Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá

Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá

 

Se o criticado acabamento foi aprimorado, o modelo de
Camaçari — como as concessionárias — tem onde melhorar

Texto: Luiz Fernando Wernz – Fotos: divulgação

 

Em fevereiro de 2005 foi publicado no Best Cars o Guia de Compra do Fiesta brasileiro de segunda geração, lançado em 2002. Àquela época, ainda era um projeto recente, que demonstrava atributos como o desenho moderno e a boa dirigibilidade, mas faltava uma evolução em acabamento interno, que chegaria dois anos mais tarde. Decorridos oito anos daquela análise, o Fiesta continua no mercado e tem grande presença entre os usados, o que justifica uma nova abordagem na seção.

Este Guia concentra-se na versão apresentada em janeiro de 2007, já como modelo 2008 (precoce, sem dúvida). Essa primeira reestilização do Fiesta produzido em Camaçari, BA, não constituiu uma mudança de geração, mas a reforma até que foi profunda. A frente foi remodelada até mesmo no capô e nos para-lamas, além de para-choque, grade e faróis, que ganharam refletores duplos. No hatch a plástica na traseira foi sutil — lanternas e para-choque — e no sedã nada foi alterado ali.

As melhores novidades ficaram reservadas ao interior. Muito criticado no lançamento em 2002 pela simplicidade excessiva, o painel foi todo remodelado, com desenho mais moderno e plástico de textura mais agradável. Na versão superior Trend, a seção central do painel e os aros dos difusores de ar vinham na cor prata. Outras melhorias eram mostradores de combustível e de temperatura do motor, que deixaram de ser digitais para voltar aos analógicos, e o comando remoto para fechar e abrir vidros. O revestimento continuava com tecido de toque áspero e aspecto simples, mas no topo de linha havia o opcional de laterais dos bancos e encostos de cabeça em couro.

 

Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá
Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá
Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá


A frente adotada para 2008 renovava o visual, mas a traseira pouco mudava; os

maiores avanços estavam no interior, com painel e acabamento mais agradáveis

 

O motor 1,0-litro flexível em combustível havia acabado de ser lançado e o 1,6-litro não teve alteração em relação ao modelo anterior, mas o tanque de combustível teve sua capacidade aumentada de 45 para 54 litros.

Sem versões de acabamento em seu sentido habitual, essa geração do Fiesta diferenciava-se por pacotes de acessórios, tanto que a tabela oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) considera, em sua maioria, apenas as motorizações e tipos de carroceria. A opção básica, disponível só para o motor 1,0-litro, vinha com conta-giros, relógio, imobilizador eletrônico, iluminação no porta-luvas e no porta-malas. Aquecimento e ar-condicionado eram opcionais. A versão intermediária, batizada de First, adicionava banco traseiro bipartido, terceira luz de freio e lavador e desembaçador traseiros para o hatch. Como opcionais, podia vir com ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e controle elétrico dos vidros dianteiros e das travas.

 

A frente tentava se adequar ao novo visual Kinetic da marca, mas o resto do carro permanecia no conceito de estilo anterior, resultando numa aparência discutível

 

O topo da linha era o pacote Trend com kit Class, que trazia de série ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e porta-malas elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros retráteis (nas laterais), console central com porta-objetos, espelho de cortesia para o motorista, luz de leitura dianteira, maçanetas, frisos, retrovisores e moldura da placa traseira na cor da carroceria, detalhes do painel e maçanetas internas na cor prata. Com motor 1,6, era possível adicionar o já citado acabamento parcial dos bancos em couro, faróis de neblina, rodas de alumínio de 14 pol, alarme, controle elétrico dos retrovisores, rádio/toca-CDs, freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais. Apenas dois meses após, em março de 2007, os pacotes First e Trend tiveram os nomes modificados para Fly e Pulse, na ordem, mantendo os componentes.

A única versão considerada para efeito de cotações da FIPE para o Fiesta é a Trail, com visual aventureiro, lançada em junho de 2007. Baseada no pacote de topo e oferecida com ambos os motores, não contava com nenhum aprimoramento mecânico para o uso fora de estrada. Estava disponível apenas na carroceria hatch e trazia aplique no para-choque dianteiro (que imitava um quebra-mato), barras de teto e estribos. Os bancos contavam com uma capa de Neoprene, com o nome da versão estampada nos encostos dianteiros. Outros detalhes eram pedais de alumínio e adesivos laterais.

 

Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá
Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá
Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá

 
O sedã seguia as novidades do hatch e oferecia as mesmas opções de conteúdos
e de motores; exclusiva do hatch era a versão Trail, com um visual aventureiro

 

A linha 2010 foi lançada em agosto de 2009 e não apresentava novidades estéticas, mas tanto o motor de 1,0 litro quanto o 1,6 tiveram a potência e o torque reduzidos, devido a modificações necessárias para atender a novas normas de emissões de poluentes. Em abril de 2010 era apresentada a linha 2011 com mais uma remodelação, menos extensa que a do modelo 2008. Dessa vez o capô foi mantido, mas devido aos novos faróis, para-choque dianteiro e grade, os para-lamas também foram trocados.

 

 

Demonstrando clara tentativa de atualizar uma carroceria já antiga, a frente tentava se adequar ao novo visual Kinetic adotado pela marca, mas o resto do carro permanecia no conceito de estilo anterior, o New Edge, resultando numa aparência discutível. Mais uma vez a traseira não sofria modificações, exceto pelas lanternas de lentes transparentes, novo para-choque e moldura da placa traseira, itens restritos ao sedã.

A Fly era a versão básica e contava com travas elétricas com controle remoto, alarme, comando elétrico da tampa do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista, luz de cortesia com temporizador, conta-giros, aquecedor e desembaçador traseiro. A Pulse adicionava detalhes externos na cor do veículo, faróis com máscaras cromadas, computador de bordo e faróis de neblina. O kit Class incluía ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros. Havia ainda as opções de bolsas infláveis frontais, freios ABS, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros, rodas de alumínio, vidros elétricos combinados a direção assistida e o My Connection (rádio/toca-CDs com MP3, entradas auxiliar e USB e interface Bluetooth), em total de 28 combinações na linha.

 

Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá
Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá
Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá

 
A nova frente do Fiesta 2011 destoava do conjunto e evidenciava a adaptação; por
dentro havia poucas novidades; nas fotos a versão Fly, a mais simples do hatch

 

Por dentro, o modelo recebeu iluminação do painel permanente na cor branca, grafia dos instrumentos revista e novos padrões de forração. O porta-objetos do console foi ampliado e surgiam o alerta programável para excesso de velocidade e o aviso de manutenção programada. O Fiesta Trail foi descontinuado, mas em janeiro de 2012 a Ford passou a oferecer o kit Storm para o hatch, instalado nas concessionárias, com apliques nos para-choques, saias laterais, adesivos e barras de teto em alumínio. Não houve mais novidades na linha desde então.

 

“Espaçoso, confortável e estável”

A opinião dos proprietários do Fiesta no Teste do Leitor demonstra que o espaço e o conforto ao rodar, a dirigibilidade e o bom desempenho com motor 1,6-litro são os aspectos mais elogiados. “Possui um ótimo desempenho em estradas, mesmo com o porta-malas cheio e com quatro passageiros. Sua suspensão também é bastante confortável. É estável e responde rápido aos comandos do motorista. O que me agrada muito também é o espaço interno, sendo ele bem maior do que realmente aparenta ser”, relata Marcos Franke, de São Paulo, SP, dono de um Fiesta Class 1,6 hatch 2009.

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