O A3 Sportback da terceira geração é o mais novo Audi dentro do programa E-Tron, que estuda alternativas de baixa emissão para seus automóveis. A versão conceitual a ser apresentada em Genebra em março propõe uma propulsão híbrida recarregável em fonte externa (plug-in), com um motor turbo de 1,4 litro a gasolina de 150 cv e um elétrico de 75 kW (102 cv), este integrado ao câmbio S-Tronic de dupla embreagem e seis marchas.
Os motores podem operar em separado ou juntos, além de haver um modo de roda-livre que desliga ambos quando se deixa de acelerar em certas condições, para consumo zero de combustível ou energia (sem freio-motor, porém). Com os motores combinados, a potência de 204 cv e o torque de 35,7 m.kgf são similares aos do motor turbo de 2,0 litros de modelos como A4 e A5, o que permite 0-100 em 7,6 segundos e máxima de 222 km/h.
E o consumo? Espantoso: pelo padrão europeu, nada menos que 66,6 km/l de gasolina ou 1,5 litro para cada 100 km, o que corresponde a emitir 35 gramas de CO2 por km. Em modo elétrico pode-se atingir 130 km/h com autonomia máxima de 50 km, mas a Audi não informou sobre o tempo de recarga das baterias em fonte externa. No painel, o A3 E-Tron traz um mostrador de uso de energia (com fases de recarga, eficiência e Boost, que é o uso combinado dos motores para maior desempenho) no lugar do conta-giros, enquanto a tela do sistema MMI demonstra quanta energia ainda há nas baterias.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação