Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta

01/10/2018
in Avaliação, Volkswagen
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta
Novo VW Jetta com MQB e 150cv começa em R$110 mil
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta

Teto e retrovisores em preto, outras rodas (de mesmas medidas) e logotipos distinguem o Jetta R-Line, que custa R$ 10 mil a mais e tem conteúdos adicionais

 

Na comparação aos dois principais concorrentes, o Jetta (4,77 metros) está mais longo que o Honda Civic (4,64 m) e o Toyota Corolla (4,67 m), tão largo quanto o Civic (1,80 m ante 1,78 m de Corolla) e com altura intermediária (1,46 m contra 1,43 m do Honda e 1,48 m do Toyota). Perde por 1 cm para ambos no entre-eixos de 2,69 m. A traseira mais longa permitiu manter o espaço do porta-malas em 510 litros, também entre o Civic (525 l) e o Corolla (470 l).

 

Auto Livraria

 

Sem 2,0-litros, sem multibraço

Por enquanto não existe versão de 2,0 litros do novo Jetta, nem mesmo nos Estados Unidos, de modo que por algum tempo ficará sem sucessor a antiga versão Highline de 211 cv (a nova deve chegar a 220 cv com o motor que temos no Golf GTI e no Tiguan R-Line). Para o Brasil optou-se pela versão flexível da unidade EA-211 de 1,4 litro com turbo e injeção direta, manufaturada em São Carlos, interior de São Paulo.

A calibração do gerenciamento eletrônico permite obter potência igual (150 cv a 5.000 rpm) com gasolina ou álcool. O mesmo vale para o torque de 25,5 m.kgf entre 1.400 e 3.500 rpm. Interessante lembrar que a versão enviada do México para o Brasil também é exportada para o Paraguai, onde o álcool está disponível em diversos postos. A fábrica anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h com qualquer combustível.

 

Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta

Iluminação interna do R-Line admite várias cores; quadro configurável pode destacar navegador e exibir diversos mostradores em modos diferentes

 

Se os norte-americanos receberam nova transmissão automática de oito marchas, para nosso mercado permanece a tradicional caixa Aisin AQ-250 com conversor de torque e seis marchas — além do fator custo, pode ter contado a questão de assistência técnica. A alavanca pode ser usada para trocas manuais, subindo marchas para frente, mas já não existe a opção de comandos junto ao volante.

 

Nesse concorrente de Civic e Corolla, a sensação de carro europeu é reforçada pelo painel sofisticado e o desempenho suave e consistente do motor turbo

 

O Jetta é um dos últimos Volkswagens de médio porte a adotar a plataforma MQB, usada desde 2012 no Golf e no Audi A3. No sedã, porém, não se constata a redução de peso ocorrida em outros modelos do grupo: com 1.331 kg, o Comfortline ganhou 33 kg sobre a mesma versão anterior, o que resulta na ainda boa relação peso-potência de 8,9 kg/cv. Isso explica a perda de 0,3 segundo no tempo de 0 a 100 km/h.

Na suspensão, um retrocesso: se a dianteira mantém a tradicional solução McPherson, a traseira volta a usar eixo de torção, como entre 2011 e 2014. Nos últimos anos todo Jetta vinha com sistema independente multibraço, que de início equipava apenas a versão Highline TSI de 2,0 litros. As rodas de 17 pol calçam pneus Bridgestone Ecopia na medida 205/55, com estepe de emergência. Os freios usam discos nas quatro rodas com sistema de secagem: em piso molhado, as pastilhas fazem leve pressão periódica para drenar a água da superfície.

 

Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta

Rodar tipicamente alemão, motor de 150 cv com alto torque e bom acabamento são destaques; há quatro modos de condução a escolher

 

Ao comando da versão R-Line desse concorrente de Civic e Corolla, a sensação de carro europeu é reforçada tanto pelo painel moderno e sofisticado quanto pelo desempenho suave e consistente. Andar com o novo Jetta é prazeroso e, para os adeptos dos rivais, chama atenção pelo progresso obtido com o encolhimento dos motores modernos — o Civic oferece um turbo de 1,5 litro, mas apenas na mais cara versão Touring.

 

Teste do Leitor

 

Com apenas 1,4 litro, a potência específica do Volkswagen supera os 100 cv/litro. No entanto, mais que pelos 150 cv, que estão na mesma faixa dos adversários citados, o Jetta cativa pelo farto torque em baixas e médias rotações. Isso se traduz em desenvoltura na cidade, em subidas de rodovia e em ultrapassagens, como constatamos em cerca de 120 km de avaliação entre São Paulo e Jundiaí, no interior do estado. O rodar firme, mas com adequado conforto, é tipicamente alemão como os bancos que suportam bem o corpo. O consumo pelas normas do Inmetro garante classificação B na tabela do instituto.

Se o pacote ainda não convenceu, a Volkswagen tem outro argumento: revisões gratuitas nos primeiros três anos ou 30 mil km e valor fixo de R$ 2.204 para o conjunto de revisões de 40, 50 e 60 mil km. Na comparação direta com Civic EXL (R$ 107.900 e Corolla XEi (R$ 106 mil), ambos com motor aspirado de 2,0 litros, ele perde no preço de aquisição, oferece bons índices de consumo e ganha em equipamentos de série, desempenho e esportividade — aspecto que deverá ser seu grande chamariz contra os dois maiores adversários.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo
Diâmetro e curso74,5 x 80 mm
Cilindrada1.395 cm³
Taxa de compressão10:1
Alimentaçãoinjeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.)150 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.)25,5 m.kgf de 1.400 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomática, 6
Traçãodianteira
Freios
Dianteirosa disco ventilado
Traseirosa disco
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões7 x 17 pol
Pneus205/55 R 17
Dimensões
Comprimento4,702 m
Largura1,799 m
Altura1,474 m
Entre-eixos2,688 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível50 l
Compartimento de bagagem510 l
Peso em ordem de marcha1.331 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h8,9 s
Consumo em cidade10,9/7,4 km/l
Consumo em rodovia14,0/9,6 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoJettaJetta ComfortlineJetta R-LineVolkswagen

Related Posts

Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass
Destaques

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular
Livros e revistas Volkswagen

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

27/01/2021
Fiat Argo deixa tempos de coadjuvante para trás
Destaques

Guia: econômico e espaçoso, Fiat Argo raramente dá trabalho

26/01/2021
Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Volkswagen Bora
Volkswagen

Volkswagen Bora

22/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

28/01/2021
Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

27/01/2021
Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

27/01/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

27/01/2021
Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

26/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021

Avaliações

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020
Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020

Teste do Leitor

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

22/01/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Renault Fluence muda, mas é o mesmo de sempre
Renault

Renault Fluence

22/01/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade