Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Q5: tela de 7 pol com comandos no console, seletor com seis modos de condução, ar-condicionado com três zonas de ajuste e (como no Edge) assistente para estacionar

 

O Edge é o único a ter ajuste elétrico do volante, câmera dianteira com dois ângulos de visualização, carregador de celular por indução (sem fio), engate de reboque na traseira, limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos (melhor varredura no canto superior direito), partida do motor a distância, tomada de 110 volts para o banco traseiro (mas em padrão que não se usa mais no Brasil) e telas de vídeo para os passageiros de trás com fones sem fio, controle remoto e entrada HDMI.

 

 

Exclusivos do XC60 são alerta de uso de cinto para cinco pessoas com sensores de peso e nas fivelas, ambos os retrovisores externos fotocrômicos (o Edge tem o esquerdo), ar-condicionado programável (para aquecer ou resfriar a cabine em certo horário antes de se entrar) e luzes de cortesia no assoalho interno (também atrás) e nas maçanetas externas. Os difusores de ar nas colunas para os passageiros de trás, impostos pela montagem das baterias sob o console central, são mais eficazes quando o objetivo é refrigerar o ambiente, já que o ar frio deve ser direcionado para cima.

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Edge: tela de 8 pol, câmera também na frente, assistente de estacionamento, centralização na faixa, controle de distância à frente, ajuste elétrico do volante, mostradores de turbo e tração

 

Audi e Volvo têm duas travas de segurança no capô (é mais seguro e permite menores vãos em relação à carroceria, pela menor movimentação da peça em alta velocidade), freios com retenção automática em paradas e lavadores de faróis por jato d’água. Edge e Q5 vêm com assistente para estacionar e sensores de estacionamento em 360 graus (no XC60 há dianteiros e traseiros). Todos têm ainda capô sustentado por molas a gás, monitor de pressão dos pneus e teto solar panorâmico com controle elétrico.

 

A maior capacidade de bagagem é do Edge, 602 litros, seguido pelo Q5 com 550 litros; no XC60 o sistema híbrido a faz cair para 468 litros, pouco para seu porte

 

Entre os pontos melhoráveis, no Ford faltam função um-toque no controle elétrico de vidros traseiros, abertura e fechamento de vidros e teto solar a distância e rebatimento elétrico dos retrovisores (crítico em um carro tão largo); no Volvo a central de áudio não separa os arquivos por pastas; nele como no Audi, falta faixa degradê no para-brisa e o forro do teto deixa passar parte dos raios solares.

Com amplas dimensões, esses SUVs são bastante espaçosos por dentro, aptos a levar quatro adultos com muito conforto. Oferecem muito bom espaço para pernas, ombros e cabeças de quem viaja atrás, mas no Q5 e no XC60 a acomodação para três pessoas ali é prejudicada pelo formato do banco e pelo volumoso túnel no assoalho — aspectos que favorecem o Edge. O duro encosto na parte central é um inconveniente em comum.

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Volvo: tela de 9 pol com mostrador do sistema híbrido, assistente para condução semiautônoma (como no Ford), vários modos de condução (como no Audi), saídas de ar nas colunas; os três têm teto solar panorâmico

 

A maior capacidade declarada de bagagem é do Edge, 602 litros, seguido pelo Q5 com 550 litros. No XC60 o sistema híbrido a faz cair de 505 litros das outras versões para 468 litros, pouco para um carro de seu porte. O Ford adota estepe temporário, o Audi tem um temporário vazio (a ser enchido pelo compressor fornecido) e o Volvo usa apenas compressor para encher o pneu e selante para o furo — não o ideal no Brasil, com seus buracos destruidores de rodas.

 

 

As três tampas têm acionamento elétrico, que pode ser comandado também por movimento do pé sob o para-choque. A título de curiosidade, como no Q5 as lanternas sobem com a tampa, nessa condição as repetidoras do para-choque se ativam para manter as luzes de posição e de direção, como ao parar para troca de pneu.

Próxima parte

 

Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Q5
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
Edge
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300
XC60
Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Maior espaço para bagagem no Ford e menor no Volvo, mesmo sem uso de estepe neste último; todos têm acionamento elétrico da tampa e comando pelo movimento do pé

 

Equipamentos de série e opcionais

Q5EdgeXC60
Ajuste de altura dos bancos mot./pas.S/SS/SS/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas.S/SS/SS/S
Ajuste do volante em altura/distânciaS/SS/SS/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas.S/SS/SS/S
Ajuste elétrico dos retrovisoresSSS
Alarme antifurto/controle a distânciaS/SS/SS/S
AquecimentoSSS
Ar-condicionado/controle automático/zonasS/S/3S/S/2S/S/2
Bancos/volante revestidos em couroS/SS/S*S/S*
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhosS/S/NDS/S/S**S/S/S**
Caixa automática/automatizadaS/NDS/NDS/ND
Câmera traseira para manobrasSSS
Chave presencial para acesso/partidaSSS
Cintos de três pontos, todos os ocupantesSSS
Computador de bordoSSS
Conta-girosSSS
Controlador de velocidade/distânciaS/NDS/SS/S
Controle de tração/estabilidadeS/SS/SS/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras.S/SS/SS/S
Controles de áudio no volanteSSS
Direção assistidaSSS
Encosto de cabeça, todos os ocupantesSSS
Faróis com lâmpadas de xenônio/ledsS/NDND/SND/S
Faróis de neblinaSSS
Faróis/limpador de para-brisa automáticoS/SS/SS/S
Fixação Isofix para cadeira infantilSSS
Freios antitravamento (ABS)SSS
Interface Bluetooth/integração a celularS/SS/SS/S
Limpador/lavador do vidro traseiroSSS
Luz traseira de neblinaSNDS
Navegador por GPSSSS
Rádio com toca-CDs/MP3S/SS/SND/S
Repetidores laterais das luzes de direçãoSSS
Retrovisor interno fotocrômicoSSS
Rodas de alumínioSSS
Sensores de estacionamento diant./tras.S/SS/SS/S
Teto solar/comando elétricoS/SS/SS/S
Travamento central das portasSSS
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *combinado a tecido (Edge) ou camurça sintética (XC60); **também para joelhos do passageiro (Edge)
Próxima parte