Toyota Yaris completa mês com viagem e medições

Comportamento em curvas surpreende: apesar da suspensão macia em movimentos lentos, o Yaris obteve aceleração lateral de 0,90 g, melhor que a do Fiat Argo

 

No comparativo entre álcool e gasolina, o Yaris se mostrou mais eficiente com o combustível “verde”, pela relação de 74,3% no consumo em condições semelhantes de uso urbano (8,4 e 11,3 km/l, nesta ordem). Como o álcool tem 66% do poder calorífico de nossa gasolina atual, caso houvesse a mesma eficiência com ambos, o consumo no trecho deveria ser de 7,5 km/l com álcool. Nos dados do fabricante conforme padrões do Inmetro (veja na ficha técnica) a relação fica na casa dos 70%. Esse aumento de eficiência é explicado pela alta taxa de compressão (13:1), que no caso de gasolina aumenta os riscos de detonação e impede um avanço de ignição mais ousado — situação improvável com álcool. Tal eficiência também se reflete na maior potência com o derivado de cana.

 

 

O comportamento em curvas é bom para sua categoria, embora o acerto macio em movimentos de suspensão lentos e longos cause a impressão de faltar controle em tocada mais esportiva. O controle eletrônico de estabilidade atua quase um tanto cedo, impedindo um uso mais ousado, embora com entrada progressiva e sem solavancos. Há opção de desligá-lo, mas acima de 50 km/h ele volta a atuar. Boa surpresa foi a capacidade de aderência lateral, levando em conta o acerto de suspensão e os pneus moderados (185/60 R 15): alcançou 0,90 g em nosso círculo-padrão de teste. Como referência, o Fiat Argo Drive 1,35 alcançou 0,85 g. O Polo Highline foi além (0,96 g), mas com pneus largos e de perfil baixo.

Como o controle de estabilidade fica atuando o tempo todo nessa condição, não se pode avaliar melhor se haveria um comportamento subesterçante sem ele, ou se mesmo se daria para desgarrar a traseira se provocado. Vale citar que o sistema eletrônico atua de forma tão bem controlada, que permitiu fazer o teste com acelerador a 100%, controlando a aderência pelo pé direito. Muitos carros nessa situação tendem a acelerar mais do que deveriam, para então o controle eletrônico frear as rodas necessárias e reduzir o torque, voltando à condição inicial.

 

Toyota Yaris completa mês com viagem e medições

Motor com alta taxa de compressão beneficia-se do uso de álcool: fica 7 cv mais potente e aumenta sua eficiência, ao render 74% do que faz com gasolina

 

Tivemos a impressão de que, com o dispositivo desligado de fato, haveria margem para ainda maior aderência lateral, pois o carro não apresentava sinais de estar realmente no limite — estratégia conservadora, como habitual na marca, que visa à segurança do consumidor em geral. O sistema de freios também agradou, sendo bem progressivo no uso normal e forte depois de certo ponto, mesmo sem se ativar a assistência adicional em emergência.

 

No comparativo entre álcool e gasolina, o Yaris se mostrou mais eficiente com o combustível “verde”, pela relação de 74,3% no consumo em condições semelhantes

 

O Toyota Yaris 1,35 CVT termina a avaliação (a análise técnica será publicada nos próximos dias) com boas qualidades, como conforto de maneira geral, desempenho positivo para sua cilindrada (sobretudo com álcool), consumo razoável e bom espaço para os ocupantes dianteiros, sem esquecer a confiabilidade da marca e sua tradição de valor de revenda. Falta melhorar alinhamento de carroceria, alguns acabamentos como o do porta-malas e a central de áudio quanto à integração de celular.

O maior problema, porém, é o preço um tanto salgado pelo que oferece, similar ao de versões superiores dos concorrentes. Talvez a Toyota esteja repetindo a estratégia da Volkswagen até os anos 2000, ou seja, cobrar pela imagem de carro bom de revenda e que não quebra, mesmo não oferecendo o mesmo que os adversários — posição que fez a alemã perder a liderança como fabricante e de seu modelo mais vendido.

Semana anterior

 

Quarta semana

Distância percorrida618 km
Distância em cidade274 km
Distância em rodovia345 km
Consumo médio geral8,5 km/l
Consumo médio em cidade7,5 km/l
Consumo médio em rodovia9,5 km/l
Melhor média10,8 km/l
Pior média5,7 km/l
Dados do computador de bordo com álcool

 

Desde o início

Distância percorrida1.867 km
Distância em cidade1.368 km
Distância em rodovia499 km
Consumo médio geral12,2 km/l (gas.) / 8,6 km/l (álc.)
Consumo médio em cidade11,7 km/l (gas.) / 8,3 km/l (álc.)
Consumo médio em rodovia14,6 km/l (gas.) / 9,5 km/l (álc.)
Melhor média15,2 km/l (gas.) / 10,8 km/l (álc.)
Pior média7,6 km/l (gas.) / 5,7 km/l (álc.)
Dados do computador de bordo

 

 

Preços

Sem opcionaisR$ 71.790
Como avaliadoR$ 71.790
CompletoR$ 73.590
Preços sugeridos em 15/4/19 em São Paulo, SP

 

Equipamentos

• Yaris XL Plus Tech – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, banco traseiro com encosto bipartido 60:40, central de áudio Toyota Play+/Harman com tela de 7 pol e espelhamento SDL9 para celular, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com ajuste de altura, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores com ajuste elétrico e luzes de direção, rodas de alumínio de 15 pol, volante ajustável em altura.

 

Ficha técnica

Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo
Diâmetro e curso72,5 x 80,5 mm
Cilindrada1.329 cm³
Taxa de compressão13,0:0
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.)94/101 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.)12,5/12,9 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomática de variação contínua, simulação de 7 marchas
Traçãodianteira
Freios
Dianteirosa disco ventilado
Traseirosa tambor
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões15 pol
Pneus185/60 R 15
Dimensões
Comprimento4,145 m
Largura1,73 m
Altura1,49 m
Entre-eixos2,55 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível45 l
Compartimento de bagagem310 l
Peso em ordem de marcha1.110 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máximaND
Aceleração de 0 a 100 km/hND
Consumo em cidade13,1/9,0 km/l
Consumo em rodovia14,2/9,9 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível