Autogiro – colunas anteriores

Por Luís Perez

 Importados e “carroças” marcaram a Era Collor, que começava há 15 anos

 Instrutores afirmam que só 5% dos motoristas praticam de fato a direção defensiva

 Corte de custos dilapidou o conceito de nacionalidade de marca e modelo

 Fabricantes se esforçam para que as novidades não fiquem muito caras e pouco competitivas

 Empresa de telefonia tem muito o que aprender com a indústria automobilística

 Tempos atrás automóveis tinham “torcida”; hoje o consumidor opta pelos que oferecem mais

 Pegar a estrada faz muito bem, mas requer seguir algumas regras quase óbvias

 Imposto de Primeiro Mundo: no Brasil quase um terço do preço do automóvel são tributos

 Ano começa otimista e fabricantes poderão deixar os automóveis mais seguros

 O pior do Brasil: automóveis e estradas de Primeiro Mundo, motoristas de Terceiro

 Do Speed Racer ao Bob Esponja, o carro fascina por fazer parte de nossas vidas

 Preferência pelo carro 1,0 prata e sem bolsa inflável não é “falta de tradição”

 Até que ponto a tecnologia do automóvel nos torna cobaias?

 Mudança dos serviços de valet mostra que sobra lei e falta aplicação

 Caleidoscópio de sensações da vida moderna sempre inclui o automóvel

 Do lanche ao casamento, quase tudo pode ser feito de dentro do carro

 Sérgio Habib, da Citroën, surpreende pela franqueza e “engole o pato”

 Los hermanos: carros argentinos já não têm o mau acabamento de outra época

 Salão foi badalado, mas modelos estiveram distantes de nossa realidade

 Os que praticam capitalismo predatório no mercado de usados tendem a sucumbir

 Biodiesel: atentado contra professor mostra que alguém tem medo dessa idéia

 Foi-se o tempo em que as novidades do Salão de Paris logo chegavam ao Brasil

 Nossa mania de controlar e o que está por trás da vigilância

 Idosos saem menos de casa, mas morrem mais no trânsito

 Viva a indústria da multa: para que avisar sobre os radares?

 Mundo dos espertos: anistia do IPVA revolta quem pagou em dia

 Extintor é obrigatório só aqui, mas quem está preparado para usar?

 Quero ser grande: Fiesta Sedan mostra que a impressão de tamanho importa

 Por que as seguradoras não fazem logo o seguro de que eu preciso

 “Causos” e gafes ajudam a entender relação entre imprensa e indústria

 Governo militar contaminou a atitude dos motoristas

 Educação no trânsito está relacionada ao prazer de dirigir

 Dados da Anfavea revelam por que o Brasil tem potencial para crescer

 “Preço de fábrica” e “juro zero” ofendem nossa inteligência

 Nem sempre o dono de um carro de luxo tem educação

 Dúvida cruel: será que o modelo que comprei “combina” com o quanto ganho?

 Para aproveitar maré favorável, o consumidor precisa saber o que exigir

 Valor de revenda afugenta o cliente das séries e cores especiais

 Parabéns às fábricas que retiraram acendedor e cinzeiro

 Que tal notar que dirigir bem é um método?

 Se recall é corriqueiro, por que é abordado com tanta temeridade?

 Perua não substitui minivan e vice-versa; “questão cultural” é desculpa

 Falta de fiscalização e senso de realidade nas regras levam à balbúrdia

 Historietas de guardadores, vendedores, executivos e aumentos

 Onda retrô, saudade de um tempo que não volta mais

 Parque dos dinossauros: não diremos mais “amém” ao Santana Executivo

 O que se aprende na auto-escola? A passar no exame do Detran

 As histórias contadas pelo taxista dariam para um livro

 O país em que a estátua do ídolo Ayrton é vendida ao ferro-velho

 As torcidas por marcas de carros e os modelos “feios”