Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Questão de imagem: os comerciais de TV e o automóvel

12/04/2013
in Editorial

Simples ou repletos de recursos, filmes de publicidade
podem contribuir para a reputação da marca ou prejudicá-la

 

Anúncios comerciais de televisão — hoje, cada vez mais acompanhados ou mesmo substituídos pelos veiculados na internet — são, por tradição, uma das maneiras mais diretas para um fabricante de produtos falar com seu público. Nada mais natural, seja pelo alcance dessas duas mídias, seja pela forma como a publicidade chega ao consumidor, com recursos de áudio e vídeo que vão muito além da propaganda impressa.

Há comerciais que se fixam em nossas mentes por décadas, de forma positiva, e concorrem para formar a boa imagem da marca ou do produto. Por que isso acontece? Os especialistas em marketing terão sua explicação, mas para mim — como mero interessado no assunto, em particular quando se trata de automóveis — a fórmula para esse êxito envolve requisitos como originalidade, foco no público-alvo e a escolha de cenas, sons e mensagens apropriadas ao produto. É claro que as qualidades do carro apresentado ajudam, mas não são elas — ou só elas — que fazem um bom comercial.

 

O comercial da linha 1989 da Volkswagen, com a música “Isso aqui o que é”, esbanjava bom humor e descontração de um jeito bem brasileiro

 

Nos tempos em que o mercado nacional estava fechado às importações, os carros produzidos aqui acumulavam décadas de produção (o que ainda acontece hoje, mas em menor parcela), uma defasagem que não impedia a elaboração de grandes peças publicitárias.

Da década de 1980 (a primeira da qual poderia me lembrar sem recorrer a gravações), ficaram em minha memória comerciais como o do Chevrolet Diplomata 1987 com o maestro Diogo Pacheco, que o dirigia enquanto parecia conduzir uma orquestra — e transmitia uma imagem sofisticada, perfeita para o público que a General Motors almejava com o grande sedã. Ou o clássico de Zé Rodrix, “meu coração bate mais alto dentro de um Chevrolet”, no lançamento da linha 1988 — tão marcante que foi reinterpretado por Roberto Frejat e Edgar Scandurra, em 2010, para apresentar o Camaro.

Da mesma época é o filme da linha 1989 da Volkswagen, com a música Isso aqui o que é, que esbanjava bom humor e descontração de um jeito bem brasileiro. Como esquecer o cavalo de pau que colocava a Parati com perfeição em uma pequena vaga de estacionamento? Ou o “flanelinha” que, distraído com uma moça bonita por perto, se esquecia de avisar para o motorista cessar a manobra de ré?

 


Auto Livraria

 

Com charme e com humor

Veio a abertura de mercado, em 1990, e com ela a expansão da oferta ao consumidor, tanto com carros importados quanto com a inauguração de fábricas de novas marcas. A indústria nacional respondeu ao cenário de competição e a publicidade refletiu aquele momento. A GM fez uma bela campanha com o mote “absoluto” em 1992 para o Omega, que tinha suas partes divididas por um raio laser para mostrar cada detalhe interno ou mecânico. Em outra linha, adequada a um carro acessível, surgiu em 1994 a figura do velho ranzinza que reclamava das modernidades do Corsa — “O que há de errado com o velho e bom carburador?”.

A Fiat criou um comercial inesquecível para o lançamento da Palio Weekend, em 1997, com a música Fool Around e peixinhos que ficavam com saudades quando a família ia embora da praia com a perua. Do mesmo ano é o criativo anúncio do garoto que sonhava com uma Kombi, e não um conversível, para poder passear com muitas garotas em vez de uma só…

Ao lançar o Gol reestilizado “Geração 3”, dois anos mais tarde, a VW fez um belo filme do carro em um campo de futebol, marcando pontos a cada detalhe mostrado e, ao fim, fazendo o placar disparar até explodir quando a marca VW era destacada. E foi também em 1999 que surgiu o Mercedes-Benz Classe A nacional, com um anúncio que relembrava o sonho de infância com a marca — o garoto brincando com uma miniatura do 300 SL de “asas de gaivota”, o jovem curtindo os Mercedes nas revistas — até que, já adulto, o homem vê o compacto na concessionária e se descobre apto a realizar seu sonho.

 

Em um ótimo do Peugeot 206, um jovem indiano amassa seu velho sedã para deixá-lo parecido com o compacto e chamar atenção das garotas

 

Nos anos 2000 os comerciais buscaram variedade, desviando-se muitas vezes do foco nos atributos do automóvel, o que não impediu que boas campanhas fossem criadas. São desse período anúncios marcantes como o do Ford Focus 2009, com os funcionários da fábrica cantando Happy Together e indicando prazer em fazer o carro, e o do Citroën C4 Pallas de 2007, no qual o ator do seriado 24 Horas Kiefer Sutherland estranhava a cidade vazia, silenciosa, até perceber que ela só parecia assim vista de dentro do carro. Lá fora, o caos.

Na sempre criativa Fiat, o tema “rever conceitos” levou a algumas peças muito divertidas entre 2001 e 2003. Em uma delas um senhor reclama a uma moça que está demorando demais para ser recebido pelo presidente da empresa — na verdade é a presidente, ela própria, que ele pensava ser a secretária. Do exterior veio um ótimo comercial do Peugeot 206, no qual um jovem indiano amassa sem dó seu velho sedã para deixá-lo vagamente parecido com o compacto francês, o que o habilita a chamar atenção das garotas…

São memoráveis ainda alguns comerciais da VW com animais, como o do CrossFox criado pelos tigres e o da picape Amarok com a elefanta Korama, que simbolizava confiabilidade e companheirismo, e o do Mitsubishi Lancer com o tema da trilogia De Volta para o Futuro.

Um rol que pode ser fechado com chave de ouro por duas campanhas dignas de aplausos, veiculadas nos últimos meses: a da Ford para o Fusion, com quatro filmes na internet que mostram o duelo entre Nélson Piquet e Nigel Mansell em autódromo ao volante do sedã, e os dois comerciais da VW para o Fusca, que levam o novo besouro ao cenário dos anos 70 com direito a uma aparição do humorista Mussum. Ambas mostraram que temos no Brasil agências de propaganda de primeira linha.

Comerciais que divertiram, despertaram boas lembranças e sensações agradáveis e, por isso, marcaram época e contribuíram para a imagem dos produtos que anunciavam. Triste recordar tudo isso e ver um fabricante da estirpe da Mercedes-Benz — até então, símbolo de bom gosto, requinte e qualidade — recorrendo a um funk para atrair atenção de forma barata ao novo Classe A. O fascinante mundo da publicidade poderia passar sem essa.

 

P.S.: Acrescentado o do Mitsubishi Lancer, que não poderia ficar de fora da lista dos melhores (8/4).

Fale com o editor Editorial anterior

 

Tags: 206C4 PallasChevroletClasse AcolunasCorsaEditorialFabrício SamaháFiatFocusFordFusionGolMercedes-BenzOmegaOpalapublicidadeVolkswagen

Related Posts

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45
Destaques

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível
Revistas nacionais

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
O que há de novo na Fiat Strada, versões e ficha técnica
Notícias

Fiat Cronos Drive e Strada Freedom ganham equipamentos

24/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades
Destaques

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Mercedes GLA 200 de nova geração chega por R$ 325.900
Fora de estrada

Mercedes lança novo GLA 200 no Brasil por R$ 325.900

23/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade