VW Saveiro 2017 ganha identidade própria no visual

Estilo fica mais robusto na picape, que recebe novo painel e sistemas de entretenimento; saiba como ela anda

Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação

 

Em cada uma de suas três gerações e nas várias reestilizações no meio delas, a Volkswagen Saveiro seguiu o Gol no desenho frontal. Foi assim desde o início, em 1982, quando ambos os modelos compartilharam pequenos faróis com as luzes de direção no para-choque — arranjo diferente do usado por Voyage e Parati. Mas deixa de valer para os modelos 2017.

Ao passar pela segunda reforma parcial sobre a geração lançada em 2009, a picape recebe formas próprias em capô, faróis, grade e para-choque dianteiro a fim de se diferenciar dos também renovados Gol e Voyage. Vem ainda com nova versão de entrada, painel redesenhado e novos sistemas de áudio e entretenimento, dois deles com conexão a telefones inteligentes. O objetivo da fábrica foi acrescentar robustez ao aspecto da Saveiro, enquanto nos automóveis as mudanças visaram a mais esportividade.

 

A Cross: decoração específica, quadro de instrumentos diferente (como na Highline), cintos de três pontos para todos

 

Assim, na picape a grade tem maior altura (sua base é nivelada à dos faróis, o que não acontece no Gol), o capô traz quatro vincos (no carro são apenas dois, que correm em direção às colunas do para-brisa) e os faróis são de duplo refletor (salvo na versão de entrada Robust), enquanto os do Gol passaram a ser simples. As formas do para-choque também são diversas entre o utilitário e seus irmãos de linha e, na versão Cross, os grandes faróis auxiliares ganham formato de trapézio. Na traseira mudam tampa da caçamba, para-choque e os elementos internos das lanternas.

 

A suspensão elevada faz com que ela enfrente valetas e lombadas de maneira mais suave e melhorou muito no barro e na terra

 

O novo painel da Saveiro segue o do Gol, com linhas mais refinadas, difusores de ar horizontais (eram circulares) e espaço na seção central para aparelhos de áudio maiores. O volante segue o usado pelo Golf. O quadro de instrumentos de Highline e Cross tem marcadores analógicos de combustível e temperatura, o que abre espaço para mais funções no mostrador digital central — ele agora abriga tais mostradores nas demais versões.

Conhecidos do Gol, os sistemas de entretenimento da picape são quatro, em ordem crescente de recursos: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media. Os dois últimos trazem telas sensíveis ao toque (de 5 pol e 6,3 pol, na ordem) e integração a telefones pelas plataformas Mirror Link, Apple Car Play e Google Android Auto. O último deles acrescenta sensor de aproximação (a tela mostra menus antes mesmo de ser tocada), navegador com atualizações gratuitas e Bluetooth para dois aparelhos em simultâneo. Telefone, navegador e escolha de mídias podem ser comandados por voz. Dos outros, o Media tem apenas conexões (USB, auxiliar, para cartão SD e Bluetooth) e o Media Plus inclui toca-CDs.

 

Painel e volante redesenhados melhoraram aspecto interno; dos quatro aparelhos de áudio, dois permitem integração ao celular

 

Na gama de versões foram mantidas a intermediária Trendline, a mais refinada Highline e a “aventureira” Cross, mas a Robust substitui a Startline como opção para uso profissional. Oferecida apenas com cabine simples, tem interior espartano, o mesmo painel de antes e maiores vão livre do solo e ângulo de entrada que as outras (veja preços e equipamentos de série no quadro abaixo).

 

 

Em termos de motores, nada muda na Saveiro 2017. O de 1,6 litro com quatro válvulas por cilindro e potência de 110/120 cv (gasolina e álcool, na ordem) permanece exclusivo da Cross, sendo as demais equipadas com o 1,6 de duas válvulas e 101/104 cv. Na suspensão, porém, a VW aumentou a altura de rodagem e adotou pneus 205/60 R 15 de série em toda a linha. No modelo anterior essa medida estava restrita à Highline e à Cross, sendo as mais simples Startline e Trendline equipadas com 175/70 R 14.

 

Ao volante

O lançamento da Saveiro 2017 compreendeu trajeto rodoviário entre Campinas, Águas de São Pedro (no interior paulista) e São Paulo e provas dinâmicas no Campo de Provas da Bridgestone. O Best Cars testou a versão Trendline com cabines simples e estendida. A picape teve a suspensão revista, segundo a VW, para atender a pedidos dos clientes por maior altura de rodagem e aumento do vão livre do solo. Isso proporcionou também maior ângulo de ataque, mas não prejudicou sua estabilidade de forma sensível. Ajudam-na os pneus mais largos, como já vinham na Highline e na Cross.

 

Única com o motor de 16 válvulas, a Cross vem de série com controle de estabilidade

 

No interior, o painel é de fácil visualização e há a útil opção de mostrador digital de velocidade. Incomoda um pouco a dissonância visual entre o painel de formas retilíneas e os painéis de porta, que mantêm as linhas arredondadas. Comparada aos irmãos de arquitetura (Gol e Voyage) com o mesmo motor, a picape tem arrancada mais lenta, em parte pelos grandes pneus, que impõem inércia adicional. Na rodovia, à velocidade média de 120 km/h o motor gira a moderadas 3.000 rpm, mas perde um pouco de fôlego em subidas. O nível de ruído é moderado para um utilitário.

Com a caçamba vazia a picape é estável nas curvas e o sistema de frenagem revela eficiência — diferente do Gol e Voyage, ela adota discos nas quatro rodas. A suspensão elevada faz com que ela enfrente valetas e lombadas de maneira mais suave, sem raspar a frente, e melhorou muito ao encarar barro e trechos com terra. O percurso do evento incluiu terra com chão batido, subidas e descidas com muita lama. A Saveiro passou com louvor.

No campo de provas foi possível testar vários dos equipamentos de série na versão Cross, como os controles de tração e estabilidade, a assistência adicional em frenagens de emergência e o modo Off-Road do sistema antitravamento (ABS), para uso em pisos de baixa aderência. A Saveiro permanece a mais equipada da categoria quanto a esses auxílios à segurança. Nas provas de slalom e frenagem forte com a pista molhada ela saiu-se bem, mostrando a utilidade dos equipamentos.

  • Atualizado em 18/3 com impressões ao dirigir

 

Versões, preços e equipamentos de série

VW Saveiro Robust 2017
VW Saveiro Robust 2017
VW Saveiro Robust 2017

Saveiro Robust (cabine simples, R$ 43.530): banco do motorista com ajuste de altura, conta-giros, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), indicador de troca de marcha, para-sóis com espelhos, preparação para sistema de áudio, protetor da caçamba, retrovisores externos com controle interno manual e rodas de aço de 15 pol com pneus 205/60.

Opcionais: ar-condicionado, controle elétrico de vidros e travas, direção assistida, proteção tubular de caçamba, rádio/toca-CDs/MP3 com interface Bluetooth.

 

VW Saveiro Trendline 2017
VW Saveiro Trendline 2017
VW Saveiro Trendline 2017
VW Saveiro Trendline 2017
VW Saveiro Trendline 2017
VW Saveiro Trendline 2017

Saveiro Trendline (cabine simples, R$ 47.979; estendida, R$ 52.730; dupla, R$ 56.270): o mesmo da Robust, mais computador de bordo, controle elétrico de vidros e travas, direção assistida e faróis duplos. No caso de cabine dupla, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes.

Opcionais: pacote Conforto Completo (alarme com controle remoto, ar-condicionado, luzes de leitura, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores com ajuste elétrico), pacote Plus (cobertura marítima de caçamba, faróis e luz traseira de neblina, janela traseira corrediça, rodas de alumínio, sensores de estacionamento traseiros, volante regulável em altura e distância), sistema de áudio Media (rádio/MP3 com Bluetooth e suporte para celular), sistema de áudio Composition Touch (aparelho com Mirror Link, volante com comandos de áudio e do computador).

 

VW Saveiro Highline 2017
VW Saveiro Highline 2017
VW Saveiro Highline 2017

Saveiro Highline (cabine dupla, R$ 63.070): o mesmo da Trendline, mais os itens do pacote Conforto Completo, sistema de áudio Media Plus (rádio/toca-CDs/MP3 com Bluetooth), retrovisores com luzes de direção, volante regulável em altura e distância com comandos de áudio e do computador.

Opcionais: pacote Highline Completo (bancos revestidos em couro sintético, cobertura marítima de caçamba, rodas de alumínio, sensores de estacionamento traseiros, tapetes), sistema de áudio Composition Touch ou Discover Media (com navegador e conexão App-Connect), suporte de celular.

 

VW Saveiro Cross 2017
VW Saveiro Cross 2017
VW Saveiro Cross 2017

Saveiro Cross (cabine estendida, R$ 66.100; dupla, R$ 69.250): o mesmo da Highline, mais motor de quatro válvulas por cilindro, assistente de saída em rampa, cobertura marítima de caçamba, controle eletrônico de estabilidade e tração, estrutura de caçamba (“santantônio”) diferenciada, faróis auxiliares de neblina e longo alcance, partida a frio por preaquecimento de álcool, pedais esportivos, sistema de áudio Composition Touch, rodas de alumínio e sensores de estacionamento traseiros.

Opcionais: pacote Cross Completo (bancos de couro sintético, controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, tapetes), pneus de uso misto (mesma medida), sistema de áudio Discover Media, suporte de celular.

Garantia: três anos.

 

Ficha técnica

Saveiro Highline Saveiro Cross
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 2 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 76,5 x 86,9 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 12,1:1 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 101/104 cv a 5.250 rpm 110/120 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,4/15,6 m.kgf a 2.500 rpm 15,8/16,8 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual / 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 15 pol
Pneus 205/60 R 15
Dimensões
Comprimento 4,474 m 4,497 m
Largura 1,713 m 1,728 m
Altura 1,562 m 1,553 m
Entre-eixos 2,753 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l
Caçamba 580 l
Capacidade de carga 623 kg 611 kg
Peso em ordem de marcha 1.117 kg 1.129 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 170/172 km/h 178/181 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,2/10,9 s 10,5/10,0 s
Consumo em cidade 10,6/7,3 km/l 10,7/7,5 km/l
Consumo em estrada 11,4/8,2 km/l 10,9/7,8 km/l
Dados do fabricante para versões de cabine dupla; consumo conforme padrões do Inmetro