Aparelho emite luz UV tipo C para destruir coronavírus

Aparelho emite luz UV tipo C para destruir coronavírus

 

Chega ao Brasil um novo dispositivo para descontaminação de veículos, incluindo o coronavírus: o Virus Free UVC Power LED, lançado pela empresa FF Tech. O equipamento importado do Canadá destrói o DNA de micro-organismos e serve para desinfecção, entre outros, de transportes públicos e carros de aplicativo. Seu princípio é a emissão de luz ultravioleta C (por meio de lâmpadas de leds), uma onda eletromagnética do espectro solar que não chega naturalmente ao planeta Terra, ficando retida na camada de ozônio.

 

 

A emissão artificial do UV tipo C é usada há mais de 30 anos em países como Estados Unidos, Canadá, China e na União Europeia para desinfecção de ambientes e materiais hospitalares, indústria alimentícia ou farmacêutica, entre outros, já que a luz destrói o DNA de vírus, bactérias e fungos. Segundo o importador, a tecnologia é aprovada pelo órgão norte-americano FDA (Food and Drug Administration) e recomendada pelo CDC (Center for Disease Control and Prevention) dos EUA.

O equipamento com leds é menor do que os que usam lâmpadas convencionais, facilitando o uso em veículos e ambientes internos. O uso do Virus Free em um ônibus, por exemplo, utiliza 4 ou 5 fontes emissoras instaladas por um técnico, que aciona os equipamentos a uma distância mínima de 3 metros, já que o ser humano não pode ter contato com a luz UV do tipo C. A emissão dura de 5 a 15 minutos, dependendo do tipo de veículo, tamanho, número de bancos, etc. A limpeza evita danos a revestimentos, circuitos elétricos e eletrônicos do veículo. Mais informações no site da FF Tech.

Texto da equipe – Foto: divulgação