
Na medida em que as baterias evoluem, os ganhos de desempenho dos carros híbridos tendem a ser relacionados cada vez mais aos motores elétricos. Bom exemplo é o Audi A3 Sportback na nova versão 45 TFSI E lançada na Europa, uma alternativa mais potente à 40 TFSI E. A quarta geração do A3 foi apresentada em março.
O motor a gasolina é o mesmo para ambos, o conhecido 1,4-litro turbo do grupo Volkswagen, com 150 cv e torque de 25,5 m.kgf. O que diferencia o A3 45 TFSI E é a forma como ele se associa ao motor elétrico de 109 cv e 33,6 m.kgf para obter potência combinada de 245 cv e torque de 40,8 m.kgf, enquanto na versão 40 os índices combinados são de 204 cv e 35,7 m.kgf, os mesmos do VW Golf GTE vendido no Brasil.

Com transmissão S-Tronic de seis marchas e tração dianteira, o A3 45 TFSI E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos (menos 0,8 s que na versão 40) e alcança a máxima de 232 km/h. Ele pode rodar por 63 km em modo elétrico (ciclo WLTP), no qual atinge 140 km/h. A recarga completa da bateria de íons de lítio de 13 kWh em tomada convencional leva 5 horas.
O Audi A3 45 TFSI E vem de série com rodas de 17 polegadas, freios especiais e detalhes externos em preto. Os faróis adaptativos Led Matrix são opcionais. Na Alemanha a nova opção tem preço de € 41.440 (quase R$ 259 mil) antes do subsídio pelo governo de € 6.750 (R$ 42 mil).

Texto da equipe – Fotos: divulgação