Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Toro Endurance manual continua lenta, mas mostra conforto

09/10/2020
in Avaliação, Fiat, Fora de estrada

Embora sem ganhar aceleração, versão com três pedais melhora consumo e preserva outras qualidades

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Transmissão manual em certos segmentos de mercado, hoje, é mais rara que vidros acionados por manivela. Mas sempre há clientes adeptos das marchas em “H” e do pedal de embreagem, sobretudo em versões mais simples, nas quais os custos de compra e manutenção ganham relevância. Foi por isso que a Fiat lançou para 2020 a Toro Endurance manual, opção que o Best Cars avaliou em 10 itens. Embora o preço básico seja de R$ 101 mil, a picape avaliada custava R$ 109 mil pelo acréscimo dos opcionais disponíveis.

Estilo
O desenho elegante e diferenciado continua um destaque da Toro, mesmo nesta versão de entrada, que usa simples calotas em rodas de 16 polegadas. Desejada por uns e dispensada por outros é a estrutura tubular de caçamba, o popular “santantônio” (opcional), que a nosso ver não combina com o estilo suave da picape.

À parte as rodas de 16 pol com calotas, a aparência da Endurance segue a da Toro Freedom, com um desenho atual e elegante



Acabamento e conveniência
O interior da Endurance é semelhante ao da Freedom, com bancos de tecido simples e alguns apliques em preto brilhante sobre um conjunto espartano com plásticos rígidos — mais coerente com essa versão que com aquelas bem mais caras.


Auto Livraria


A picape traz conveniências como câmera traseira de ótima resolução, controle elétrico de vidros com comando a distância para abrir e fechar, controlador de velocidade (raro quando a caixa é manual) e seu limitador, luzes de cortesia também atrás, para-sóis iluminados e rebatimento elétrico dos retrovisores. Como pontos falhos, o para-brisa não tem faixa degradê nem serigrafia junto ao retrovisor interno (entra sol frontal pelo vão entre os para-sóis) e falta espaço para pequenos objetos, sem lugar no console para um simples telefone de tela grande (também não tem o espaço sob o assento do passageiro ao lado).

A nova central de áudio da linha 2020 trouxe ganhos há muito esperados: tela sensível ao toque de sete polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, que no modelo 2021 passa a dispensar cabo de conexão se o telefone for compatível. Foi mantido o navegador integrado, importante em picapes (muitas vezes usadas em regiões com baixa cobertura de internet móvel), e há dois botões giratórios para as funções básicas. O som produzido, porém, é modesto.

Acabamento simples, boa posição do motorista e espaço traseiro adequado, apesar da cabine estreita para levar três adultos



Posto do motorista
O condutor da picape Fiat dispõe de banco bem desenhado e com bom apoio às coxas, volante espesso com ajuste em altura e distância e correta relação entre eles e os pedais. Mesmo com mostrador digital simples nessa versão, o quadro de instrumentos inclui indicações de temperatura do óleo do motor, tensão da bateria, pressão de cada pneu, horas do motor e velocímetro digital, assim como computador de bordo com duas medições.

A nova central de áudio trouxe ganhos há muito esperados: tela sensível ao toque de sete polegadas e integração a celular que dispensa cabo de conexão


A Endurance mantém os faróis de duplo refletor, os de neblina e os repetidores laterais das luzes de direção; contudo, seria melhor se os leds da frente atuassem como luz diurna, como nas versões de topo. As largas colunas dianteiras causam certo prejuízo ao campo visual.

Espaço interno
Como todas as Toros, a Endurance acomoda bem dois adultos e uma criança no banco traseiro, com amplo espaço para cabeça, mas largura inadequada para três pessoas de maior porte. O encosto de trás incomoda o passageiro central.

Instrumentos com boas informações, para-sóis iluminados, câmera traseira e nova central de áudio com navegador e integração sem fio a celular



Caçamba
Pelo porte da picape, seu espaço para carga é considerável: 820 litros. Já a capacidade de carga de 550 kg da versão fica 100 kg abaixo da admitida pela automática, o que pode ser inconveniente no uso profissional. Gostamos da solução da porta dupla aberta para os lados, muito leve e que permite ao usuário chegar mais perto da carga, sem ter a tampa de caçamba no caminho. Alguns, porém, preferem ter a tampa tradicional para apoio dos volumes antes de acomodá-los.


Teste do Leitor


A versão não traz cobertura marítima, item recomendável tanto para proteger a carga quanto para melhorar a aerodinâmica em alta velocidade. O estepe segue os demais pneus de modo a poder ser usado em reposição ou rodizio.

Próxima parte

Caçamba tem espaço para 820 litros e prática dupla tampa, mas capacidade de carga foi reduzida para 550 kg na versão manual

Preços

Sem opcionais R$ 100.990
Como avaliado R$ 108.990
Completo R$ 110.490
Preços sugeridos em 8/10/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais

Equipamentos de série e opcionais

• Toro Endurance 1,75 manual – Alarme antifurto, ar-condicionado, assistente de saída em rampa, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros e travas, controle eletrônico de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, rodas de 16 pol, volante com regulagem de altura e distância.

• Opcionais – Pacote Convenience (estrutura tubular de caçamba, faróis de neblina, retrovisores com luzes de direção, sensor de estacionamento traseiro, terceira luz de freio), pacote Convenience Multimídia (câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração sem fio a Android Auto e Apple Car Play, volante de couro com comandos de áudio), parada/partida automática do motor.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte
Page 1 of 2
12Next
Tags: 10 ChancesavaliaçãoAvaliação CompletaFiatpicapeToroToro Endurance

Related Posts

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio
Livros e revistas Chevrolet

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira
Avaliação

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Hyundai mostra Santa Cruz, picape monobloco que estreia dia 15
Fora de estrada

Hyundai mostra Santa Cruz, picape monobloco que estreia dia 15

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas
Livros e revistas Fiat

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021
Ford Ranger Black vem a R$ 179.900 com Diesel, 4×2 e bom conteúdo
Fora de estrada

Ford Ranger Black vem a R$ 179.900 com Diesel, 4×2 e bom conteúdo

26/03/2021
Palio Adventure e Strada Estendida: catálogos com boas ideias da Fiat
Livros e revistas Fiat

Palio Adventure e Strada Estendida: catálogos com boas ideias da Fiat

19/03/2021

Pesquise no site

Notícias

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

14/04/2021
Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

14/04/2021
Jeep Compass: edição 80 Anos traz motor turbo de 185 cv por R$ 163 mil

Jeep Compass turbo 2022: as versões de R$ 140 mil a R$ 177 mil

13/04/2021
Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

12/04/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

14/04/2021
Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021

Avaliações

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021

Teste do Leitor

Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

19/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/03/2021
Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass
Peugeot

Peugeot 3008 (ambas as gerações) e 5008

19/03/2021
Volkswagen Virtus: fotos e informações são reveladas
Volkswagen

Volkswagen Virtus

19/03/2021
Toyota Camry, agora como nos EUA, vem a R$ 190 mil
Toyota

Toyota Camry (todas as gerações)

19/03/2021
Hyundai Tucson (primeira geração)
Hyundai

Hyundai Tucson (primeira geração)

19/03/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade