Fiat Bravo e Hyundai i30: dois modos de chegar a 150 cv

Fiat Bravo TJet
Hyundai i30

 
O Bravo (à esquerda) com navegador e o i30 com teto solar aproximam-se
em preço, mas um tem controle de estabilidade, e outro, câmbio automático

 

Preços

Bravo

i30

Sem opcionais79.98076.490
Como avaliado87.80881.990
Completo92.87793.900
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 28/5/15; menores preços em destaque; o preço do i30 como avaliado inclui teto solar; consulte os sites: Bravo, i30

 

Custo-benefício

O i30 tem menor preço sem opcionais, mas supera o Bravo assim que recebe o teto solar (de série no TJet), passando a R$ 82 mil, cerca de R$ 2 mil a mais que o adversário. Este vem com itens adicionais como controle de estabilidade e ar-condicionado automático (no Hyundai estão vinculados a um amplo pacote na versão de R$ 93,9 mil), mas cobra à parte por navegador e câmera traseira — de série no i30, assim como câmbio automático.

Na configuração mínima com teto o Fiat parte com melhor relação entre preço e conteúdo, mas o mercado convencionou um valor para a caixa automática que, ao ser considerado, inverte o cenário a favor do Hyundai. O Bravo avaliado custava mais (R$ 5,8 mil acima do concorrente) por causa de opções como bancos de couro, o pacote câmera/navegador e o conjunto que inclui faróis e limpador automáticos e sistema de áudio superior.

 

 

Comparados nota por nota, eles revelam outras diferenças: o Bravo é superior em sete itens (acabamento, itens de conveniência, motor, desempenho, câmbio, direção e estabilidade), perdendo para o i30 em dois (espaço interno e suspensão). Com isso, mesmo com desvantagem na relação entre preço e conteúdo, o TJet mostra-se um carro melhor no conjunto — e tão válido em relação custo-benefício quanto o concorrente.

Como já sabíamos desde a escalação dos modelos para o confronto, são automóveis distintos, tanto pelo perfil mais esportivo do Fiat (previsto pelo visual e acentuado pelo motor e a suspensão) quanto pelos diferentes câmbios — há quem não abra mão do automático e quem prefira o manual. Mas essa variedade é proveitosa para o comprador, que pode comparar o que cada um oferece e fazer sua melhor escolha.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

Bravo

i30

Estilo44
Acabamento43
Posição de dirigir44
Instrumentos44
Itens de conveniência54
Espaço interno34
Porta-malas44
Motor43
Desempenho43
Consumo44
Câmbio54
Freios44
Direção43
Suspensão34
Estabilidade54
Visibilidade44
Segurança passiva33
Custo-benefício44

Média

4

3,72

Posição

1º.

2º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Bravoi30
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

Bravo

i30

Motor

Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Material do bloco/cabeçoteferro fundido/alumínioalumínio
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro44, variação de tempo
Diâmetro e curso72 x 84 mm81 x 87,2 mm
Cilindrada1.368 cm³1.797 cm³
Taxa de compressão9,8:110,3:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de arinjeção multiponto sequencial
Potência máxima152 cv a 5.500 rpm150 cv a 6.500 rpm
Torque máximo21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm*18,2 m.kgf a 4.700 rpm
Potência específica111,1 cv/l83,5 cv/l
*23,0 m.kgf a 3.000 rpm durante a sobrepressão temporária

Transmissão

Tipo de câmbio e marchasmanual, 6automático, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.4,15 / 7 km/h4,40 / 8 km/h
2ª.2,12 / 14 km/h2,73 / 13 km/h
3ª.1,48 / 19 km/h1,83 / 20 km/h
4ª.1,12 / 26 km/h1,39 / 26 km/h
5ª.0,90 / 32 km/h1,00 / 37 km/h
6ª.0,77 / 37 km/h0,77 / 48 km/h
Relação de diferencial4,123,27
Regime a 120 km/h3.250 rpm (6ª.)2.500 rpm (6ª.)
Regime à vel. máxima informada5.550 rpm (6ª.)ND
Traçãodianteira

Freios

Dianteirosa disco ventilado (284 mm ø)a disco ventilado (ø ND)
Traseirosa disco (251 mm ø)a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS)sim

Direção

Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Diâmetro de giro10,7 mND

Suspensão

Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es)dianteiro e traseiro

Rodas

Dimensões7 x 17 pol
Pneus215/45 R 17225/45 R 17

Dimensões

Comprimento4,373 m4,30 m
Largura1,792 m1,78 m
Altura1,488 m1,495 m
Entre-eixos2,602 m2,65 m
Bitola dianteira1,53 m1,569 m
Bitola traseira1,521 m1,582 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx)NDND

Capacidades e peso

Tanque de combustível58 l53 l
Compartimento de bagagem400 l378 l
Peso em ordem de marcha1.435 kg1.352 kg
Relação peso-potência9,5 kg/cv9,0 kg/cv

Garantia

Prazo2 anos sem limite de quilometragem (3 anos para motor e câmbio)5 anos sem limite de quilometragem

Carros avaliados

Ano-modelo20162015
PneusGoodyear Eagle ExcellenceNexen Roadian
Quilometragem inicial2.000 km7.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível