Audi Q5, Ford Edge ST e Volvo XC60 T8: três vezes 300

Q5: tela de 7 pol com comandos no console, seletor com seis modos de condução, ar-condicionado com três zonas de ajuste e (como no Edge) assistente para estacionar

 

O Edge é o único a ter ajuste elétrico do volante, câmera dianteira com dois ângulos de visualização, carregador de celular por indução (sem fio), engate de reboque na traseira, limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos (melhor varredura no canto superior direito), partida do motor a distância, tomada de 110 volts para o banco traseiro (mas em padrão que não se usa mais no Brasil) e telas de vídeo para os passageiros de trás com fones sem fio, controle remoto e entrada HDMI.

 

 

Exclusivos do XC60 são alerta de uso de cinto para cinco pessoas com sensores de peso e nas fivelas, ambos os retrovisores externos fotocrômicos (o Edge tem o esquerdo), ar-condicionado programável (para aquecer ou resfriar a cabine em certo horário antes de se entrar) e luzes de cortesia no assoalho interno (também atrás) e nas maçanetas externas. Os difusores de ar nas colunas para os passageiros de trás, impostos pela montagem das baterias sob o console central, são mais eficazes quando o objetivo é refrigerar o ambiente, já que o ar frio deve ser direcionado para cima.

 

Edge: tela de 8 pol, câmera também na frente, assistente de estacionamento, centralização na faixa, controle de distância à frente, ajuste elétrico do volante, mostradores de turbo e tração

 

Audi e Volvo têm duas travas de segurança no capô (é mais seguro e permite menores vãos em relação à carroceria, pela menor movimentação da peça em alta velocidade), freios com retenção automática em paradas e lavadores de faróis por jato d’água. Edge e Q5 vêm com assistente para estacionar e sensores de estacionamento em 360 graus (no XC60 há dianteiros e traseiros). Todos têm ainda capô sustentado por molas a gás, monitor de pressão dos pneus e teto solar panorâmico com controle elétrico.

 

A maior capacidade de bagagem é do Edge, 602 litros, seguido pelo Q5 com 550 litros; no XC60 o sistema híbrido a faz cair para 468 litros, pouco para seu porte

 

Entre os pontos melhoráveis, no Ford faltam função um-toque no controle elétrico de vidros traseiros, abertura e fechamento de vidros e teto solar a distância e rebatimento elétrico dos retrovisores (crítico em um carro tão largo); no Volvo a central de áudio não separa os arquivos por pastas; nele como no Audi, falta faixa degradê no para-brisa e o forro do teto deixa passar parte dos raios solares.

Com amplas dimensões, esses SUVs são bastante espaçosos por dentro, aptos a levar quatro adultos com muito conforto. Oferecem muito bom espaço para pernas, ombros e cabeças de quem viaja atrás, mas no Q5 e no XC60 a acomodação para três pessoas ali é prejudicada pelo formato do banco e pelo volumoso túnel no assoalho — aspectos que favorecem o Edge. O duro encosto na parte central é um inconveniente em comum.

 

Volvo: tela de 9 pol com mostrador do sistema híbrido, assistente para condução semiautônoma (como no Ford), vários modos de condução (como no Audi), saídas de ar nas colunas; os três têm teto solar panorâmico

 

A maior capacidade declarada de bagagem é do Edge, 602 litros, seguido pelo Q5 com 550 litros. No XC60 o sistema híbrido a faz cair de 505 litros das outras versões para 468 litros, pouco para um carro de seu porte. O Ford adota estepe temporário, o Audi tem um temporário vazio (a ser enchido pelo compressor fornecido) e o Volvo usa apenas compressor para encher o pneu e selante para o furo — não o ideal no Brasil, com seus buracos destruidores de rodas.

 

 

As três tampas têm acionamento elétrico, que pode ser comandado também por movimento do pé sob o para-choque. A título de curiosidade, como no Q5 as lanternas sobem com a tampa, nessa condição as repetidoras do para-choque se ativam para manter as luzes de posição e de direção, como ao parar para troca de pneu.

Próxima parte

 

Q5
Edge
XC60

Maior espaço para bagagem no Ford e menor no Volvo, mesmo sem uso de estepe neste último; todos têm acionamento elétrico da tampa e comando pelo movimento do pé

 

Equipamentos de série e opcionais

Q5 Edge XC60
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S S/S S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/S S/S S/S
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/3 S/S/2 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S* S/S*
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos S/S/ND S/S/S** S/S/S**
Caixa automática/automatizada S/ND S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S S S
Chave presencial para acesso/partida S S S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S S
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador de velocidade/distância S/ND S/S S/S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S S
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds S/ND ND/S ND/S
Faróis de neblina S S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S S/S S/S
Fixação Isofix para cadeira infantil S S S
Freios antitravamento (ABS) S S S
Interface Bluetooth/integração a celular S/S S/S S/S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S
Luz traseira de neblina S ND S
Navegador por GPS S S S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S S
Retrovisor interno fotocrômico S S S
Rodas de alumínio S S S
Sensores de estacionamento diant./tras. S/S S/S S/S
Teto solar/comando elétrico S/S S/S S/S
Travamento central das portas S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *combinado a tecido (Edge) ou camurça sintética (XC60); **também para joelhos do passageiro (Edge)
Próxima parte