Novo Fusca, muito mais que um “besouro” atualizado

 

A Volkswagen mira um alvo e acerta outro: ao lado do
carisma, o carro traz esportividade à altura de um Golf GTI

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Aquele que talvez seja o mais carismático automóvel já vendido no Brasil está de volta, reinterpretado. Com o sucessor do New Beetle, a Volkswagen retoma o nome Fusca que, embora adotado como oficial apenas em 1984, identificou desde os primeiros anos o simpático carrinho inspirado na forma de um besouro. O uso do nome ou apelido pelo qual o modelo original era conhecido, em cada país, foi autorizado pela VW alemã nesta nova geração, que apenas em mercados de língua inglesa continua a se chamar Beetle.

Como o modelo anterior, o novo Fusca vem do México e foi desenvolvido sobre a plataforma do Golf, só que de geração mais moderna (a sexta europeia, enquanto o carro de 1998 tinha como base o Golf lançado um ano antes na Europa e ainda em produção aqui). Ao contrário do New Beetle, porém, ele chega ao Brasil em uma versão bastante “quente” em termos de motorização, com a conhecida unidade de 2,0 litros com turbocompressor e injeção direta que serve também ao Jetta TSI e ao Tiguan. Seus 200 cv não deixam saudades dos parcos 116 cv do antecessor.

O preço básico de R$ 76.600 (que passa a R$ 81 mil com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem) inclui interessante conteúdo de série, como freios com sistema antitravamento (ABS), controle eletrônico de estabilidade e tração, bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras, faróis e luz traseira de neblina, alarme, assistência para saída em aclive, câmbio manual de seis marchas, rodas de 17 pol com pneus 215/55, ar-condicionado, bancos dianteiros com regulagem de altura, volante ajustável em altura e distância, interface Bluetooth para telefone celular, computador de bordo, rádio/CD/MP3 com tela sensível ao toque, volante revestido em couro, controlador de velocidade e sensores de estacionamento à frente e atrás. Os bancos vêm em preto ou bege.

 

 
Mais longo, largo e baixo que o New Beetle, ele se inspirou mais no Fusca
original que o antecessor, como se vê na cabine recuada e menos arredondada

 

Os opcionais são volante multifunção (com comandos de marchas no caso do DSG), ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, retrovisor interno fotocrômico, limpador de para-brisa automático, teto solar panorâmico de controle elétrico, rodas de 18 pol com pneus 235/45, revestimento interno em couro (preto, bege, preto com azul ou vermelho com preto), faróis bixenônio com luz diurna em leds, sistema de abertura de portas e partida do motor sem uso de chave, navegador integrado ao rádio e sistema de áudio Fender (marca norte-americana que é tradicional em guitarras e amplificadores) com potência de 400 watts. A garantia é de três anos.

 

O interior foi inspirado no do VW original na ampla faixa horizontal do painel, com um segundo porta-luvas que é puramente Fusca, e nas alças emborrachadas para apoio dos passageiros

 

Com que carros o Fusca vem competir? O adversário mais direto em proposta, o Mini Cooper S de 184 cv, custa muito mais (R$ 105.500). Alternativas mais próximas em preço são o Citroën DS3 (165 cv, câmbio apenas manual, R$ 79.900) e o Audi A1 Attraction (122 cv, câmbio automatizado, R$ 94.900). Todos eles têm três portas e perfil jovial, quando não esportivo, mas nenhum pode se vincular a um histórico no Brasil como o do Fusca.

Ainda mais Fusca

Quando a onda dos carros com estilo nostálgico ganhou força — logo após o New Beetle nasceram outros como o Mini da BMW, o Chrysler PT Cruiser e o Ford Thunderbird —, muitos se perguntaram: o que os desenhistas farão quando chegar o momento de substituí-los? Como renovar o que precisa se manter ligado ao passado? O novo Fusca é uma boa resposta: a VW buscou ainda maior semelhança com o modelo original, o Fusca arrefecido a ar.

 

 
A carinha simpática será um grande motivador à compra desse Volkswagen,
apesar de sua proposta esportiva; os faróis bixenônio trazem leds diurnos

 

A inspiração fica mais clara na vista lateral. Enquanto o New Beetle seguia a forma de três arcos (os dos para-lamas e um maior que formava o teto), o novo carro está mais fiel ao original com sua cabine mais para trás, o para-brisa menos avançado e uma quebra entre a coluna dianteira e o arco do teto. Contornos mais definidos, perfil mais baixo e janelas bem menores contribuíram para um aspecto encorpado, esportivo, bem distante do ar quase feminino do antecessor.

 

 

O defletor traseiro, as duas saídas de escapamento e as rodas grandes realçam o ar “de briga”. Já os faróis, quando dotados de lâmpadas de xenônio em ambos os fachos, usam refletor elipsoidal e trazem uma fila de 15 leds em curva de belo efeito visual. Comparado ao antecessor, o novo Fusca tem 15,2 centímetros a mais de comprimento, 8,4 cm de largura e 2,7 cm de distância entre eixos, mas perdeu 1,2 cm em altura. O coeficiente aerodinâmico (Cx) “das antigas”, 0,37, mostra que não esteve entre as prioridades do pessoal de Estilo.

Aberta a porta, que agora não tem moldura na janela, o motorista vê um interior também inspirado no VW original, mesmo que só em alguns traços. É o caso da ampla faixa horizontal na qual se encaixam os difusores de ar, os instrumentos (de novo com um grande velocímetro no centro), o rádio e… um segundo porta-luvas que é puramente Fusca, acima do principal. A nostalgia continua nas colunas centrais, com alças emborrachadas para apoio dos passageiros que quase fazem ouvir os pneuzinhos diagonais cantando nas curvas. O vasinho de flor do New Beetle foi embora, antes tarde, em nome do jeito mais masculino pretendido pela VW.

 

 
A faixa horizontal do painel remete ao antigo Fusca, assim como as alças de apoio;
os bancos esportivos podem vir em preto, bege e preto com azul ou vermelho

 

A parte nostálgica termina aí. O restante é atual e esportivo, como os bancos dianteiros firmes e com apoios laterais pronunciados (há ajuste manual de apoio lombar em ambos), o volante de base chata, os pedais, o botão de partida no console e a seção do painel inspirada em fibra de carbono. Apesar do cuidado com o desenho, os materiais plásticos são apenas medianos. No alto da parte central do painel vêm três mostradores: termômetro de óleo (com repetição no indicador digital), cronômetro e manômetro de turbo. Temperatura do líquido de arrefecimento? Sim, mas no mostrador digital, que serve ainda a velocímetro digital e computador de bordo.

O teto solar é maior do que o habitual, mas seu deslocamento para trás (por fora) é pequeno, só metade do vão; pode também ser basculado. Ponto fraco é o forro interno, do tipo tela, que deixa passar luz e calor além do admissível em um país tropical — requer rápida correção pelo fabricante. Também deveria haver faixa degradê no para-brisa, luz de cortesia nos para-sóis e uma forma de manter o cinto de segurança à mão (há alguns anos o Golf usava uma grande alça de rebatimento do banco que servia para esse fim).

Próxima parte