Jeep Compass vs. VW Tiguan: utilitário ou esportivo?

O Jeep tem menor preço básico, mas precisa de um pacote de opcionais para seu conteúdo se equivaler ao do Volkswagen e cobra caro demais pelo teto solar

 

Preços

CompassTiguan
Sem opcionaisR$ 176.990R$ 184.990
Como avaliadoR$ 195.290R$ 189.565
CompletoR$ 197.590R$ 192.180
Preços sugeridos em 23/5/19; menores preços em destaque; consulte os sites: Compass e Tiguan

 

Custo-benefício

O menor preço básico sugerido é do Compass Limited: R$ 177 mil ou R$ 8 mil a menos que o Tiguan R-Line. No entanto, o Volkswagen traz de série acionamento elétrico da tampa traseira, ajuste elétrico do banco do motorista e controlador de distância à frente, itens que no Jeep fazem parte do pacote opcional High Tech (R$ 8.700) junto de alerta de colisão frontal, assistentes de faixa e de faróis e sistema de áudio Beats. Os dois podem receber teto solar panorâmico (por R$ 4.575 no Tiguan e injustificáveis R$ 8.300 no Compass), considerado nos carros avaliados, embora nosso Limited não o tivesse. Assim equipados, o Jeep chega a R$ 195.290 e supera por R$ 5.725 o Volkswagen.

 

 

Nessa condição as diferenças de conteúdo são poucas: os assistentes citados e alerta de ponto cego a favor do Compass, câmeras de 360 graus e seletor de modos de condução no Tiguan, entre outros. Portanto, o SUV nacional custar bem mais que o importado não se justifica pelo conteúdo de conveniência e segurança — embora o motor Diesel responda por boa parte da diferença.

 

A diferença se proposta evidencia-se ao fim da comparação: motor econômico e aptidão fora de estrada no Limited; desempenho, estabilidade e mais dois lugares no R-Line

 

Vejamos como eles se saem na comparação item por item, sintetizada nas notas abaixo: o Compass vence apenas em consumo, mas perde para o Tiguan em espaço interno, porta-malas, motor, desempenho, freios, estabilidade e relação custo-benefício. O resultado indica que a Volkswagen acertou em cheio em sua proposta, ao reunir com excelência características de conforto/conveniência e de esportividade em um SUV médio. Embora tenha cumprido seu objetivo, ao oferecer certa aptidão fora de estrada e o econômico motor Diesel em um modelo bem-equipado, a Jeep deveria cobrar mais barato diante de suas limitações.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

CompassTiguan
Estilo44
Acabamento44
Posição de dirigir44
Instrumentos55
Itens de conveniência55
Espaço interno45
Porta-malas35
Motor35
Desempenho35
Consumo54
Transmissão55
Freios45
Direção44
Suspensão44
Estabilidade35
Visibilidade44
Segurança passiva55
Custo-benefício34
Média4,00 4,56 
Posição2º.1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

CompassTiguan
Envie sua opinião sobre o carro que possui