio S-Tronic, automatizado de dupla embreagem, está disponível para todas as versões.

Na Europa, a linha de motores (todos com turbo) tem os movidos a gasolina de 1,2 litro (105 cv), 1,4 (122 ou 140 cv, este último com desativação de dois cilindros) e 1,8 litro (180 cv) e as unidades a diesel de 1,6 e 2,0 litros (até 184 cv). Outra opção é o TCNG a gás natural, com motor 1,4 turbo de 110 cv. Em 2014 deve vir o E-Tron, com propulsão híbrida e bateria que pode ser recarregada em fonte externa.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação