J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro

J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro

 

Reforma visual e do painel beneficia o modelo 2014, com
preço comparável ao das nacionais menores e menos potentes

Texto: Fabrício Samahá e Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

Um dos produtos mais interessantes que a chinesa JAC Motors oferece no Brasil, a minivan J6, está de cara nova. Lançada aqui em agosto de 2011 em versões de cinco e sete lugares, ela já ganha uma reestilização que — se não parecia necessária diante da atualidade de suas linhas — veio acompanhada de uma bem-vinda reforma do painel e da adição de conteúdos. Embora tenha maior porte (4,55 metros de comprimento) que o da extinta Chevrolet Zafira, a J6 compete em preço com modelos menores que também têm opção de sete lugares, a Chevrolet Spin e a Nissan Livina/Grand Livina. A versão para cinco pessoas custa R$ 58 mil, e a Diamond para sete, R$ 60 mil.

A renovação externa afetou apenas a frente e a traseira, sem causar dissonância ao que foi mantido do desenho (compare com a anterior). Na dianteira, os faróis (que continuam com refletor elipsoidal para o facho baixo) e a grade formam um conjunto mais integrado e que dá a sensação de maior largura. O mesmo objetivo foi perseguido na traseira, onde as lanternas verticais deram lugar a horizontais e a moldura cromada sobre a placa de licença ligou-se a elas e ao emblema da marca. Os para-choques e as rodas também mudaram, sendo agora oferecidas só as de 16 pol — caíram as de 17 pol, vulneráveis em buracos e que sacrificavam o conforto.

 

J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro
J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro
J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro

 
As mudanças na frente e na traseira buscam a sensação visual de maior largura, mas
o aplique preto no lugar das antigas lanternas causa estranheza em carros claros

 

Um detalhe curioso, que indica ter havido aproveitamento dos para-lamas (uma grande área de chapa que os fabricantes relutam em modificar), é o aplique em plástico preto brilhante que dá continuidade ao vidro traseiro pelas laterais. Ele existe para cobrir a seção antes ocupada pelas lanternas e, se até passa despercebido no carro preto, passa a sensação de adaptação nos veículos de outras cores.

 

É um carro agradável por dentro, com ótimo espaço, mas se precisa recorrer com frequência a altas rotações para obter desenvoltura do motor

 

Ganhos importantes aconteceram no interior, agora com um painel todo redesenhado e superior em desenho e acabamento. Como no J3, os apliques em preto brilhante ajudam na aparência se comparados aos antigos em prata fosco; o volante é novo e traz melhor apoio nas regiões de pega. Os mostradores estão mais refinados, embora a adoção de indicadores digitais para temperatura e combustível não seja um avanço. A JAC aproveitou para acrescentar à minivan fixações Isofix para cadeiras infantis (infelizmente, só na versão de cinco lugares), monitor de pressão dos pneus (alerta em caso de perda de 25%; poderia ser antecipado) e acionamento automático de faróis, mas continuam ausentes computador de bordo e interface Bluetooth para telefone celular, comuns em carros mais baratos.

 

Automática, ainda não

A mecânica da J6 não traz novidades: foi mantido o motor de 2,0 litros e 16 válvulas a gasolina, com potência de 136 cv e torque de 19,1 m.kgf, assim como o câmbio apenas manual. Segundo a JAC, tão cedo não haverá a opção de caixa automática, apesar de muito apreciada em carros familiares como esse, pois a demanda na China não compensa o investimento em sua fabricação. Resta saber por que não usar um câmbio de fornecedor externo, como fazem fábricas mundo afora que também não produzem suas caixas.

 

J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro

 

J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro
J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro
J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro

 
O painel melhorou bastante em aspecto e há novos equipamentos; os bancos centrais
têm ajustes individuais de assento e reclinação e, como os traseiros, podem ser retirados 

 

A avaliação da J6 em cidade e rodovia a partir de São Paulo permitiu refrescar as sensações observadas há dois anos no lançamento. É um carro agradável por dentro, com ótimo espaço nos bancos dianteiros e centrais (embora não muito largo para esses passageiros) e acomodação adequada a crianças nos bancos adicionais traseiros, mesmo que os centrais estejam regulados para uma posição longitudinal recuada (esse ajuste, assim como o da inclinação do encosto, é individual para os três ocupantes).

A capacidade de bagagem é de 720 litros com cinco pessoas e 198 com sete, mas chega a 2.200 litros com a remoção de cinco dos sete bancos da Diamond. Caso não se queira retirá-los, os traseiros podem ser rebatidos e presos junto aos centrais. O estepe, do tipo temporário, fica abaixo da carroceria.

Desempenho não é destaque na minivan chinesa, mesmo com motor maior e mais potente que os de Spin e Grand Livina, por conta do elevado peso de 1,5 tonelada, como confirma a aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos. É preciso recorrer com frequência a altas rotações para obter desenvoltura, mas nisso o câmbio com engates precisos e embreagem leve ajuda. A calibração de suspensão obtém bom compromisso entre conforto e estabilidade, com movimentos bem controlados, e a absorção de irregularidades melhorou com os pneus 205/55 R 16, de perfil mais alto que os avaliados antes (215/45 R 17).

 

J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro
J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro
J6: minivan da JAC muda por fora e evolui por dentro

 
O motor de 136 cv não tem vida fácil diante da 1,5 tonelada da J6, mas a suspensão
está bem calibrada; rodas de 16 pol com pneus 205/55 melhoraram o conforto

 

Um problema grave da J6 — e de difícil solução sem o completo redesenho da carroceria — está nas colunas dianteiras duplas e largas, que comprometem a visibilidade em ângulo, sobretudo no lado do motorista. Se toda minivan padece desse mal, em algumas ele é mais sério e este é um caso típico. Mais fácil de resolver é a questão dos comandos dos vidros: ficaram mais práticos, mas continuam sem sistema antiesmagamento, o que é preocupante em se tratando de um carro para a família. O ideal seria haver função um-toque para todas as janelas com o mecanismo de proteção.

Os equipamentos de série passam por bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD), faróis de neblina, ar-condicionado com controle automático e extensão para o banco central, sensores de estacionamento na traseira, espelhos e iluminação nos para-sóis, porta-óculos, volante regulável em altura (não em distância), rádio/toca-CDs com MP3 e entrada USB e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. Só não tem cinto de três pontos o passageiro do meio do banco central. Continua disponível o revestimento dos bancos em couro aplicado pelas concessionárias, com preço a critério de cada uma.

 

 

A J6 era um bom produto quanto chegou ao mercado, tempo em que ainda havia as boas Zafira e Citroën Xsara Picasso à venda por preços próximos aos dela. Como desde então a concorrência minguou ou mesmo desceu de categoria — caso do produto da GM —, a chinesa se mostra hoje mais competitiva, sobretudo com a boa reforma estética apresentada. Mas que ficaria melhor com uma caixa automática, não resta dúvida.

 

Ficha técnica

Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4
Diâmetro e curso85 x 88 mm
Cilindrada1.997 cm³
Taxa de compressão10:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencial
Potência máxima136 cv a 5.500 rpm
Torque máximo19,1 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchasmanual / 5
Traçãodianteira
Freios
Dianteirosa disco ventilado
Traseirosa disco
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciahidráulica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Rodas
Dimensões16 pol
Pneus205/55 R 16
Dimensões
Comprimento4,55 m
Largura1,775 m
Altura1,66 m
Entre-eixos2,71 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível68 l
Compartimento de bagagem198 l (com 7 lugares), 720 l (com 5 lugares)
Peso em ordem de marcha1.500 kg
Desempenho
Velocidade máxima183 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h13,1 s
Dados do fabricante; consumo não disponível