Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Valente, Mitsubishi Pajero TR4 pede compra consciente

04/07/2014
in Guia de Compra

Mitsubishi Pajero TR4 2012

 

Pequeno utilitário enfrenta terrenos difíceis e seu tamanho o torna
prático para a cidade, mas donos apontam altos custos e baixa qualidade

Texto: Luiz Fernando Wernz – Fotos: divulgação

 

Você mora em um grande centro urbano, mas gosta de aproveitar o fim de semana para curtir a natureza, fazendo um passeio pela areia da praia? Ou curte mesmo é sentir o carro deslizando pela lama, bem longe da cidade, só para descarregar a tensão? Felizmente o mercado nacional hoje oferece opções que cabem na vaga do shopping center e na garagem, não limpam sua conta-corrente e ainda podem proporcionar esses momentos de descontração.

O Mitsubishi Pajero TR4 nasceu como Pajero iO (grafado exatamente dessa forma) há 15 anos, em 1999, e foi renomeado em 2003 ao ganhar fabricação brasileira em Catalão, GO. Neste Guia de Compra temos uma atualização, pois um guia anterior foi publicado em 2005 — aqui analisaremos os modelos de 2007 em diante. Algumas evoluções podem ser observadas no período, apesar de o carro ter preservado seus pontos básicos.

Lançado em junho de 2006, o modelo 2007 do pequeno utilitário trazia mudanças visuais que tentavam aproximar o TR4 de seus irmãos maiores (e mais caros) L200 e Pajero Sport. Os faróis retangulares foram trocados por circulares envolvidos por uma máscara plástica, assim como as lanternas traseiras. As máscaras mantinham o formato do conjunto anterior, evitando mudanças nas chapas metálicas da carroceria. Os para-choques foram revistos, assim como a grade e as barras de teto, e os pneus vinham mais apropriados ao uso no asfalto em novas rodas de alumínio de 16 pol. Pneus de uso misto eram opcionais. No interior, a única novidade ficava por conta do tecido dos revestimentos.

 

Mitsubishi Pajero TR4 2007

 
Faróis circulares montados em máscaras, que preenchiam o lugar dos anteriores,
e novos para-choques eram algumas das novidades do Pajero TR4 para 2007

 

O TR4 já vinha com bom pacote de equipamentos de série, com ar-condicionado, direção assistida, controles elétricos de vidros, travas e retrovisores, alarme com travamento das portas por controle remoto, volante e banco do motorista com regulagem de altura, rodas de alumínio, bolsa inflável para o motorista e rádio/toca-CDs com leitor de MP3. Os opcionais eram barras transversais no teto, pneus de uso misto, tanque de combustível com capacidade aumentada de 53 para 86 litros, revestimento interno em couro e câmbio automático, que vinha acompanhado de bolsa inflável para o passageiro da frente e freios com sistema antitravamento (ABS).

 

O sistema de tração tinha quatro modos de uso:
traseira, 4×4 contínuo, 4×4 com bloqueio
de diferencial central e este último com redução

 

A mecânica permanecia com motor de 2,0 litros e quatro válvulas por cilindro, com potência de 131 cv e torque de 18 m.kgf, e câmbio manual de cinco marchas ou automático com apenas quatro. Um mês após, em julho, o motor passava a ser flexível em combustível e ganhava 2 cv com álcool. A desenvoltura para enfrentar condições adversas de terreno era um destaque, herança direta da família Pajero.

O sistema de tração tinha quatro modos de operação: 4×2, com tração traseira; 4×4 contínuo, com distribuição de tração nas rodas por demanda e operação de engate a até 100 km/h; 4×4 com bloqueio de diferencial central, com divisão da tração em 50% para cada eixo, também acionável a até 100 km/h; e 4×4 com bloqueio de diferencial central e redução, acionado com o carro parado e no qual não se deve ultrapassar os 50 km/h. Em maio de 2008 era lançada a versão GLS, mais simples, com câmbio manual e sem freios ABS ou bolsa inflável para o passageiro.

 

Mitsubishi Pajero TR4 2007
Mitsubishi Pajero TR4 2007
 
O motor de 2,0 litros e 131 cv não mudava, mas um mês depois o TR4 tornava-se
flexível; o sistema de tração tinha quatro modos de uso, incluindo reduzida

 

Em setembro de 2009 aparecia o Pajero TR4 2010, com a remodelação mais extensa desde o lançamento do Pajero iO. A frente ganhou grade e para-choque mais integrados à linguagem de estilo da marca e novos faróis de duplo refletor. As laterais tiveram os vincos suavizados e receberam saídas de ar nos para-lamas dianteiros, além de vidros laterais traseiros mais arredondados. Na traseira foram refeitos lanternas, tampa do porta-malas e para-choque. Por fim, as rodas cresciam para 17 pol e os pneus tiveram altura reduzida.

 



 

A Mitsubishi optou, porém, por manter o interior praticamente igual ao lançado 11 anos antes, modificando apenas detalhes como botões de ventilação, volante e quadro de instrumentos, em um contraste desagradável do exterior mais moderno com o aspecto interno ultrapassado. O sistema de áudio foi aprimorado com entradas USB e para Ipod, além de interface Bluetooth. O pacote de equipamentos de série e opcionais permaneceu, incluindo a privação do ABS e da segunda bolsa inflável nas versões com câmbio manual. Na mecânica, o motor 2,0-litros teve a taxa de compressão aumentada de 9,5:1 para 11:1, melhorando o aproveitamento no uso do álcool e trazendo aumento de potência em 7 cv (4 cv no caso da gasolina).

Por fim, em dezembro de 2011, com foco no público consumidor urbano, era lançada a versão 4×2. Com opção de câmbio manual ou automático, tinha tração apenas nas rodas traseiras. A versão 4×4 passou a contar com uma central multimídia da marca Clarion, que ainda não incluía navegador, embora oferecesse tal possibilidade pela compra de um complemento no mercado de acessórios. Desde então não houve outras novidades no modelo.

 

Mitsubishi Pajero TR4 2007

 
Mantido desde o Pajero iO, o interior era um ponto negativo desse Pajero: linhas
antigas, acabamento muito simples e pouco espaço para quem viajava atrás

 

“É um 4×4 de verdade”

Pelo que se pode constatar pelos relatos do Teste do Leitor, os donos do Pajero TR4 adoram destacar sua aptidão fora de estrada, que transcende os modelos aventureiros apenas na aparência, além de sua praticidade e robustez.

“É um 4×4 de verdade, com quatro opções de tração distintas. Encara qualquer obstáculo. Sabendo dirigir faz em torno de 8 km/l com ar-condicionado ligado, no trânsito de São Paulo, com gasolina. Alto, é muito bom para passar em obstáculos. Buracos e quebra-molas são brincadeirinhas de criança. Dos SUVs pra valer, é o que tem a melhor relação custo-benefício, pelo que oferece em termos de conforto, desempenho e segurança. Pra quem gosta de jipe, de terra, aventura e não tem família grande, é o carro. É muito seguro ao andar em asfalto molhado, com o 4×4 sem bloqueio. Tem muita aderência nesta situação”, elogia Márcio Araújo, de São Paulo, SP, dono de um Pajero TR4 4×4 automático 2012.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãoguia de compraMitsubishiPajero TR4utilitário esporte

Related Posts

Dacia lança Spring, seu Kwid com motor elétrico de 44 cv
Destaques

Renault terá cinco novidades no Brasil: saiba as mais cotadas

02/03/2021
Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390
Fora de estrada

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

02/03/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis
Fora de estrada

Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

25/02/2021
Land Rover Defender vai a 525 cv com motor V8 e compressor
Fora de estrada

Land Rover Defender vai a 525 cv com motor V8 e compressor

25/02/2021
Mercedes GLA 200 de nova geração chega por R$ 325.900
Fora de estrada

Mercedes lança novo GLA 200 no Brasil por R$ 325.900

23/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Mini Cooper SE: elétrico para 0-100 em 7,3 s vem ao Brasil

Mini Cooper SE: hatch elétrico no Brasil a partir de R$ 240 mil

03/03/2021
Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

03/03/2021
Dacia lança Spring, seu Kwid com motor elétrico de 44 cv

Renault terá cinco novidades no Brasil: saiba as mais cotadas

02/03/2021
Volvo C40 Recharge, o XC40 só elétrico e com perfil de cupê

Volvo C40 Recharge, o XC40 só elétrico e com perfil de cupê

02/03/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

03/03/2021
Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

02/03/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

02/03/2021
Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

02/03/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade