VW Jetta, melhor que Corolla e Focus? Os donos dizem

Com alto desempenho e poucos defeitos, sedã obtém alto índice de satisfação, salvo para as concessionárias

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Desde 2011, a Volkswagen concentra no Jetta seu esforço no mercado de sedãs médios, no qual ele enfrenta Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, entre outros. Vale a pena comprar um? Quais seus pontos altos, seus defeitos e o índice de satisfação de seus donos? O Best Cars traz as respostas neste Guia de Compra.

O Jetta de sexta geração chegou ao Brasil em 2011, trazido do México, a fim de substituir tanto o Jetta anterior quanto o Bora, modelos derivados de diferentes fases do Golf. Oferecia duas versões parecidas no visual, mas bem diferentes na mecânica. A Comfortline usava o antigo motor aspirado e flexível de 2,0 litros e oito válvulas, com potência de 116 cv e torque de 17,7 m.kgf (gasolina) ou 120 cv e 18,4 m.kgf (álcool), e transmissão manual ou automática, esta de seis marchas. A suspensão traseira era simples, por eixo de torção. O conteúdo de série incluía bolsas infláveis laterais dianteiras e fixações Isofix, mas havia grande número de opcionais, como bancos de couro sintético, rodas de 17 pol e teto solar.

 

No lançamento, em 2011, ambos os motores eram de 2,0 litros (um aspirado, outro turbo), mas diferentes em potência, suspensão traseira e transmissão

 

No Jetta Highline TSI o motor de 2,0 litros era outro, com 16 válvulas, turbo, injeção direta, 211 cv e 28,5 m.kgf, apenas a gasolina. Vinha com caixa DSG de dupla embreagem e seis marchas, suspensão traseira independente multibraço e mais equipamentos, que incluíam controle eletrônico de estabilidade e cortinas infláveis. A capacidade de bagagem de 510 litros era um ponto positivo.

 

 

O Jetta 2015 recebia mudanças na frente, na traseira, no painel e no volante. Agora havia a versão mais simples Trendline, com o motor aspirado, enquanto a Comfortline ganhava mais itens de série. Pouco depois, esta última versão passava a ser feita no Brasil para complementar a importação. O motor aspirado dava lugar em 2016 ao turbo de 1,4 litro a gasolina, com 150 cv e 25,5 m.kgf. O Trendline oferecia caixas manual e automática, e o Comfortline, só a automática de seis marchas. Sistema de áudio com integração a telefone, em três opções, era outra novidade. A suspensão traseira multibraço vinha em toda a linha. Um novo Jetta foi mostrado no Salão de Detroit de 2018 e não deve demorar a chegar ao Brasil.

 

Desempenho faz unanimidade

O aspecto mais elogiado pelos donos de Jetta é o desempenho do motor, citado por 78% dos que participaram da pesquisa Teste do Leitor do Best Cars. O elogio é unânime entre os que têm a versão turbo de 2,0 litros e comum entre donos do 1,4, mas também aparece vez ou outra para o motor aspirado de 2,0 litros. Os destaques seguintes são para espaço interno (52%), porta-malas (48%) e a transmissão DSG (43%), que equipa apenas o 2,0-litros turbo.

 

Frente, traseira e painel eram modificados em 2015; o Comfortline (em azul) ganhava produção nacional e, no ano seguinte, motor 1,4 turbo

 

Consumo de combustível é ponto positivo para 39% dos donos, sendo mais citado nas duas versões turbo. Estabilidade vem em empate. Depois aparecem posição de dirigir (30%), equipamentos (26%), estilo e freios (22% cada), qualidade de montagem (17%) e robustez (13%).

 

No Jetta, 83% dos donos disseram-se muito satisfeitos, resultado melhor que os obtidos nos guias de Corolla, Focus e Sentra e pouco abaixo do Golf

 

Para Gustavo Raja, de Campinas, SP, que tem um Jetta Highline 2,0 TSI 2014, “o motor é espetacular, força em baixa e em alta. O câmbio é uma obra de arte. Na posição ‘S’ o carro muda completamente. O consumo me surpreendeu: 15 km/l nos limites das rodovias. Muitos mimos e itens inteligentes, coisa que os carros alemães costumam ter. Sua construção é excelente por dentro e por fora”. Marco Nagai, de São Paulo, SP, dono de um Comfortline 1,4 TSI 2016, destaca a economia: “O consumo médio no trecho misto é de 15 km/l. O design é sóbrio e o espaço para passageiros e bagagens é excelente”.

Qual o item mais criticado no Jetta? Acabamento leva o título com 35% de citações, seguido pelo conforto da suspensão (22%). Pontos negativos que dependem da versão aparecem na sequência: desempenho do aspirado (17%), consumo desse motor e do TSI 2,0-litros (13%) e o retardo de resposta do motor 1,4 turbo ou de seu acelerador (9%). Vale citar ainda as alças da tampa do porta-malas, que consomem espaço, e o baixo perfil dos pneus de 17 pol (9% cada).

 

Mais simples, a versão Trendline esteve disponível com motor 2,0 aspirado ou 1,4 turbo

 

Renato Caveari Pimenta, de Miracema, RJ, tem um Comfortline 2,0 2014 e enumera: “Acabamento das portas deveria ser mais caprichado. O motor é um pouco fraco. As hastes do porta-malas ocupam um espaço precioso e tendem a amassar objetos. O perfil dos pneus é muito baixo”. Marco Nagai, citado acima, observa sobre seu Comfortline 1,4 turbo: “Em saída, há certa ‘demora’ para o conjunto responder. A 1.500 rpm ocorre uma aceleração abrupta, que se estabiliza ao subir as marchas”.

 

 

Quando perguntamos sobre defeitos do sedã da Volkswagen, a resposta mais frequente é: ruídos. Foram 22% de menções a barulhos internos e outro tanto para ruídos na suspensão ou na caixa de direção. Outros problemas foram raros, como em controle elétrico de vidros ou retrovisores e mau contato em lâmpadas de lanternas traseiras (9% cada). Genil Bacheti, de São Mateus, ES, reclama do Trendline 1,4 TSI 2016: “Péssimos materiais no interior. É um Voyajão. Muitos ruídos internos, praticamente uma escola de samba”.

Tudo considerado, o Jetta alcançou um ótimo índice de satisfação: 83% dos donos disseram-se muito satisfeitos, resultado melhor que os obtidos nos guias de Corolla (73%), Ford Focus (69% entre hatch e sedã) e Nissan Sentra (62%) e pouco abaixo do Golf (84%). Por outro lado, a assistência técnica tem deixado a desejar: apenas 26% dos donos estão muito satisfeitos com as concessionárias e a maior parte (57%) aponta satisfação parcial. Entre os modelos médios citados, Corolla (59%), Sentra (48%) e a própria VW com o Golf (44%) ficaram em melhor situação, enquanto o Focus (27%) está no mesmo patamar (os índices, obtidos para cada Guia de Compra, podem estar desatualizados).

 

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos83%
Parcialmente satisfeitos9%
Insatisfeitos8%
Pesquisa com 23 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos26%
Parcialmente satisfeitos57%
Insatisfeitos17%
Não usam0
Pesquisa com 23 donos

 

 

Ficha técnica

Comfortline 2,0 (2015)Comfortline TSI 1,4 (2018)Highline TSI 2,0 (2018)
Motor
Posiçãotransversaltransversaltransversal
Cilindros4 em linha4 em linha4 em linha
Comando de válvulasno cabeçoteduplo no cabeçoteduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro24, variação de tempo4, variação de tempo
Cilindrada1.984 cm³1.395 cm³1.984 cm³
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencialinjeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima116/120 cv a 5.000 rpm*150 cv a 5.000 rpm211 cv a 5.500 rpm
Torque máximo17,7/18,4 m.kgf a 4.000 rpm25,5 m.kgf a 1.500 rpm28,5 m.kgf a 2.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomática / 6automática / 6automatizada de dupla embreagem / 6
Traçãodianteiradianteiradianteira
Freios
Dianteirosa disco ventiladoa disco ventiladoa disco ventilado
Traseirosa discoa discoa disco
Antitravamento (ABS)simsimsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricaelétricaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraindependente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões6,5 x 16 pol6,5 x 16 pol7 x 17 pol
Pneus205/55 R 16205/55 R 16225/45 R 17
Dimensões
Comprimento4,659 m4,659 m4,659 m
Largura1,778 m1,778 m1,778 m
Altura1,473 m1,473 m1,473 m
Entre-eixos2,651 m2,651 m2,651 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível55 l55 l55 l
Compart. de bagagem510 l510 l510 l
Peso em ordem de marcha1.305 kg1.298 kg1.376 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima197/200 km/h*203 km/h241 km/h
Acel. de 0 a 100 km/h11,3/10,6 s*8,6 s7,2 s
Consumo em cidade8,8/6,1 km/l*10,4 km/l9,4 km/l
Consumo em rodovia10,8/7,8 km/l*13,8 km/l12,5 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; *gasolina/álcool; rodas e pneus de 17 pol também aplicáveis às versões Comfortline