Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Strada Endurance cumpre seu papel, mas só vale para CNPJ

21/07/2020
in Avaliação, Fiat, Fora de estrada

Apesar das boas novidades, apenas desconto na venda direta faz compensar a escolha da picape Fiat mais simples

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Demorou, mas quase 22 anos depois do lançamento a Fiat Strada passa, afinal, à segunda geração — as muitas mudanças feitas até então caracterizavam apenas reestilizações. Sem um lançamento nos moldes tradicionais, por causa da pandemia de Covid-19, a Fiat passou direto aos empréstimos da nova picape para teste completo. Começamos pela análise em 10 itens da versão de entrada Endurance de cabine dupla (preço sugerido de R$ 81.130 como avaliada), ficando a Volcano para daqui a algumas semanas.

Estilo
Tantas alterações parciais mais tarde, enfim a Fiat pôde desenhar a Strada a partir do zero… ou quase. O uso das portas dianteiras e do para-brisa do Mobi impôs algumas limitações, mas a frente é toda exclusiva, com um estilo interessante, e a traseira deixa clara a inspiração na Toro. Ainda que longe de ser tão bela quanto a “irmã” maior, a picapinha agradou à maioria, mesmo com a “cara preta” dessa versão causada pelo para-choque dianteiro sem pintura.

 

Frente própria, portas de Mobi e traseira inspirada na Toro formam um desenho interessante na nova Strada; para-choques da versão Endurance não são pintados

 

Acabamento e conveniência
Como versão mais simples da linha, a Strada Endurance convence por dentro. O painel semelhante ao do Uno e outras seções têm plásticos de bom aspecto, o tecido dos bancos é apropriado e apliques pintados contribuem para evitar uma impressão despojada.

 


Auto Livraria

 

Entre as conveniências estão alerta para uso de cinto para motorista e passageiro, alerta programável para excesso de velocidade, assistente para saída em rampa, comandos de áudio e do computador de bordo no volante, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos, temporizador, fechamento automático ao travar o carro e comando a distância para abertura; câmera traseira de manobras, comando da tampa do tanque integrado à trava das portas, duas tomadas USB (uma acessível aos passageiros de trás), espelho em ambos os para-sóis, indicador específico de qual porta está mal fechada, sensores de estacionamento na traseira e vários bons espaços abertos para objetos — além de os difusores de ar, afinal, estarem na altura correta.

 

Interior tem bom aspecto para uma versão básica e seção digital nos instrumentos; bancos adequados na frente; espaço traseiro aumentou, mas ainda é limitado

 

Muito boa é a nova central de áudio com tela de sete polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play (ambos sem uso de cabo, se o telefone for compatível), que usa menus fáceis de operar. A qualidade de áudio é mediana. Pontos melhoráveis: os vidros dianteiros não descem até o fim (vão incomodar os que apoiam o braço na porta) e faltam ajuste elétrico de retrovisores e luz de cortesia para o banco traseiro.

 

A nova Strada leva 844 litros de carga até as bordas da caçamba, aumento importante sobre a anterior; abrir e fechar a tampa ficou bem leve com o sistema de mola

 

Posto do motorista
Os bancos dianteiros são adequados e com bom apoio de coxas, embora devesse ser maior na região lombar, e o volante tem desenho e posição corretos, ainda que regulável apenas em altura. O quadro de instrumentos inclui conta-giros, computador de bordo com dois trajetos, repetidor digital do velocímetro e indicador de horas de funcionamento do motor.

Na parte de iluminação, à parte as luzes diurnas (halógenas), a Endurance traz só o essencial: os faróis são de refletor único, não há unidades de neblina nem repetidores laterais de luzes de direção. Em visibilidade, as largas colunas dianteiras prejudicam mais que as do modelo antigo, mas não poderia ser diferente após 20 anos de evolução dos padrões de segurança em colisões.

 

Indicador de horas do motor, alerta de velocidade, vidros um-toque com fechamento ao travar, câmera traseira e nova central de fácil operação com interface sem fio

 

Espaço interno
A nova Strada é a primeira picape do segmento — se colocarmos a Renault Duster Oroch, digamos, meio segmento acima — com quatro portas na versão de cabine dupla, em lugar da terceira porta aberta para trás no lado direito do modelo anterior. Ela passou também a oferecer três lugares (portanto, três cintos) no banco traseiro, o que estava devendo para a rival Volkswagen Saveiro.

 



 

Como ficou a acomodação dos passageiros de trás? Melhor que antes, sem dúvida, mas isso não diz muito. Embora ampliado, o espaço para pernas continua modesto, mesmo em comparação a hatches pequenos — ampliar o vão entre os bancos implicaria reduzir a caçamba ou deixar o carro mais comprido —, e há pouca largura. Ponto positivo é o espaço para cabeça.

 

Quatro portas convencionais são boa novidade no segmento; caçamba está maior em 164 litros e traz luz interna; atrás da cabine, porta-escada e grade protetora

 

Caçamba
A nova Strada leva 844 litros de carga até as bordas da caçamba, aumento importante de 164 litros sobre os 680 da anterior. A capacidade em peso foi mantida em 650 kg. Abrir e fechar a tampa ficou bem leve com o sistema de mola — basta uma das mãos, até de uma pessoa de menor força — e sua maçaneta é travada junto das portas. Há quatro ganchos de amarração de carga em cima e quatro embaixo, estrutura com porta-escada junto à cabine e uma prática luz na lateral direita com comando no painel. O estepe sob a caçamba usa pneu igual aos outros.

Próxima parte

 

Preços

Sem opcionais R$ 74.990
Como avaliado R$ 81.130
Completo R$ 84.230
Preços sugeridos em 21/7/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais

 

Equipamentos de série e opcionais

• Strada Endurance 1,4 de cabine dupla – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, bolsas infláveis laterais dianteiras, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol, volante com ajuste de altura.

• Opcionais – Calotas, cobertura marítima de caçamba, pacote Audio (rádio com USB e comandos no volante), pacote Worker (alarme, banco do motorista com ajuste de altura, controle elétrico de vidros, travas, tampa de caçamba e tampa de combustível) e pacote Teck (câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular sem fio e duas portas USB, sensor de estacionamento traseiro).

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 10 ChancesavaliaçãoAvaliação CompletaFiatpicapeStradaStrada Endurance

Related Posts

O que há de novo na Fiat Strada, versões e ficha técnica
Notícias

Fiat Cronos Drive e Strada Freedom ganham equipamentos

24/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Ford F-100 e F-1000: propagandas antigas das picapes
Livros e revistas Ford

Ford F-100 e F-1000: propagandas antigas das picapes

16/02/2021
Honda Civic 2020: visual retocado e mais equipamentos
Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021
Rural Willys, valente e familiar, foi precursora dos SUVs
Fora de estrada

Rural Willys, valente e familiar, foi precursora dos SUVs

12/02/2021
Goliath: Chevrolet Silverado da Hennessey chega a 650 cv
Carros preparados

Goliath: Chevrolet Silverado da Hennessey chega a 650 cv

10/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Volkswagen mostra como pode ser o ID-3 conversível

Volkswagen mostra como pode ser o ID-3 conversível

01/03/2021
Ferrari 250 GT terá réplica com carroceria de alumínio e carbono

Ferrari 250 GT terá réplica com carroceria de alumínio e carbono

01/03/2021
Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

01/03/2021
Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

01/03/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade