Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Comentário técnico

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

• O motor do Q5 é da conhecida série EA-888, que equipa numerosos modelos do grupo Volkswagen com pequenas variações. O desse Audi inclui o sistema Valvelift, que varia o levantamento das válvulas de admissão em dois estágios. No Edge está a unidade Nano da família Ecoboost, nome este que a Ford usa em motores variados de 1,0 a 3,5 litros. O 2,7 está presente também em carros da Lincoln, enquanto a F-150 lançada em 2018 trouxe uma nova série do motor, com evoluções como o uso combinado de injeções direta e indireta. No XC60 (ilustração acima), o código B4204T28 identifica esse 2,0-litros com dois sistemas de superalimentação.

 

 

• A combinação de turbo e compressor vista nesse Volvo é bastante rara na história: foi usada em rali no Lancia Delta S4 em 1985 e 1986, apareceu em carros de rua no Nissan March Super Turbo de 1988 e o grupo Volkswagen aplicou-a em 2005 ao Twincharger de 1,4 litro, que chegamos a ter aqui no Audi A1. Essa fórmula é sua receita para obter 320 cv do motor de 2,0 litros, nada menos que 162,5 cv/l de potência específica.

• Bloco de motor de ferro fundido (mais barato e robusto) ou alumínio (mais leve)? As escolhas divergem em motores turbo, que lidam com grande pressão interna. A Audi manteve-se fiel ao ferro e a Volvo apostou no alumínio, enquanto a Ford adotou no ST um bloco de ferro com grafite compactado, tecnologia rara em motores a gasolina de grande produção e que reduz peso.

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

• Essa versão do Q5 é o primeiro Audi no mercado brasileiro com o sistema Quattro Ultra de tração integral (acima). Se o nome sugere algo mais sofisticado, na verdade é o contrário: em vez da tração permanente com diferencial central, usada em outros modelos de motor longitudinal da marca, está um sistema sob demanda, cuja embreagem multidisco só conecta a tração traseira quando recomendado pelas condições de aderência e/ou pelo modo de dirigir.

• O sistema do Edge também deixou de ser permanente em nome da redução de consumo. A nova tração integral, capaz de direcionar até 100% do torque para um só eixo, aciona as rodas traseiras apenas quando necessário, uma decisão que leva em conta até mesmo o uso de faróis e limpador de para-brisa.

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

• Aços de variados graus de resistência são comuns nos carros mais modernos, e não seria diferente aqui (veja na ilustração os empregados no XC60). O Q5 é o único no grupo a usar também alumínio na carroceria, o que deixou a atual geração 90 kg mais leve que a anterior, apesar das maiores dimensões (o Volvo tem alumínio na estrutura frontal e nas torres da suspensão dianteira, como mostrado em verde).

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Dianteira
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Traseira

• As suspensões não são todas iguais. Na dianteira, Volvo e Audi usam braços sobrepostos em vez do convencional sistema McPherson do Edge. O Q5 (ilustrações acima) tem ainda os braços superiores em duas partes, que compõem o conceito chamado pela marca de Five Link (cinco braços). Na traseira o esquema multibraço é comum aos três, mas o XC60 adota um peculiar feixe de molas transversal de compósito, em vez de molas helicoidais, a fim de tornar o conjunto mais compacto (na foto abaixo o conjunto do XC90, que usa a mesma plataforma).

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

• O Edge ST usa amortecedores traseiros monotubo. Nesse tipo de amortecedor o cilindro é único e dividido em duas partes, a área do fluido e a câmara de gás de alta pressão. Ele dispensa ar ou óleo na área do fluido. A câmara de gás separada cria uma área de expansão para o fluido durante a compressão. Quando o amortecedor sofre maior movimento, o pistão flutuante é empurrado para dentro da câmara de gás, o que aumenta a pressão do gás e a força de amortecimento.

Ilustrações: divulgação

 

 

Ficha técnica

Q5EdgeXC60
Motor
Posiçãotransversaltransversaltransversal
Cilindros4 em linha6 em V4 em linha
Material do bloco/cabeçoteferro fundido/ alumínioferro com grafite/ alumínioalumínio
Comando de válvulasduplo no cabeçoteduplo nos cabeçotesduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo e levantamento4, variação de tempo4, variação de tempo
Diâmetro e curso82,5 x 92,8 mm83 x 83 mm82 x 93,2 mm
Cilindrada1.984 cm³2.694 cm³1.969 cm³
Taxa de compressão9,6:110:110,3:1
Alimentaçãoinjeção direta, turbo, resfriador de arinjeção direta, 2 turbos, resfriador de arinjeção direta, turbo, compressor, resfriador de ar
Potência máxima252 cv de 5.000 a 6.000 rpm335 cv a 5.550 rpm320 cv a 5.700 rpm
Torque máximo37,7 m.kgf de 1.600 a 4.500 rpm54,5 m.kgf a 3.000 rpm40,8 m.kgf de 2.200 a 5.400 rpm
Potência específica127,0 cv/l124,4 cv/l162,5 cv/l
Motor elétrico
Potência máximaNANA87 cv a 7.000 rpm
Torque máximoNANA24,5 m.kgf a 3.000 rpm
Bateria e capacidadeNANAíon de lítio, 10,4 kWh
Potência máxima combinadaNANA407 cv a 5.700 rpm
Torque máximo combinadoNANA65,3 m.kgf de 2.200 a 5.400 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomatizada de dupla embreagem, 7automática, 8automática, 8
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.3,19 / 8 km/h4,48 / 10 km/h5,25 / 8 km/h
2ª.2,19 / 12 km/h3,15 / 14 km/h3,03 / 14 km/h
3ª.1,52 / 17 km/h2,87 / 16 km/h1,95 / 21 km/h
4ª.1,06 / 25 km/h1,84 / 24 km/h1,46 / 29 km/h
5ª.0,74 / 36 km/h1,41 / 32 km/h1,22 / 34 km/h
6ª.0,56 / 47 km/h1,00 / 45 km/h1,00 / 42 km/h
7ª.0,43 / 61 km/h0,74 / 60 km/h0,81 / 52 km/h
8ª.NA0,62 / 72 km/h0,67 / 62 km/h
Relação de diferencial5,303,163,33
Regime a 120 km/h1.950 rpm (7ª.)1.700 rpm (8ª.)1.900 rpm (8ª.)
Regime à velocidade máxima informada5.050 rpm (6ª.)4.700 rpm (6ª.)5.500 rpm (6ª.)
Traçãointegral sob demandaintegral sob demandaintegral
Freios
Dianteirosa disco ventiladoa disco ventiladoa disco ventilado
Traseirosa disco ventiladoa disco ventiladoa disco ventilado
Antitravamento (ABS)simsimsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricaelétricaelétrica
Diâmetro de giro12,0 m12,0 m11,4 m
Suspensão
Dianteiraindependente, braços sobrepostos, mola helicoidalindependente, McPherson, mola helicoidalindependente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseiraindependente, multibraço, mola helicoidalindependente, multibraço, mola helicoidalindependente, multibraço. feixe de molas transversal
Estabilizador(es)dianteiro e traseirodianteiro e traseirodianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões19 pol21 pol21 pol
Pneus235/55 R 19265/40 R 21255/40 R 21 V
Dimensões
Comprimento4,663 m4,808 m4,688 m
Largura1,893 m1,928 m1,902 m
Altura1,659 m1,736 m1,658 m
Entre-eixos2,819 m2,849 m2,865 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx)0,32ND0,32
Capacidades e peso
Tanque de combustível70 l70 l70 l
Compartimento de bagagem550 l602 l468 l
Peso em ordem de marcha1.720 kg2.116 kg2.174 kg
Relação peso-potência6,8 kg/cv6,3 kg/cv5,3 kg/cv
Garantia
Prazo2 anos sem limite de km3 anos sem limite de km2 anos sem limite de km
Carros avaliados
Ano-modelo201920192019
PneusContinental Conti Sport Contact 5Continental Cross Contact LX SportPirelli PZero Vol
Quilometragem inicial5.000 km8.000 km5.000 km
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível
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