Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Guia: para donos de Yaris, rede Toyota é melhor que o carro

14/07/2020
in Guia de Compra

Pode ser confortável, econômico e com bons itens de segurança, mas eles gostam mesmo é das concessionárias

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Com produção no Brasil esperada desde a virada do século, o Toyota Yaris enfim se tornou um carro nacional em 2018, preenchendo a lacuna entre o Etios e o Corolla. O hatch e o sedã basearam-se no modelo tailandês, diferente do europeu ou do norte-americano. Com sua presença crescente no mercado de carros usados, o Best Cars analisou as opiniões de proprietários no Teste do Leitor para um Guia de Compra.

O Yaris oferecia os motores do Etios com pequenas alterações. O hatch podia ter o de 1,3 litro (94 cv com gasolina e 101 cv com álcool) ou o de 1,5 litro (105 e 110 cv, na ordem), e o sedã, apenas o segundo. Inédita em um Toyota compacto por aqui era a transmissão automática de variação contínua (CVT), disponível com ambos os motores. As versões de acabamento iniciais eram XL, XL Plus Tech, XS e XLS.

 

O hatch era o único Yaris a oferecer motor 1,3 na versão mais simples, mas o 1,5 equipava as três outras; a XLS, nas fotos, tinha teto solar e sete bolsas infláveis

 

Nesse pouco tempo no mercado, o Yaris não passou por grandes alterações. A versão X-Way vinha em 2019 com visual “aventureiro”, sem mudanças mecânicas ou mesmo em pneus. Pouco depois da adoção de nova central de áudio para 2020, dotada de integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, as versões com esse sistema ganhavam o sufixo Connect no nome. A mais simples XL tornava-se XL Live e a XL Plus Tech, agora chamada de XL Plus Connect, recebia motor 1,5 também no hatch.

 


Auto Livraria

 

Quando perguntados sobre os principais aspectos positivos do Toyota Yaris, nada menos que três quartos dos donos participantes do Teste do Leitor apontaram o conforto (interno e/ou de rodagem, pois vários não especificaram). O segundo elogio mais comum é ao consumo de combustível (63%), válido para ambos os motores e tipos de transmissão. Muitos também destacam a robustez, durabilidade e/ou confiabilidade do carro (44%), itens seguidos pela operação da transmissão CVT (38%). Expressivas são ainda as menções a equipamentos, estilo (31% cada), estabilidade e itens de segurança ativa como o controle eletrônico de estabilidade (25% cada), acabamento e desempenho (19% cada).

O leitor Fabio, do Rio de Janeiro, RJ, tem um Yaris hatch XS 1,5 2019 e analisa: “Conforto de rodagem e economia de combustível. Possui controles de tração e estabilidade. O desempenho na cidade é bom, com o CVT fazendo um bom trabalho. O porta-malas tem bom tamanho. O carro gira a rotações baixas o tempo todo, priorizando a economia. Só posso confirmar a robustez e confiabilidade de mais um Toyota. Tem sido um ótimo carro”. Gilberto Bezerra da Silva, de São Paulo, SP, acrescenta sobre seu Yaris sedã 1,5 2019: “Conforto e economia, seguro barato, mecânica superconfiável, estabilidade sensacional, assistência técnica ímpar”.

 

O sedã tinha um desenho sóbrio; a transmissão CVT era uma novidade técnica em relação ao Etios, do qual o Yaris herdava os motores

 

Sobre pontos negativos, os donos de Yaris fazem um curioso equilíbrio entre os três aspectos mais citados: volante sem ajuste em distância, posição do apoio de braço central dianteiro e central de áudio foram apontados, cada um, por 38% dos participantes. A central recebe críticas tanto pela falta de integração a Car Play e Android Auto (modelos 2019) quanto pelo espelhamento de celular instável e outras falhas de operação. De resto, 25% dos leitores mencionaram o ruído do motor em alta rotação, o mesmo percentual criticou o tapete de acabamento do porta-malas e dois itens (altura livre do solo e falta de sensor de estacionamento) apareceram em 19% das opiniões.

 

O Yaris não conseguiu bom índice de satisfação: apenas 44% de proprietários muito satisfeitos, o pior resultado em 10 guias de modelos compactos

 

“Carro muito baixo, com mais de duas pessoas arrasta a parte de trás. Volante não tem regulagem de profundidade, o que traz desconforto. Apoio de braço muito recuado. Porta-malas aberto não tem aviso sonoro dentro do carro”, comenta Eduardo Rodrigues Alves, que dirige em Campos dos Goytacazes, RJ, um Yaris XL 1,5 CVT 2019. O já citado Fabio complementa: “Somente dois airbags nessa versão. Multimídia fraca de conteúdo e sem Car Play ou Android Auto. É comum espelhar o celular e do nada dar um ruído forte e desconectar do espelhamento. O tapete do porta-malas é ridículo, de aspecto muito barato”.

Perguntados sobre os defeitos apresentados pelo Yaris, 31% dos donos apontaram ruídos internos e 19% indicaram ruídos na suspensão. Não houve outros defeitos com incidência significativa. “Desde que tirei da concessionária, apresenta barulho nas portas e um barulho na parte traseira que não conseguem resolver (já levei quatro vezes). Um absurdo. O carro parece uma escola de samba”, reclama o leitor Matheus, de Salvador, BA, dono de Yaris hatch XLS 2020.

 

A versão X-Way (foto maior) trazia apenas alterações estéticas, sem afetar suspensão ou pneus; a central de áudio do modelo 2019 recebeu várias críticas

 

Apesar de somar mais atributos que pontos falhos, o Yaris não conseguiu um bom índice de satisfação: apenas 44% dos proprietários disseram-se muito satisfeitos com ele, mesmo percentual dos parcialmente satisfeitos. É o pior resultado em 10 guias de modelos compactos, atrás de Volkswagen Up (94%), os antigos Chevrolet Onix e Prisma (82%), Ford Ka hatch e sedã (81%), Peugeot 208 (81%), Toyota Etios (76%), Hyundai HB20 e HB20S anteriores (75%), Renault Logan e Sandero (69%), Fiat Grand Siena (64%), Volkswagen Fox e Spacefox (60%) e VW Polo (58%).

 

Teste do Leitor

 

Como a fama da Toyota fazia esperar, a satisfação com a rede de concessionárias foi boa — melhor até que com o próprio automóvel, o que constitui exceção nos Guias de Compra. Foram 63% de donos muito satisfeitos com a assistência técnica da marca, valor que perde apenas para o do “irmão” Etios (69%) e empata com o de HB20 (63%). Superou Ka (56%), Onix e Prisma (46%), Polo (45%), Logan e Sandero (41%), Fox (40%), 208 (38%) e Grand Siena (30%). Uma vez que os resultados se referem ao momento de publicação de cada Guia de Compra, podem ser diferentes da situação atual.

Mais Guias de Compra

 

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 44%
Parcialmente satisfeitos 44%
Insatisfeitos 12%
Pesquisa com 16 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 63%
Parcialmente satisfeitos 25%
Insatisfeitos 12%
Não usam 0
Pesquisa com 16 donos

 

Teste do Leitor

• Leia as opiniões dos proprietários de Yaris

• Envie opinião sobre seu carro de qualquer marca

 

Ficha técnica

  Yaris hatch XL 1,3 Yaris sedã XLS 1,5
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 72,5 x 80,5 mm 72,5 x 90,6 mm
Cilindrada 1.329 cm³ 1.496 cm³
Taxa de compressão 13,0:1 13,0:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 94/101 cv a 5.600 rpm 105/110 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,5/12,9 m.kgf a 4.000 rpm 14,3/14,9 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa automática de variação contínua, simulação de 7 marchas
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol 15 pol
Pneus 185/60 R 15 185/60 R 15
Dimensões
Comprimento 4,145 m 4,425 m
Largura 1,73 m 1,73 m
Altura 1,49 m 1,49 m
Entre-eixos 2,55 m 2,55 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 45 l 45 l
Compartimento de bagagem 310 l 473 l
Peso em ordem de marcha 1.110 kg 1.150 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND ND
Consumo em cidade 13,1/9,0 km/l 13,0/9,0 km/l
Consumo em rodovia 14,2/9,9 km/l 14,5/10,6 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Tags: avaliaçãoguia de compraToyotaYarisYaris X-WayYaris XLYaris XLSYaris XS

Related Posts

Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos
Destaques

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Honda Civic 2020: visual retocado e mais equipamentos
Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus
Avaliação

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Toyota Etios: novas versões e controle de estabilidade
Notícias

Toyota Etios deixa em março o Brasil, último país a produzi-lo

10/02/2021
Toyota Corolla (segunda geração) e Fielder
Toyota

Toyota Corolla (segunda geração) e Fielder

05/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade