JAC T80 convence, mas e diante de marcas tradicionais?

Conforto, equipamentos, 210 cv e suspensão bem acertada por R$ 152 mil: saiba se compensa optar por esse chinês

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: autor e divulgação

 

A JAC Motors chegou ao Brasil em 2011 com automóvel pequenos e médios, abriu o leque para utilitários esporte e, este ano, ingressou em um segmento superior com o T80, um SUV de tamanho médio-grande com preço sugerido a partir de R$ 145 mil. É uma aposta e tanto para a marca chinesa, mas o carro mostrou bons atributos na avaliação de lançamento em fevereiro. Agora é hora de analisarmos o T80 300T (nome que indica o torque de 300 Nm ou 30,6 m.kgf do motor turbo de 2,0 litros) no teste 10 Chances, com direito a medições de desempenho e consumo.

Estilo
O desenho do T80 deixa muito boa impressão, com formas atuais e equilibradas, embora falte uma identidade da marca — algo que as chinesas de modo geral ainda não alcançaram. Detalhe interessante é que as lanternas traseiras erguem-se com a tampa, como nos SUVs da Audi, fazendo então acender-se as luzes de posição e de alerta do para-choque. As saídas de escapamento à vista são falsas. 1 ponto

 

O T80 tem um desenho equilibrado; como em alguns Audis, as lanternas sobem com a tampa traseira; preço varia entre R$ 145 mil e R$ 152 mil com opcionais

 

Acabamento e conveniência
Os JACs mais recentes, como T40 e T50, já haviam surpreendido pelo interior bem-acabado. Não é diferente nesse SUV maior, que usa plásticos suaves e vinil em vários locais, bancos de couro e detalhes de bom aspecto.

 

 

Conveniências são muitas, como bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, câmeras nos quatro lados do carro (podem-se ver no painel duas imagens em simultâneo, incluindo a vista simulada por cima), chave presencial, freios com retenção automática, iluminação de cortesia no assoalho externo, para-sóis com extensores (para boa proteção dos raios solares pela lateral), rebatimento automático dos retrovisores, seis difusores de ar no painel, teto solar panorâmico com forro de bom isolamento e tomada USB de 2,4 A para os passageiros de trás (veja mais equipamentos no quadro abaixo).

 

Interior bem-acabado traz instrumentos digitais e tela de 10 pol para central de áudio; bancos têm refrigeração e aquecimento; quatro câmeras formam 360 graus

 

A central de áudio tem ampla tela de toque de 10 polegadas, espelhamento de celular (para sistemas Android, com aplicativo específico, e IOS) e alto-falantes da renomada Infinity com som de ótima qualidade. O que pode melhorar? O espaço para objetos é pouco, algumas funções da central não estão em português, a recirculação de ar não funcionou bem (cheiro de fumaça entrou na cabine mais de uma vez), tampouco o assistente de saída em rampa, e faltam alarme volumétrico (ultrassom), comando a distância para abrir e fechar vidros e faixa degradê no para-brisa. 1 ponto

 

Esse JAC é ótimo para levar quatro adultos com conforto, mas se propõe a sete lugares e, como outros SUVs de seu tamanho, falha nessa missão

 

Posto do motorista
Dirige-se o T80 em um banco espaçoso com regulagem elétrica até para o apoio lombar, massagem no encosto (desagradável de usar, pois incide em um único ponto das costas) e duas memórias de posição. Lamentável é o volante com ajuste só em altura: fica um tanto distante, assim como a tela da central de áudio. O quadro de instrumentos em tela de 12,3 pol inclui repetidor digital do velocímetro, várias opções de indicações, computador de bordo com duas viagens (mas sem velocidade média) e mostradores da pressão e até da temperatura de cada pneu.

Os faróis com refletor elipsoidal para ambos os fachos iluminam muito bem e contam com ajuste elétrico do facho. Há ainda luzes diurnas por leds, faróis e luz traseira de neblina e repetidores laterais das luzes de direção, assim como amplos retrovisores convexos. O prejuízo à visibilidade pelas colunas dianteiras e traseiras está na média. 0,5 ponto

 

Bancos bem definidos e espaço amplo para quatro, mas terceira fila é muito limitada; indicação de temperatura dos pneus; para-sóis com extensor; retenção automática

 

Espaço interno
Esse JAC é ótimo para levar quatro adultos, com ampla largura, bom espaço vertical e excelente vão para as pernas no banco traseiro com o assento mais recuado (satisfaz mesmo na posição intermediária), além de regulagem para seu encosto. O problema é que ele se propõe a sete lugares e, como outros SUVs de seu tamanho, falha nessa missão: a terceira fila mal serve para crianças e tem acesso difícil, além de impor que os colegas à frente avancem bastante seu assento. Mesmo em cinco, o passageiro central tem encosto incômodo e tira os companheiros ao lado de seu conforto. 0,5 ponto

 

 

Porta-malas
A capacidade de bagagem declarada (620 litros com cinco lugares) é muito boa em sua categoria, mas não foi informada com sete pessoas. O banco da terceira fila vem dividido ao meio e rebate-se no assoalho, deixando-o plano; o da segunda fila usa divisão 60:40. O estepe fica abaixo da carroceria, como é frequente em carros de sete lugares, e tem pneu de medida integral com roda de aço. 1 ponto

Próxima parte

 

Equipamentos e preços

T80 – Ajuste de altura dos faróis, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bancos de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos (memória, aquecimento, refrigeração e massageador para motorista), bolsas infláveis laterais e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para sete ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, freio de estacionamento elétrico, monitor de pressão e temperatura dos pneus, quadro de instrumentos digital, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de áudio com tela de 10 pol e integração a celular, volante de couro com ajuste de altura.

Opcionais – Sistema de áudio Infinity, teto solar panorâmico com controle elétrico.

• Preço sem opcionais: R$ 144.990

• Preço como avaliado: R$ 151.990

• Preço completo: R$ 151.990

Garantia – Seis anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em 17/10/19

Próxima parte