Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Best Cars, 23 anos: uma viagem no tempo até 46 anos atrás

23/10/2020
in Editorial
Editorial

Como seriam as notícias do site em seu lançamento, se ele acontecesse 23 anos antes de 1997?

Muitos de nós assistimos, na década de 1980 ou mais tarde, a pelo menos um filme da trilogia De Volta para o Futuro (Back to the Future). No primeiro deles, ao acionar sem querer a máquina do tempo instalada por um cientista em um DeLorean DMC-12, o jovem Marty McFly (Michael J. Fox) volta de 1985 para 1955, quando seus pais ainda estavam por se conhecer. No filme seguinte a viagem se inverte e McFly avança para 2015, época de carros voadores que, como hoje sabemos, não se concretizaram.

Ontem, 22 de outubro, o Best Cars completou 23 anos de atividade. Um ano atrás o Editorial fazia uma viagem no tempo, como a do segundo filme da série, imaginando o mercado de automóveis e nossa relação com os carros em 2041, ou seja, 22 anos depois do vigésimo-segundo aniversário. Naquela ocasião um leitor propôs o contrário: voltarmos no tempo o equivalente a duas vezes a idade do site. Gostei da ideia e a registrei para aproveitar no aniversário seguinte — que comemoramos agora.

 

Na Ford há quem defenda redesenhar a Rural: “Os norte-americanos têm apontado para os ‘veículos utilitários esporte’, que seriam perfeitos para o Brasil”

 

Se a Volkswagen insistir na fórmula do Passat, perderá a liderança, prevê um concessionário

Vamos, então, imaginar que um DeLorean nos levou em outra viagem no tempo para conhecer as notícias da primeira edição do Best Cars, não em 22 de outubro de 1997, mas 23 anos antes, em 22 de outubro de 1974 (quando este editor ainda era um protótipo em desenvolvimento materno, mas viagens no tempo são assim mesmo). É claro que você poderia consultar uma revista daquela época, mas esse retorno tem a vantagem de nos apresentar o passado sob a perspectiva de hoje — e, claro, com algum humor.

• “Anti-Volks” – Parte da rede de concessionárias da Volkswagen tem protestado contra o lançamento do Passat, considerado um “anti-Volks” por suas soluções técnicas que contrariam o que a marca sempre usou no Brasil. “Não vai dar certo”, explica um porta-voz do movimento. “Motor refrigerado a água ferve, mangueiras rompem-se. Suspensão com molas helicoidais não aguenta nossas estradas. Tração dianteira não serve para a lama. Se a Volkswagen insistir nessa fórmula para seus próximos modelos, nunca mais será líder de vendas”, ele desafia.

• Novas peruas – Depois da Chevrolet Caravan, que chega ao mercado neste fim de ano, mais duas peruas devem vir ao Brasil para competir com a Ford Belina: as derivadas do Passat e do Dodge 1800. Embora elas existam na Europa, as fábricas precisarão desenvolver aqui as carrocerias de duas portas, como aconteceu com a Caravan. Como se sabe, o público brasileiro rejeita carros de quatro portas, alegando maior nível de ruído e insegurança para crianças no banco traseiro.

• Rural – Na Ford, o próximo projeto de carro familiar pode seguir em outra direção: há quem defenda redesenhar a Rural, a antiga perua herdada com a compra da Willys, para aliar suas características fora de estrada a evoluções em conforto para uso urbano. “O mercado norte-americano tem apontado para os ‘veículos utilitários esporte’ ou SUVs na sigla em inglês. Seria algo perfeito para o Brasil”, empolga-se um executivo da marca. Uma ala da diretoria, porém, entende que não faria sentido trocar a Belina pelos “SUVs” pelas desvantagens em consumo, estabilidade e custo.

 


Auto Livraria

 

• Ceticismo – A Fiat anuncia que o carro 147, versão local do 127 italiano, deve entrar em produção em dois anos em Betim, MG. O pequeno modelo terá o primeiro motor transversal do País, solução que permitirá espaço interno surpreendente para seu pequeno tamanho. Marcas concorrentes, porém, estão céticas: “O brasileiro gosta de carros grandes. Com essa estratégia a Fiat vai fracassar e pode sair do mercado em poucos anos”, revelou o executivo de uma delas sob condição de anonimato.

• Dois combustíveis – Diante das incertezas sobre o petróleo e dos aumentos da gasolina, o País estuda o uso de álcool da cana-de-açúcar como combustível para os carros. Um dos problemas apontados é a corrosão de componentes como tanque e carburador. Outro é que o álcool pode demorar a estar disponível em todo o Brasil, o que trará o risco de não ter como abastecer em algumas regiões. Um engenheiro sugere que os motores possam usar tanto gasolina quanto álcool. “Seria ideal, mas envolve dificuldades técnicas que talvez nunca sejam superadas”, ele admite.

 

“Não vejo vantagem em um carro que troca sozinho de marcha: só serve para americano preguiçoso”, respondeu um participante à pesquisa sobre caixas automáticas

 

O elétrico Gurgel Itaipu: autonomia, peso e custo das baterias logo serão resolvidos

• Elétrico – O engenheiro e fabricante de jipes João Gurgel está otimista com o projeto Itaipu, o primeiro carro elétrico brasileiro, recém-apresentado. Gurgel acredita que em poucos anos as limitações ao uso de eletricidade em carros — peso e custo das baterias, autonomia e tempo de recarga — serão coisa do passado. “O petróleo vai encarecer e logo vai acabar. Daqui a 15 ou 20 anos todos os carros serão elétricos. É um caminho sem volta”, garante um especialista no setor.

• Automáticos – Com o lançamento de transmissões automáticas em mais automóveis nos últimos anos, como o Chevrolet Opala e o Dodge Dart, o Best Cars pesquisou a aceitação do público ao sistema. Perguntados se comprariam um carro automático, 82% responderam “de jeito nenhum”. Ao lado de aspectos como consumo de combustível e manutenção, a maioria alega que perderia o prazer de dirigir. Um participante resume: “Não vejo vantagem em um carro que troca sozinho de marcha. É igual direção hidráulica: só serve para americano preguiçoso. No Brasil nunca será bem-aceito”.

• Antigos – O Veteran Car Club, associação de donos de carros antigos fundada em 1963 em São Paulo, SP, planeja abrir cinco novos clubes pelo Brasil em 1975. Na última reunião, o presidente da seção paulista discursou: “O movimento está crescendo e as pessoas valorizam mais os automóveis do passado. Imagino um dia em que essas velhas Kombis de trabalho serão compradas a preço de ouro, restauradas e integradas a coleções ao lado de Opalas, Mavericks e Dodges”. A plateia gargalhou diante de um cenário tão improvável.

Editorial anterior
Tags: aniversárioCarros do PassadoCuriosidadesEditorial

Related Posts

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo
Livros e revistas Honda

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades
Destaques

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história
Livros e revistas Porsche

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021
VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração
Livros e revistas Volkswagen

VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração

22/02/2021
Quatro Rodas 1971 a 1974: Opala, Charger, Alfa 2300 e mais
Revistas nacionais

Quatro Rodas 1971 a 1974: Opala, Charger, Alfa 2300 e mais

19/02/2021
Ford F-100 e F-1000: propagandas antigas das picapes
Livros e revistas Ford

Ford F-100 e F-1000: propagandas antigas das picapes

16/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade