Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Destaques

Foi um ano atípico, mas 2020 também trouxe aprendizado

18/12/2020
in Destaques, Editorial
Editorial

Lançamentos adiados, eventos pela internet e recuperação do mercado em um período conturbado

Vai chegando ao fim um ano atípico para qualquer um de nós. Quem esperaria, em 1º. de janeiro de 2020, que o novo coronavírus então recém-detectado na China provocaria tantas mudanças em nossas vidas? E não foi diferente para o mercado de automóveis e a imprensa que trata do assunto.

Os emplacamentos de veículos de acordo com a Fenabrave indicaram queda de 23% nos 11 primeiros meses deste ano em comparação a igual período de 2019, mesmo com a grande recuperação de vendas na fase final (novembro ficou só 3% abaixo do mesmo ano de 2019). A produção, contudo, está demorando a voltar aos padrões de antes por falta de componentes, fenômeno que o Brasil tem registrado em diferentes áreas de produção e comércio.

As marcas tiveram de se adequar à inesperada situação: novidades que, em tempos normais, mereceriam grandes eventos foram mostradas à imprensa apenas pela internet

Lançamentos como os de Nivus (foto), Strada e Tracker tiveram de se adaptar ao virtual

O ritmo de lançamentos da indústria foi bastante abalado pela fase inicial da pandemia, quando concessionárias foram fechadas, a circulação de pessoas diminuiu drasticamente e eventos de imprensa presenciais se tornaram inviáveis. Exemplo clássico foi o do Chevrolet Tracker: estava tudo preparado para uma grande reunião de jornalistas (incompleta, porém, pois o Best Cars não foi convidado) em São Paulo, em março, quando as medidas de isolamento social forçaram a General Motors a cancelar tudo e limitar-se a um evento virtual.

O lançamento da Ford Ranger Storm no Rio Grande do Sul também foi substituído por apresentação na internet. Outra picape média, a Volkswagen Amarok com motor de 258 cv, acabou demorando seis meses a chegar ao Brasil após a apresentação para a imprensa brasileira na Argentina ser abortada.

Na Fiat a pandemia pegou a divulgação da nova Strada pela metade: apenas quem já havia dirigido o carro em evento prévio pôde publicar sua avaliação. Para os demais, ao menos o fabricante foi rápido e ofereceu o produto para empréstimo imediato após a apresentação virtual.

Outras marcas tiveram de se adaptar à inesperada situação. Novidades como o Ford Territory e o Volkswagen Nivus, que em tempos normais mereceriam grandes eventos, foram mostradas apenas pela internet. Para mídias como o Best Cars, o Nivus foi oferecido para teste logo em seguida e o Territory até antes da apresentação — o empréstimo antecipado sempre ocorreu para as grandes revistas, mas era incomum para sites como o nosso.


Auto Livraria

Novo formato

Quando os lançamentos presenciais aos poucos voltaram, tiveram de mudar de formato. Nada de jornalistas rodando juntos nos carros ou de transporte em van ou ônibus de São Paulo até a cidade do evento: no Peugeot 208, por exemplo, o convidado retirava o carro em uma concessionária paulistana e nele seguia até a pista de testes do Haras Tuiuti, onde podia dirigir a versão elétrica.

No fim das contas, o que podia parecer uma solução de compromisso foi, a meu ver, uma importante mudança de padrões. A indústria foi forçada a deixar de lado os grandes eventos nacionais e as frequentes viagens aéreas — em alguns casos, passava-se mais tempo em aeroportos do que trabalhando acerca do veículo. Em seu lugar veio a eficiência: demonstrações virtuais e eventos mais curtos e regionalizados.

Sem os salões o público perdeu sua oportunidade de ver os lançamentos e carros-conceito pessoalmente, mas à imprensa foi possível apresentá-los com mais tempo

Eficiência: o jornalista retirava o 208 em uma concessionária e seguia até a pista de testes no interior

A pandemia também abalou os salões do automóvel: foram todos cancelados este ano, a começar pelo de Genebra, a poucos dias da abertura em março, e chegando ao de São Paulo, que antes do vírus já enfrentava o êxodo de fabricantes. Sem os eventos presenciais o público perdeu sua oportunidade de ver os lançamentos e carros-conceito pessoalmente, mas do ponto de vista jornalístico foi possível apresentá-los com mais tempo, sem as dezenas de novidades simultâneas.

Para o Best Cars, este também foi um ano desafiador. Como em qualquer mídia que lida com novidades do mercado, o site teve dificuldade em oferecer bons assuntos durante a pandemia, como comentei aqui em abril. O ritmo de testes demorou para se recuperar e o de notícias até hoje não retomou o padrão anterior — há dias em que percorremos nossas fontes mundo afora sem encontrar algo realmente interessante para mostrar.

O mercado publicitário teve forte retração nos primeiros meses de pandemia, quando tudo parecia estar suspenso à espera de um retorno à normalidade que ainda não ocorreu. Por outro lado, o êxito da Auto Livraria, lançada em janeiro e prestigiada por bom número de leitores, tem contribuído de forma decisiva para sustentar o site. Se você ainda não se tornou cliente, sempre há tempo.

Como será 2021? Em meio à expectativa pelas vacinas e às dúvidas sobre a situação econômica, desejo que no novo ano tenhamos mais fé, paz e esperança. Que os momentos difíceis de 2020 sejam fonte de aprendizado e que, com a vida de volta ao normal ou adaptada ao “novo normal”, possamos seguir em frente para um ano bem melhor.

Editorial anterior
Tags: Carros do PassadoEditorialindústriamercado

Related Posts

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial
Livros e revistas de outras marcas

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

14/04/2021
Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio
Livros e revistas Chevrolet

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970
Destaques

Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas
Livros e revistas Fiat

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021
Ford Ecosport: catálogos de lançamento do SUV que abriu o segmento
Livros e revistas Ford

Ford Ecosport: catálogos de lançamento do SUV que abriu o segmento

09/04/2021
O Carro: quatro volumes e quase 1.000 páginas com os melhores da história
Livros multimarca

O Carro: quatro volumes e quase 1.000 páginas com os melhores da história

12/04/2021

Pesquise no site

Notícias

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

14/04/2021
Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

14/04/2021
Jeep Compass: edição 80 Anos traz motor turbo de 185 cv por R$ 163 mil

Jeep Compass turbo 2022: as versões de R$ 140 mil a R$ 177 mil

13/04/2021
Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

12/04/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

14/04/2021
Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021

Avaliações

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021

Teste do Leitor

Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

19/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/03/2021
Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass
Peugeot

Peugeot 3008 (ambas as gerações) e 5008

19/03/2021
Volkswagen Virtus: fotos e informações são reveladas
Volkswagen

Volkswagen Virtus

19/03/2021
Toyota Camry, agora como nos EUA, vem a R$ 190 mil
Toyota

Toyota Camry (todas as gerações)

19/03/2021
Hyundai Tucson (primeira geração)
Hyundai

Hyundai Tucson (primeira geração)

19/03/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade