Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Fora de estrada

Fiat Toro: opinião dos donos aponta os altos e baixos

12/05/2020
in Fora de estrada, Guia de Compra

Picape agrada pelo conforto, o estilo e o comportamento; críticas incluem acabamento e torque do menor motor

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

A Fiat Toro foi um daqueles carros que chegam para mudar o mercado. Pela primeira vez, o comprador de picapes podia associar características de automóvel — estrutura monobloco, suspensão traseira independente — a elementos apreciados nesses utilitários, como motor a diesel e tração nas quatro rodas. Some-se a isso o belo desenho e bons atributos de conforto, e o sucesso estava garantido.

Depois de quatro anos no mercado, há muitas Toros usadas à venda. Elas são uma boa compra? O que pensam seus proprietários? Quais os pontos mais elogiados e criticados, os defeitos mais frequentes e a satisfação com o carro e a rede de concessionárias da Fiat? Todas as respostas estão nesse Guia de Compra, baseado na opinião dos donos que participaram do Teste do Leitor.

 

A versão Endurance, lançada para 2019, é hoje a mais barata da linha Toro; o modelo 2020 ganhou central de áudio com tela maior, atendendo a muitos pedidos

 

A Toro foi lançada em 2016 em versões Freedom (com opção pelo pacote Opening Edition) e Volcano. A Freedom podia ter motor flexível de 1,75 litro (até 139 cv), com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, ou motor turbodiesel de 2,0 litros e 170 cv, com caixa manual de seis marchas e tração dianteira ou integral sob demanda (acionamento automático da tração traseira). A Volcano era a única a combinar motor turbodiesel, tração 4×4 e caixa automática de nove marchas.

 


Auto Livraria

 

No fim do ano era adicionada a Freedom com motor flexível de 2,4 litros (até 186 cv) e caixa automática de nove marchas, só com tração dianteira. A linha 2018 recebia motor 1,75 revisto, enquanto a Freedom podia vir com o pacote de equipamentos Road e o motor turbodiesel com tração 4×4 e caixa automática. A edição Blackjack, com acabamentos em preto, estreava com motor 2,4. O modelo 2019 trazia mais versões: a de entrada Endurance, só com motor flexível, e a luxuosa Ranch com bancos de couro marrom, sempre 4×4 a diesel. A Freedom ganhava equipamentos e o motor 2,4 mudava da Freedom para a Volcano. Não havia mais versão a diesel com caixa manual.

 

Parte da linha desde o início, a Toro Freedom já ofereceu todos os motores e transmissões da picape; o modelo 2020 das fotos inclui o pacote decorativo S-Design

 

Por fim, a linha 2020 trazia a versão Ultra com cobertura rígida de caçamba, também 4×4 turbodiesel. A Endurance agora oferecia opção de caixa manual para o motor flexível e de caixa automática com motor a diesel, e a Freedom podia ter o pacote visual S-Design.

 

No conjunto, 61% dos proprietários disseram-se muito satisfeitos com a Toro, índice apenas razoável no universo das pesquisas feitas com automóveis

 

Você pensa que o estilo da Toro é seu atributo mais lembrado pelos donos? Errou: o elogio mais frequente é o conforto ao dirigir (citado por 61%), com destaque ao rodar mais suave que o de outras picapes — mesmo na versão a diesel, de maior capacidade de carga. O desenho está em segundo lugar (33%), empatado com a estabilidade e o desempenho dos motores turbodiesel e 2,4-litros. Na sequência aparecem menções ao consumo do turbodiesel e ao nível de ruído de várias versões (28% cada item), itens de conveniência e posição de dirigir (22% cada) e segurança (17%).

O ponto negativo mais comentado da Toro foi reparado na linha 2020: a central de áudio oferecida até 2019, com tela pequena e sem interface para celular, reclamada por 33% dos participantes. Logo atrás estão o acabamento, que vários dizem estar em desacordo ao preço da picape, e o consumo dos motores flexíveis (28% cada quesito). O torque do motor 1,75 foi criticado por 22% dos donos, dentro do universo que inclui as várias versões. Quatro pontos aparecem empatados com 17% de citações: aceleração inicial do motor turbodiesel, capota marítima que deixa entrar água na caçamba, espaço no banco traseiro e qualidade de áudio do sistema.

 

A topo de linha Volcano (modelo 2017 nas fotos) sempre ofereceu o motor turbodiesel com caixa automática; hoje pode vir também com o flexível de 2,4 litros

 

Que defeito mais incomoda os proprietários de Toro? São os ruídos internos, em geral em portas e seus forros, apontados por 28% na pesquisa. Outros problemas foram raros, citados por dois donos ou 11%: defeitos de motor, parte elétrica, dificuldade de partida e falha na tampa da caçamba.

 

Teste do Leitor

 

No conjunto, 61% dos proprietários disseram estar muito satisfeitos com a Toro, um índice apenas razoável no universo das pesquisas feitas até aqui com automóveis (ainda não fizemos a análise de outras picapes). A rede de concessionárias da Fiat é que tem deixado muito a desejar, ao deixar muito satisfeitos apenas 33% dos participantes.

Mais Guias de Compra

 

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 61%
Parcialmente satisfeitos 28%
Insatisfeitos 11%
Pesquisa com 18 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 33%
Parcialmente satisfeitos 56%
Insatisfeitos 11%
Não usam 0
Pesquisa com 18donos

 

Teste do Leitor

• Leia as opiniões dos proprietários de Toro

• Envie opinião sobre seu carro de qualquer marca

 

Ficha técnica

Toro 1,75 flexível Toro 2,0 turbodiesel
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm 83 x 90,4 mm
Cilindrada 1.747 cm³ 1.956 cm³
Taxa de compressão 12,5:1 16,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 135/139 cv a 5.750 rpm* 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm* 35,7 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 ou automática, 6 manual, 6, ou automática, 9
Tração dianteira dianteira ou integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 16 pol 17 pol
Pneus 215/65 R 16 225/65 R 17
Dimensões
Comprimento 4,915 m 4,915 m
Largura 1,844 m 1,844 m
Altura 1,68 m 1,743 m
Entre-eixos 2,99 m 2,99 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l 60 l
Caçamba 820 l 820 l
Capacidade de carga 650 kg 1.000 kg
Peso em ordem de marcha 1.619 kg 1.871 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 172/175 km/h* 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8/12,2 s* 10,0 s
Consumo em cidade 9,5/6,4 km/l* 10,0 km/l
Consumo em rodovia 11,2/7,8 km/l* 12,6 km/l
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; desempenho e consumo da versão flexível com caixa automática; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: 4x4avaliaçãodieselFiatguia de comprapicapeToroToro BlackjackToro EnduranceToro FreedomToro RanchToro UltraToro Volcano

Related Posts

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Land Rover Defender vai a 525 cv com motor V8 e compressor
Fora de estrada

Land Rover Defender vai a 525 cv com motor V8 e compressor

25/02/2021
O que há de novo na Fiat Strada, versões e ficha técnica
Notícias

Fiat Cronos Drive e Strada Freedom ganham equipamentos

24/02/2021
Com 390 cv, Cupra Formentor VZ5 acelera mais que Audi RS Q3
Fora de estrada

Com 390 cv, Cupra Formentor VZ5 acelera mais que Audi RS Q3

22/02/2021
Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI
Fora de estrada

Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI

22/02/2021
Líder na Europa, Nissan Qashqai chega ousado e híbrido
Fora de estrada

Líder na Europa, Nissan Qashqai chega ousado e híbrido

19/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

25/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

25/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade