Fiat Bravo e Hyundai i30: dois modos de chegar a 150 cv

Fiat Bravo TJet
Hyundai i30

 
O Bravo (à esquerda) com navegador e o i30 com teto solar aproximam-se
em preço, mas um tem controle de estabilidade, e outro, câmbio automático

 

Preços

Bravo

i30

Sem opcionais 79.980 76.490
Como avaliado 87.808 81.990
Completo 92.877 93.900
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 28/5/15; menores preços em destaque; o preço do i30 como avaliado inclui teto solar; consulte os sites: Bravo, i30

 

Custo-benefício

O i30 tem menor preço sem opcionais, mas supera o Bravo assim que recebe o teto solar (de série no TJet), passando a R$ 82 mil, cerca de R$ 2 mil a mais que o adversário. Este vem com itens adicionais como controle de estabilidade e ar-condicionado automático (no Hyundai estão vinculados a um amplo pacote na versão de R$ 93,9 mil), mas cobra à parte por navegador e câmera traseira — de série no i30, assim como câmbio automático.

Na configuração mínima com teto o Fiat parte com melhor relação entre preço e conteúdo, mas o mercado convencionou um valor para a caixa automática que, ao ser considerado, inverte o cenário a favor do Hyundai. O Bravo avaliado custava mais (R$ 5,8 mil acima do concorrente) por causa de opções como bancos de couro, o pacote câmera/navegador e o conjunto que inclui faróis e limpador automáticos e sistema de áudio superior.

 

 

Comparados nota por nota, eles revelam outras diferenças: o Bravo é superior em sete itens (acabamento, itens de conveniência, motor, desempenho, câmbio, direção e estabilidade), perdendo para o i30 em dois (espaço interno e suspensão). Com isso, mesmo com desvantagem na relação entre preço e conteúdo, o TJet mostra-se um carro melhor no conjunto — e tão válido em relação custo-benefício quanto o concorrente.

Como já sabíamos desde a escalação dos modelos para o confronto, são automóveis distintos, tanto pelo perfil mais esportivo do Fiat (previsto pelo visual e acentuado pelo motor e a suspensão) quanto pelos diferentes câmbios — há quem não abra mão do automático e quem prefira o manual. Mas essa variedade é proveitosa para o comprador, que pode comparar o que cada um oferece e fazer sua melhor escolha.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

Bravo

i30

Estilo 4 4
Acabamento 4 3
Posição de dirigir 4 4
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 5 4
Espaço interno 3 4
Porta-malas 4 4
Motor 4 3
Desempenho 4 3
Consumo 4 4
Câmbio 5 4
Freios 4 4
Direção 4 3
Suspensão 3 4
Estabilidade 5 4
Visibilidade 4 4
Segurança passiva 3 3
Custo-benefício 4 4

Média

4

3,72

Posição

1º.

2º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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Bravo i30
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Ficha técnica

Bravo

i30

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 72 x 84 mm 81 x 87,2 mm
Cilindrada 1.368 cm³ 1.797 cm³
Taxa de compressão 9,8:1 10,3:1
Alimentação injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar injeção multiponto sequencial
Potência máxima 152 cv a 5.500 rpm 150 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm* 18,2 m.kgf a 4.700 rpm
Potência específica 111,1 cv/l 83,5 cv/l
*23,0 m.kgf a 3.000 rpm durante a sobrepressão temporária

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual, 6 automático, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,15 / 7 km/h 4,40 / 8 km/h
2ª. 2,12 / 14 km/h 2,73 / 13 km/h
3ª. 1,48 / 19 km/h 1,83 / 20 km/h
4ª. 1,12 / 26 km/h 1,39 / 26 km/h
5ª. 0,90 / 32 km/h 1,00 / 37 km/h
6ª. 0,77 / 37 km/h 0,77 / 48 km/h
Relação de diferencial 4,12 3,27
Regime a 120 km/h 3.250 rpm (6ª.) 2.500 rpm (6ª.)
Regime à vel. máxima informada 5.550 rpm (6ª.) ND
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado (284 mm ø) a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (251 mm ø) a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,7 m ND

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro

Rodas

Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/45 R 17 225/45 R 17

Dimensões

Comprimento 4,373 m 4,30 m
Largura 1,792 m 1,78 m
Altura 1,488 m 1,495 m
Entre-eixos 2,602 m 2,65 m
Bitola dianteira 1,53 m 1,569 m
Bitola traseira 1,521 m 1,582 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND ND

Capacidades e peso

Tanque de combustível 58 l 53 l
Compartimento de bagagem 400 l 378 l
Peso em ordem de marcha 1.435 kg 1.352 kg
Relação peso-potência 9,5 kg/cv 9,0 kg/cv

Garantia

Prazo 2 anos sem limite de quilometragem (3 anos para motor e câmbio) 5 anos sem limite de quilometragem

Carros avaliados

Ano-modelo 2016 2015
Pneus Goodyear Eagle Excellence Nexen Roadian
Quilometragem inicial 2.000 km 7.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível