Alfa Romeo: SUV Stelvio traz versões de 210 a 510 cv

 

A Alfa Romeo lança na Europa o Stelvio, seu primeiro utilitário esporte, incluindo as versões comuns. Em novembro, no Salão de Los Angeles, o modelo havia aparecido na opção de alto desempenho Quadrifoglio com motor V6 biturbo de 2,9 litros, potência de 510 cv e torque de 61,2 m.kgf, para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos com máxima de 285 km/h.

 

 

Já os Stelvios básico, Super e Business (esta chamada de Tecnica em alguns mercados) usam um quatro-cilindros turbo de 2,0 litros com 280 cv, suficiente para 0-100 em 5,7 s e máxima de 230 km/h. Alternativa é o turbodiesel de 2,2 litros com 210 cv, apto a 0-100 em 6,6 s e final de 215 km/h. Mais tarde virão o 2,0 turbo de 200 cv e o 2,2 turbodiesel de 180 cv. Toda a linha tem tração integral (com vetorização de torque no Quadrifoglio) e caixa automática de oito marchas, mas uma versão de entrada com tração traseira vem depois. Audi Q5, BMW X3 e X4, Jaguar F-Pace e Porsche Macan estão entre os adversários.

No interior do SUV estão conveniências como tela de 8,8 pol no painel e áudio Harman/Kardon. O seletor de programas de condução oferece os modos Natural, Dynamic e Advanced Efficiency, aos quais o Quadrifoglio acrescenta o Race (corrida). Assistências passam por frenagem automática, controlador da distância à frente, detector de pedestres e alertas para veículo em ponto cego e para saída da faixa. A tração pode ser distribuída entre 100% traseira e 50% por eixo, conforme a aderência.

 

Stelvio

 

Stelvio Quadrifoglio

Texto da equipe – Fotos: divulgação